O projeto Dança e Tecnologia – Novas Formas de Mover está com inscrições abertas para a seleção de cinco bailarinos que participarão da pesquisa, criação e apresentação de um espetáculo inédito, que une expressões artísticas periféricas às novas tecnologias. A iniciativa é uma realização da Graviola Produções e foi aprovada pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro.
As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online, disponível no link oficial, entre os dias 25/03 e 25/04. O regulamento está disponível no site da Graviola Produções. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e experiência em danças periféricas e populares, como samba, funk, passinho e danças urbanas. Os interessados devem enviar um vídeo de apresentação (de 1 a 3 minutos), uma carta de intenção explicando seu interesse na temática do espetáculo e uma cópia do documento de identidade.
A seleção ocorrerá em duas etapas: análise documental e audiovisual, seguida de uma audição presencial, onde serão avaliadas habilidades técnicas, presença cênica e capacidade de experimentação com elementos tecnológicos.
Os bailarinos selecionados participarão de oficinas de pesquisa e desenvolvimento coreográfico durante o mês de maio e de ensaios regulares no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. As apresentações do espetáculo acontecerão em junho nos bairros da Tijuca, Centro (Gamboa), Gávea e Santa Cruz.
O projeto conta com a direção artística de Julio Lopes, profissional com vasta experiência na área. O diretor atuou como intérprete criador na Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch sob direção de Rosane Campello e atuou como preparador físico, ensaiador e assistente de direção. Integrante da Cia desde sua origem em 1999 até o ano de 2021, atuou em todos os espetáculos nas turnês nacionais e internacionais. Participou junto à companhia do II Festival de Danza Patricia Aulestia em Matehuala, San Luis Potosí, no México.
E também conta com a curadoria artística de Giulia Fiorani, produtora cultural e licenciada em dança pela UFRJ, intérprete-criadora por 12 anos na Companhia de Atores Bailarinos Adolpho, com vasta experiência em pesquisa, criação e produção em dança.
Para mais informações:
Graviola Produções: https://graviolaproducoes.com.
Instagram: https://www.instagram.com/
Email: giulia@
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/