Cristo Redentor recebe iluminação roxa para conscientizar sobre a fibrose cística

Para celebrar o Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística, também conhecido como Setembro Roxo, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado na cor que faz alusão à campanha, no próximo dia 2 de setembro, às 19h. Será a primeira vez que o monumento carioca, considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro, receberá o tom especial para o Setembro Roxo.

A iniciativa do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, referência nacional sobre o assunto, visa conscientizar sobre a fibrose cística, doença genética, rara e ainda sem cura conhecida, resultado da disfunção de uma proteína que faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação. O muco espesso desencadeia alterações nos sistemas respiratório, digestivo e reprodutor.

Além disso, a campanha chama a atenção para as ações que podem ser realizadas para defender e garantir os direitos das pessoas com fibrose cística, os familiares e todo o ecossistema envolvido, bem como um maior acesso dessa parcela da população ao diagnóstico precoce (estima-se que um a cada 10 mil nascidos vivos tenham a doença) e ao tratamento que garante melhor qualidade de vida.

Com o mote “Nossa Luta tem muitos nomes”, a campanha tem, na programação, iluminações de pontos turísticos, prédios e monumentos públicos nas principais capitais do país, material informativo sobre os direitos das pessoas com fibrose cística, criação de página especial na internet para conscientizar o público leigo sobre a doença, além de mobilização nas mídias sociais.

Sobre o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística

O Instituto Unidos pela Vida foi fundado em 2011 pela psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos. A missão do Unidos pela Vida é defender que pessoas com fibrose cística no Brasil tenham conhecimento sobre saúde e direitos, equidade no acesso ao diagnóstico precoce e aos melhores tratamentos, contribuindo para melhora na qualidade de vida. Em 2021, pelo quarto ano consecutivo, o Instituto foi eleito entre as 10 Melhores ONGs de Pequeno Porte do Brasil pelo Instituto Doar, da Rede Filantropia, e pelo O Mundo que Queremos.

Saiba mais sobre a iniciativa: Link

SERVIÇO:

Iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor roxa pelo Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística
Data: 2 de setembro de 2022
Horário: 19h

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio