Início » CRAB prorroga mostras de artesanato do Rio Grande do Norte e Minas Gerais

CRAB prorroga mostras de artesanato do Rio Grande do Norte e Minas Gerais

por Redação
Bordado de Caicó

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) voltou a funcionar em seu horário normal para visitação _ de terça a sábado, das 10h às 17h _ e prorrogou até o dia 30 de abril as duas mostras de seu projeto Ocupações, com o artesanato típico da região de Caicó, no Rio Grande do Norte, e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais (MG).

Mostra Bordados de Caicó, que o Sebrae do Rio Grande do Norte organizou em parceria com o CRAB, ocupa o térreo. Em duas salas, estão expostas mais de 200 peças bordadas, objetos e referências culturais sobre o universo do bordado de Caicó, que vem sendo passado de mãe para filha desde meados do século 19. Sua origem remonta à chegada de famílias vindas da Ilha da Madeira, em Portugal, para o Rio Grande do Norte. O bordado de Caicó adquiriu feições locais e atualmente se caracteriza por ser produzido em máquinas de costura de pedal. Raramente é feito à mão. As artesãs só podem utilizar 12 pontos: ponto cheio, richelieu, matiz, costurado, rococó à mão, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo e granito. É definido geograficamente por ser praticado em 12 cidades da região do Seridó do Rio Grande do Norte: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco.

A mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar, organizada pelo Sebrae de Minas Gerais também em parceria com o CRAB, reúne peças em cerâmica de 130 artesãs mineiras do Vale do Jequitinhonha. Entre os produtos em exposição na mostra, destaque para as tradicionais bonecas em cerâmica. Nas vitrines do CRAB também há peças decorativas e utilitários domésticos feitos por artesãs das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).

Todos os protocolos de segurança sanitária exigidos pelos órgãos públicos são adotados nas instalações do CRAB, como medição de temperatura, distanciamento social, álcool gel nos espaços de circulação e apresentação do documento de vacinação contra Covid-19. O uso obrigatório de máscara foi abolido, conforme novo decreto municipal editado dia 7/3. O público poderá adquirir algumas peças do artesanato retratado nas mostras na Vitrine CRAB no térreo.

MOSTRA BORDADOS DE CAICÓ – 12 PONTOS, TRADIÇÃO, BELEZA E ARTE

No dia 7 de dezembro, a exposição foi aberta ao público. Peças bordadas de Caicó estão sendo comercializadas no Espaço Vitrine CRAB.

Serviço

Exposição Gratuita Bordado de Caicó

12 pontos, tradição, beleza e arte

Data

Terça a sábado, das 10h às 17h

Local

CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Praça Tiradentes, 69, Centro, Rio de Janeiro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via