Cultura abre inscrições para curso gratuito de teatro em Niterói

Foto: Daniel Janssens

Com o objetivo de democratizar o acesso à arte na cidade, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), abre inscrições para a quinta edição do curso gratuito de teatro “O Épico em Nós”. Os interessados podem se inscrever de 11 a 26 de março. Com aulas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o curso receberá 150 novos alunos e oferecerá 50 bolsas de R$ 300 mensais para candidatos de baixa renda, incentivando a permanência e o desenvolvimento artístico.

Poderão participar pessoas com ou sem experiência anterior, interessadas em conhecer e/ou desenvolver a linguagem teatral, que tenham mais de 18 anos. Ao final do curso, o projeto prevê a produção e apresentação de uma peça teatral e a concessão de certificados.

O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, destaca a importância da iniciativa na garantia do direito à cultura: “Nosso compromisso é resguardar que as ações culturais tenham continuidade. O teatro impulsiona o setor criativo da cidade e fortalece toda a cadeia produtiva da cultura. O ‘Épico em Nós’ já atendeu mais de 350 alunos-artistas ao longo dessas cinco edições, consolidando Niterói como referência na área e levando sua arte para o mundo”.

O curso busca aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre o Teatro Épico, abordando sua sistematização e importância na formação artística. Além disso, facilita a imersão de atrizes e atores da periferia no mercado de trabalho, contribuindo para a descentralização das oportunidades. Os alunos selecionados participarão de todas as etapas da construção de um espetáculo teatral.

“O contato com a linguagem teatral tem potencial transformador na vida de qualquer pessoa. Possibilitar que jovens, adultos e idosos vivenciem essa experiências através dos estudos de Brecht, Piscator, Zé Celso e Boal contribuirá para o enriquecimento cultural e social dos alunos que, em sua maioria, vem das áreas periféricas de nossa cidade”, destaca Fabio Fortes, um dos idealizadores do projeto.

Já a diretora do Teatro Popular Oscar Niemeyer, Dárdana Rangel, ressaltou a importância do projeto para o espaço e para a cena cultural da cidade: “Nós, do Teatro Popular, compreendemos a urgência e o poder transformador que esse projeto carrega em sua base filosófica e social. Ver o palco do Teatro ocupado pelos integrantes do Épico, com toda sua força, poesia, diversidade e potência, é reafirmar, de maneira definitiva, a função primordial deste equipamento cultural para todas as pessoas.”

As inscrições podem ser feitas até 26 de março, de forma online e gratuita. As aulas serão realizadas no Teatro Popular Oscar Niemeyer (TPON), às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30, com duração de sete meses. A aula inaugural está marcada para o dia 31 de março. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail tepiconit@gmail.com. Para se inscrever, acesse:  https://encurtador.com.br/f5tHR

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia