Consciência Negra: MetrôRio recebe exposição “Recortes de Memória”, da artista visual Fátima Farkas

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o MetrôRio recebe, a partir desta segunda-feira (03/11), na estação Central do Brasil/Centro, a exposição “Recortes de Memória”, da artista visual Fátima Farkas, com curadoria de Vera Simões. A mostra reúne 11 obras que combinam fotografia e pintura em uma linguagem contemporânea, propondo uma reflexão sobre a memória e a representatividade de personagens negros na história do Brasil. A exposição convida o público a revisitar a história e refletir sobre as vozes e narrativas que ajudaram a moldar o país.

A mostra apresenta figuras históricas e contemporâneas que marcaram a luta e a resistência negra, como João Cândido Felisberto (o Almirante Negro), Benedito Meia Légua, Rainha Nzinga e o arquiteto Diébédo Francis Kéré, entre outros personagens. As obras, trabalhadas com cor e corte fotográfico, exploram o contraste entre luz e sombra, presente nas camadas simbólicas da memória e da ancestralidade.

A iniciativa da artista propõe dar visibilidade à trajetória de personalidades negras históricas que tiveram suas histórias apagadas e de destacar seus feitos, que transformam a narrativa do apagamento desde o período da escravização no Brasil até os dias atuais.

Fátima Farkas iniciou sua trajetória no design e, posteriormente, nas artes visuais. A artista desenvolve trabalhos que dialogam com questões étnicas e culturais brasileiras, especialmente ligadas ao Recôncavo Baiano. Entre suas criações recentes está a exposição “Será o Benedito”, exibida no Instituto dos Pretos Novos (IPN), no Rio de Janeiro, durante as celebrações dos 19 anos do instituto e dos 250 anos do sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos.
As obras da exposição “Recortes de Memória” podem ser vistas até o dia 30 de novembro, na estação Central do Brasil/Centro, no corredor de acesso B (Terminal Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Serviço
Exposição “Recortes de Memória” no MetrôRio
Local: estação Central do Brasil/Centro, no corredor de acesso B (Terminal Rodoviário)
Data: até o dia 30 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
Artista visual: Fátima Farkas
Curadoria: Vera Simões

Related posts

Niterói celebra o Novembro Negro com exposição no Centro Cultural dos Correios

Da censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça expõe obras na Argentina

Mostra “Caos In Itinere” marca a estreia do artista plástico Gerson Fogaça na Argentina