Consciência Negra: MetrôRio recebe exposição “Recortes de Memória”, da artista visual Fátima Farkas

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o MetrôRio recebe, a partir desta segunda-feira (03/11), na estação Central do Brasil/Centro, a exposição “Recortes de Memória”, da artista visual Fátima Farkas, com curadoria de Vera Simões. A mostra reúne 11 obras que combinam fotografia e pintura em uma linguagem contemporânea, propondo uma reflexão sobre a memória e a representatividade de personagens negros na história do Brasil. A exposição convida o público a revisitar a história e refletir sobre as vozes e narrativas que ajudaram a moldar o país.

A mostra apresenta figuras históricas e contemporâneas que marcaram a luta e a resistência negra, como João Cândido Felisberto (o Almirante Negro), Benedito Meia Légua, Rainha Nzinga e o arquiteto Diébédo Francis Kéré, entre outros personagens. As obras, trabalhadas com cor e corte fotográfico, exploram o contraste entre luz e sombra, presente nas camadas simbólicas da memória e da ancestralidade.

A iniciativa da artista propõe dar visibilidade à trajetória de personalidades negras históricas que tiveram suas histórias apagadas e de destacar seus feitos, que transformam a narrativa do apagamento desde o período da escravização no Brasil até os dias atuais.

Fátima Farkas iniciou sua trajetória no design e, posteriormente, nas artes visuais. A artista desenvolve trabalhos que dialogam com questões étnicas e culturais brasileiras, especialmente ligadas ao Recôncavo Baiano. Entre suas criações recentes está a exposição “Será o Benedito”, exibida no Instituto dos Pretos Novos (IPN), no Rio de Janeiro, durante as celebrações dos 19 anos do instituto e dos 250 anos do sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos.
As obras da exposição “Recortes de Memória” podem ser vistas até o dia 30 de novembro, na estação Central do Brasil/Centro, no corredor de acesso B (Terminal Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Serviço
Exposição “Recortes de Memória” no MetrôRio
Local: estação Central do Brasil/Centro, no corredor de acesso B (Terminal Rodoviário)
Data: até o dia 30 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
Artista visual: Fátima Farkas
Curadoria: Vera Simões

Related posts

Coletivo Zagut do Fashion Mall recebe exposição “Cidade Maravilhosa 2026”

Aruane Garzedin apresenta exposição individual no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

”Cartografia Pictórica da Memória” ocupa o Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João