O escritor Nelson Job, conhecido pelas suas obras transaberes Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica e Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica, lança seu mais novo livro, Pulsares, na Livraria Alento, no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro. Às 19h acontece um bate-papo com Erick Felinto, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em seguida, às 19h30, tem início a sessão de autógrafos. Erick também assina o posfácio da obra.
Pulsares é uma jornada sensorial, que transcende os limites da ficção científica tradicional e adentra no universo tupiniquim. À medida em que o caos se instala e o despertar coletivo se intensifica, resta uma pergunta central: até onde a humanidade está disposta a ir para reconectar-se com seu verdadeiro (e novo) âmago? Em um mundo onde tudo está em mutação (inclusive as leis que regem a existência), a batalha contra os Darkstone é, acima de tudo, uma batalha pela liberdade de sentir, criar e existir.
Gravidade, inércia, magnetismo, conservação de energia…
O protagonista, Aion, percebe desde cedo que algo está diferente. Com o passar dos anos, desenvolve apenas com sua força parapsíquica habilidades extraordinárias: telepatia, materialização astral e a manipulação da chamada bioluz, uma energia que lhe permite se alimentar de luz, manter-se jovem e acelerar a cura do próprio corpo.
À medida em que as pulsações cósmicas se intensificam e se tornam mais frequentes, outras pessoas também começam a despertar para essas capacidades, em todo o mundo. O universo, por sua vez, entra em colapso: o tecido do espaço-tempo se distorce, pensamentos se materializam, loops temporais surgem. Em Pulsares, os personagens divagam entre diferentes hipóteses e provocam reflexões profundas sobre a natureza da realidade.
Aion, no entanto, não está sozinho. Com sua sensibilidade aguçada, ele consegue identificar e reunir outros intenseres (pessoas que também despertaram habilidades parapsíquicas), com quem forma uma espécie de aliança. Entre eles estão Mixa, uma travesti cantora de tecnobrega com uma força mental impressionante; Kyra, uma jovem de 15 anos com grande potencial; Yohan, professor da Unicamp; e ainda muitos outros, como o artista Zach, Ling, Samia e Martin. Até mesmo um fungo, chamado Mil, ganha consciência graças às pulsações e passa a colaborar na canalização de energia e conhecimento. Juntos, esse grupo improvável desbrava as novas camadas do cosmos diretamente do Brasil, China, Europa, Canadá e Estados Unidos.
Entretanto, em Pulsares, é o Brasil pulsante que brilha. Com suas novas habilidades, os intenseres mergulham no universo artístico, materializando pensamentos que se transformam em verdadeiros espetáculos visuais, como carros alegóricos monumentais na Sapucaí, inspirados nas obras da pintora e escultora Lygia Clark, dançando ao som do samba em homenagem ao genial artista plástico Hélio Oiticica, em um carnaval onde o passado e o futuro se entrelaçam. Entre esses encontros improváveis, Mixa, a cantora intenser de tecnobrega, regrava músicas do Fausto Fawcett e canta ao lado de Zeca Pagodinho.
Mas nem tudo são flores. Como Aion, existem outras pessoas que desenvolveram suas habilidades ao longo do tempo, antes mesmo das novas pulsações e que desejam controlá-las e utilizá-las para seu bel prazer: os Darkstone. Compostos por intenseres enigmáticos e ameaçadores que desejam reprimir e apagar as pulsões criativas de outrém, eles representam os bloqueios sociais, psíquicos e culturais que tentam silenciar aquilo que pulsa em cada ser.
A presença dos Darkstone provoca medo, mas também desperta resistência e união entre os novos intenseres. A luta contra eles não é apenas física — ela é também emocional e parapsíquica, exigindo dos personagens coragem, sensibilidade e conexão profunda com suas próprias intensidades e pulsações.
Prepare-se para mergulhar em um universo onde a realidade é materializada pela consciência e cada pulsar pode ser o início de uma nova era.
Nelson Job
Nelson Job
Nelson Job é escritor, psicólogo e pesquisador transdisciplinar, doutor em História das Ciências pela UFRJ. Trabalhou com o físico Luiz Pinguelli Rosa e conheceu Nise da Silveira na Casa das Palmeiras, onde foi coordenador cultural. É coeditor da revista Cosmos e Contexto com o cosmólogo Mario Novello e criador do campo dos transaberes, base conceitual de seus primeiros livros. Autor de contos, poemas e romances como Druam, do Livro na Borogodança, Cânticos Andróginos, Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica e Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica Nelson prepara o lançamento do romance Pulsares previsto para setembro de 2025. Com mais de 50 artigos publicados, Nelson Job promove cursos e grupos de estudo voltados à experimentação e ao pensamento brasileiro.
Autor do posfácio – professor Erick Felinto
Erick Felinto de Oliveira é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e coordena o Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim). Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela UERJ, com dupla titulação envolvendo a UCLA, e pós-doutor pela Universidade das Artes de Berlim (UdK), é referência nos estudos de cibercultura, imaginário, epistemologia da comunicação, cinema e novas mídias. Autor de obras como A Religião das Máquinas, A Imagem Espectral e O Explorador de Abismos (com Lúcia Santaella), Felinto tem contribuído de forma decisiva para pensar as relações entre tecnologia, filosofia e comunicação no Brasil
Para saber mais sobre Nelson Job, acesse:
nelsonjob.com.br;
Insta: @nelson_job_escritor
Facebook: nelson.job.7
Mondru Editora:
A Mondru Editora foi fundada em 2020 por Jeferson Barbosa e Juliana Matos com o objetivo de levar aos leitores uma literatura de qualidade e com conteúdo relevante. A Editora e seus autores possuem valores que orientam todo o processo de publicação dos livros. “Nos posicionamos para produzir Livros que viabilizam a construção de um saber emancipatório”, afirmam os fundadores da editora. Com seu lema “Literatura com menos formas e flores, mais fomes e fatos”, a Mondru Editora enfatiza que suas obras literárias são contemporâneas e abordam os problemas socioeconômicos da sociedade brasileira.
A editora publica literatura contemporânea brasileira em todos os gêneros, incluindo poesia, contos, novelas e romances. Além disso, a Mondru também reedita clássicos da literatura, oferecendo aos leitores uma oportunidade de conhecer obras importantes do passado. A editora se preocupa em trazer livros que ofereçam, em sua essência, uma literatura mais preocupada com os problemas sociais e as desigualdades, trazendo contextos, personagens e autores que discutam criticamente estes temas.
A Mondru Editora valoriza ainda o projeto gráfico de suas obras, criando projetos gráficos personalizados para cada livro publicado. Isso significa que a editora dedica tempo e recursos para criar uma identidade visual única para cada obra, a fim de refletir a personalidade e o conteúdo do livro de maneira adequada. A criação de projetos gráficos personalizados é uma das formas da Mondru se diferenciar do mercado literário, oferecendo aos seus leitores uma experiência de leitura única e memorável.
Serviço – Lançamento Pulsares, de Nelson Job
Onde: Livraria Alento – R. Sen. Vergueiro, 80 – Loja A – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Quando: 22 de setembro de 2025
Horário: 19h
Serviço:
Livro: Pulsares
125 páginas
Preço: R$ 64,90
Mondru Editora
www.mondru.com