Comer no Porto ou no Norte de Portugal é uma experiência ímpar. As refeições são longas e a mesa é sinônimo de cultura, partilha e hospitalidade. Esta culinária é carregada de personalidade e intensidade e reúne uma série de receitas que atravessam gerações e continuam a afirmar esta região como referência incontornável da gastronomia portuguesa. Não à toa, todos os anos muitos brasileiros fazem questão de visitar esse pedaço do país europeu justamente para provar as suas delícias.
Pensando nisso, a rede de hotéis Vila Galé, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a TAP Air Portugal, irá promover entre os dias 5 e 8 de novembro o Festival Gastronômico do Porto e Norte de Portugal. Comandando pelos chefs portugueses Francisco Ferreira e Tiago Lamego, do Vila Galé Collection Braga, o evento ocorre no almoço no Vila Galé Rio de Janeiro e promete oferecer aos hóspedes e ao público externo uma experiência genuinamente lusitana.
O Bacalhau à Gomes de Sá será um dos destaques do bufê do Festival Gastronômico do Porto e Norte de Portugal. O prato foi criado no século XIX pelo comerciante de bacalhau do Porto José Luís Gomes de Sá Júnior. Foi dele a ideia de juntar lascas de bacalhau e rodelas de batata, criando essa iguaria que se tornou um dos símbolos, não apenas da região, mas de toda a gastronomia portuguesa.
“A receita original foi guardada em segredo por Gomes de Sá Júnior por muito tempo. Porém, anos mais tarde, o comerciante finalmente decidiu compartilhá-la com seu amigo João, cozinheiro do Lisbonense, um tradicional restaurante que existe até hoje. O chef aceitou a responsabilidade e essa iguaria se espalhou por Portugal e pelo mundo”, conta Francisco Ferreira, chef executivo da Vila Galé.
A história da Bola do Douro – ou Bola de Lamego – também remonta ao século XIX. A iguaria foi criada para ser servida na festa da proclamação de D. Afonso Henriques, como uma forma rápida de alimentar as muitas pessoas que a cidade de Lamego recebeu. A versão original do prato leva frango, carne de porco, presunto e paio, resultando em um prato delicioso.
E não podemos deixar os doces de lado. Também conhecidos como Mexidos, os Formigos são uma sobremesa natalina que tem origem romana, mas que foi amplamente difundida nas regiões de Trás-os-Montes e Minho. A receita é composta por xarope de açúcar, fatias de pão ou pão de ló, amêndoas, corintos, ovos, vinho do Porto e canela.
“Este era um doce das famílias humildes portuguesas destas regiões, que, mesmo diante das adversidades, conseguiam reunir um pouco de pão duro, o mel das abelhas, os ovos das galinhas que criavam e a casca de um limão. Já as famílias com mais posses tinham condições de adicionar ao preparado frutos secos e vinho do Porto. Tradicionalmente, os Formigos são servidos frios, sendo por isso feitos dois ou três dias antes de serem servidos”, finaliza o chef.
Serviço – Festival Gastronômico do Porto e Norte de Portugal
Data: 05 a 08 de novembro de 2025
Horário: 12h30 às 15h
Valor: R$ 140 + 10% (bebidas não inclusas)
Endereço: Vila Galé Rio de Janeiro – Rua Riachuelo, 124 – Centro – Rio de Janeiro
Outras informações: (21) 99002-9957 | [email protected]
Garanta seu almoço com antecedência no Sympla
