“De Dentro Aflora”: exposição gratuita estreia dia 10 de julho no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Foto: Felipe Diniz

Despertar, por meio da poética e das emoções exteriorizadas, uma relação profunda entre expositores e visitantes. Essa é a premissa da mostra gratuita “De Dentro Aflora” que reúne 13 nomes das artes plásticas de diversas regiões do Brasil, entre nomes que despontam no cenário artístico contemporâneo e outros já consolidados na cena das artes visuais, com trajetórias marcadas por múltiplas identidades, gerações, origens, gêneros, raças, classes e técnicas. A partir de quinta-feira, 10 de julho, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, abre para visitação de quarta a domingo, das 16h às 21h, até 14 de setembro.

Serão apresentadas pinturas que revelam sentimentos profundos relacionados às vivências pessoais, memórias ancestrais, espiritualidades, afetos e resistências. A mostra é assinada pelo produtor cultural Marco André Tosatth, da Ponte Cultural, responsável por importantes projetos de arte urbana e contemporânea no país.

Participam da mostra nomes como Ananda Nahu (BA), conhecida por obras multiculturais e cromáticas; Matheus Ribs (RJ), que as telas evocam um reencantamento afro-diaspórico da realidade; Ian Salamente (RJ), artista visual cuja produção é inspirada nos símbolos urbanos que permeiam a cultura brasileira e latino-americana; e Gugie Cavalcanti (DF), que une maternidade, vida e arte em suas pinturas e performances.

Também integram a exposição artistas como Luna Bastos (PI), Carla Duncan (PA), Manu Gomez (RJ), Thaís Iroko (RJ), Marcos Cacimba (PB), Luiz Pasqualini (SP), Jeff Alan (PE), e Cazé (RJ). Com diferentes técnicas, cada um compartilha, em sua linguagem, experiências que partem do interior para ganhar forma e sentido.

Ponte Cultural

A Ponte Cultural surgiu em 2018 com foco em projetos especiais, realizando curadoria e agenciamento artístico, planejamento de projeto e produção cultural. Desde então, já trabalhou em parceria com mais de 100 artistas e personagens da cultura urbana brasileira e desenvolveu projetos para grandes empresas, festivais e campeonatos esportivos, estabelecendo uma ponte importante entre o mercado e a arte urbana e contemporânea.

Entre os projetos mais recentes estão a curadoria e produção das exposições “Sobrevivida”, da artista Mariê Balbinot, a produção artística do projeto “Cores do Brasil”, que levou arte urbana para os muros da Av. Brasil e 18 estações do BRT, e a recente participação no edital internacional, “Rio Colômbia” realizado pela SECEC, que levou o artista Bruno Lyfe para  executar um painel artístico em Bogotá.

Entre os principais clientes estão a rede hoteleira internacional Selina, com curadoria visual de 10 unidades: 2 no Rio de Janeiro, 1 em Paraty, 2 em São Paulo e 1 em Florianópolis além de Bonito e Foz do Iguaçu; BR MALLS; Shopping Rio Sul; Vans Brasil; Amstel e o consulado da Alemanha no Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição De Dentro Aflora
Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro
Período de visitação:
De 10 de julho até 14 de setembro de 2025
Quarta a domingo, das 16h às 21h
Entrada gratuita

Related posts

Exposição gratuita “Amor Ódio” chega ao espaço MT Projetos de Arte com obras do jovem artista consagrado internacionalmente Jota

Exposição “Transformai as velhas formas do viver” chega à Casa Museu Eva Klabin nesta quarta-feira

Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro começa nesse domingo, 07/09