Em homenagem aos 75 anos da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria (CCIE), o monumento ao Cristo Redentor será iluminado com as cores das bandeiras da Itália e do Brasil nessa segunda-feira, 8 de dezembro, das 20h às 21h. A escolha do monumento, símbolo máximo do Rio de Janeiro, reforça tanto a identificação da cidade com a Câmara quanto a conexão histórica entre os dois povos, marcada pela tradição católica. A data, também, celebra a Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, padroeira da Itália.
A ação é resultado de uma parceria entre a CCIE e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Essa relação próxima se consolidou ao longo de anos de apoio a projetos sociais e iniciativas de impacto para a cidade. A homenagem busca transmitir uma mensagem de união, paz e gratidão pelos 75 anos de acolhimento da comunidade italiana no Rio. No dia seguinte, 9 de dezembro, às 17h, será realizada uma Missa em Ação de Graças no Santuário Cristo Redentor, reforçando o espírito de celebração entre as duas nações. Tradicionalmente, todos os anos o Cristo Redentor também é iluminado no dia 2 de junho, aniversário da República Italiana, em parceria com o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.
As celebrações seguem com uma festa no Polo Cultural ITALIANORIO e na Praça Itália, também no dia 8. Em 2026, a programação comemorativa continua com a realização do Prêmio ItaliaNoRio, marcado para 26 de fevereiro, em alusão ao Dia do Imigrante, celebrado em 21 de fevereiro.
“Todas essas celebrações — no Cristo Redentor e nos polos culturais — têm como propósito fortalecer os laços entre Brasil e Itália. A expectativa é que esses eventos evidenciem a alegria dos dois povos e sirvam de ponto de partida para novas conexões entre diversos setores da Cidade Maravilhosa”, destaca Renata Novotny, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria-RJ.
Fortalecimento entre as nações
Em 2026, a Câmara promove novas iniciativas por meio do programa Made In Italy. Além do Prêmio ItaliaNoRio, haverá, em 14 de março, uma festa em homenagem à cantora Teresa Cristina. As relações ítalo-brasileiras também se ampliam com a “Missão Para Milão”, que leva arquitetos e designers ao Salão do Móvel, uma das principais feiras internacionais do setor.
O calendário de 2026 inclui ainda novas edições do Buondì CEO!, encontro que reúne executivos de grandes empresas italianas no Brasil para debater liderança, inovação e sustentabilidade — iniciativa que ganhou força após o sucesso das edições de 2025.
Trajetória em 75 anos
Criada no pós-guerra com a missão de aproximar Brasil e Itália, a CCIE se consolidou como uma ponte estratégica entre os dois países. Ao longo dessas sete décadas e meia, a instituição impulsionou missões empresariais, promoveu setores industriais relevantes e contribuiu para que empresas italianas encontrassem no Brasil um ambiente fértil para investir, produzir e crescer.
A trajetória da Câmara também se destaca pela atuação diversa e integrada. A instituição reúne empresas, governos, universidades e sociedade civil em iniciativas que fortalecem o diálogo bilateral — por meio de seminários, encontros e, mais recentemente, ações do Made In Italy Contemporâneo, alinhadas às práticas ESG e às demandas de uma economia moderna e sustentável.