De filho para pai: vinho Benildo Perini, homenagem ao fundador da Casa Perini, chega ao Rio de Janeiro

Foto: Porthus Junior
Foto: Porthus Junior

Com mais de 50 safras produzidas, os filhos do fundador da Casa Perini decidiram homenagear o pai com a criação do Benildo Perini. O corte das melhores safras dá origem a um vinho intenso e profundo, para combinar com o homenageado. O lançamento do novo ícone está previsto para chegar à capital carioca no mês de fevereiro deste ano.  Um de seus pontos de venda é o Empório Gourmet, localizado na Cadeg (RJ), e pelo seu e-commerce, com o preço sugerido de R$ 290,00.

Segundo o fundador da empresa, “a iniciativa do vinho com o meu nome, Benildo Perini, surgiu dos meus filhos Franco e Pablo, quando me disseram que a intenção era uma homenagem após 51 safras que conseguimos produzir o melhor vinho da história”. Perini ainda lembrou que a bebida é um corte de safras, não uma safra única; daí o termo vintage blend.

Os cachos são escolhidos manualmente no Vale Trentino em Farroupilha/RS, com fermentação de leveduras selecionadas e vinificação em tanques rotativos. Segundo o sommelier, Pablo Perini, “a harmonia entre as safras de 2014, 2018 e a emblemática 2020 proporciona complexidade ao vinho, que pode ser apreciado em camadas”. O vinho possui cor rubi-granada intensa, aromas de frutos secos e especiarias, além de paladar estruturado com final longo”. Para harmonização, o sommelier recomenda pratos intensos e ricos em nuances, tais como carnes vermelhas ou de caças braseadas ou ao forno; massas ou risotos com molhos como cogumelos, bacon e fiambres curados além de queijos maturados com charcutaria fina.

Franco Perini, presidente do conselho administrativo e primogênito do fundador da vinícola, diz ser uma honra batizar o vinho com o nome de seu pai: “A ideia foi conceber um vinho marcante, imponente, único ao seu modo e acolhedor ao mesmo tempo; o que traduz a personalidade do nosso pai. Para representar sua figura, forjamos uma medalha em metal com o perfil dele usando seu característico chapéu, que é aplicada em cada uma das garrafas enumeradas. É uma forma de agradecer por toda sua dedicação e pelo legado sob o qual nos honramos em seguir trabalhando”, afirma.

Aliando tradição e inovação, a Casa Perini é reconhecida como uma das mais renomadas no meio. Em junho de 2022, dois produtos da vinícola foram escolhidos para ostentarem a medalha de ouro do concurso Brazil Wine Challenge 2022, organizado pela Associação Brasileira de Enologia, com chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Além disso, o vinho Chardonnay está na lista dos 16 melhores da safra de 2022. Isso porque a bebida entrou na seleção da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), se destacando na categoria Branco Fino Seco Não Aromático.