Capim Santo

Curso de gastronomia vai capacitar moradores da comunidade da Rocinha

Alunos terão aulas sobre gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável

por Redação

O Instituto Capim Santo divulgou, nesta quinta-feira (24), a lista dos aprovados para a nova turma do projeto Cozinha do Amanhã. As aulas acontecerão na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR), a partir do dia 11/03. O curso conta com parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e vai capacitar 20 moradores da comunidade neste ciclo.

“Gastronomia é economia criativa e gera empregos. E esta parceria visa oferecer capacitação e impacta positivamente a comunidade da Rocinha, gerando oportunidade e empoderamento aos alunos”, ressaltou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O Cozinha do Amanhã conta com quatro meses de duração de curso, 200 horas/aula, duas vezes por semana, quatro horas por dia, com aulas práticas e teóricas. Nas práticas, serão abordados temas sobre o preparo e técnica para: pães, massas, petiscos, aves, carnes, entre outros. As teóricas serão sobre: história da gastronomia, boas práticas e nutrição.

“O nosso curso se baseia em três pilares: gastronomia brasileira, técnicas internacionais e cozinha sustentável. Dessa forma, o Cozinha do Amanhã oferece às pessoas em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de geração de emprego e renda”, explicou Luccio Oliveira, presidente do Instituto.

No final do curso, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na própria cozinha-escola, onde os alunos terão o desafio de realizar o seu próprio trabalho de conclusão. Todos os formandos serão diplomados em uma celebração para fechar o calendário.

A iniciativa está sendo realizada por meio de acordo técnico firmado em setembro de 2021, entre a Sececrj e a Instituição Capim Santo, por intermédio da Superintendência de Leitura e Conhecimento.

Sobre o Instituto Capim Santo

Oficializado em 2012, o Instituto Capim Santo (ICS) foi fundado pela Chefe de Cozinha, Morena Leite, em 2009. Desde essa época o ICS proporciona para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, uma formação profissional de excelência na área da gastronomia.

Além da capacitação profissionalizante, o Capim Santo ainda oferece aos jovens da comunidade noções de empregabilidade e desenvolvimento humano.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via