De Flávio Marinho, Não me entrego, não!, peça que celebra a trajetória de Othon Bastos, é publicada em livro pela Cobogó

No Rio, o lançamento do livro será na livraria Janela do Shopping da Gávea, em 19 de fevereiro, às 19h

por Redação
Não me entrego, não!

Chega às livrarias pela editora Cobogó Não me entrego, não!, livro com o texto da peça de Flávio Marinho que celebra a trajetória do ator Othon Bastos. O lançamento no Rio de Janeiro acontece em 19 de fevereiro, às 19h, na livraria Janela, no Shopping da Gávea — o mesmo endereço do teatro Vanucci, onde o espetáculo já foi visto por dezenas de milhares de espectadores. A publicação marca o encerramento da temporada de sucesso, em cartaz até 23 de fevereiro.

Aos 91 anos de vida e com mais de 70 anos de carreira, Othon Bastos é um dos maiores atores brasileiros. Atuou em grandes clássicos do teatro, do cinema e da televisão, marcando gerações de espectadores e tornando-se uma referência na cultura do país. Em Não me entrego, não!, através de seus relatos, somos transportados para os bastidores de produções como Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de Glauber Rocha, e Um grito parado no ar, peça de Gianfrancesco Guarnieri. Em cena, também está uma Memória corporificada, que dialoga com o artista e completa lacunas. Com uma ampla gama de referências, o texto propõe reflexões sobre a sua rica trajetória, abordando aspectos do trabalho, amor, teatro, cinema e política.

Não me entrego, não! é uma jornada divertida e emocionante por alguns dos momentos mais importantes das artes brasileiras, através de um de seus protagonistas. Com a peça, Othon Bastos foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator. O espetáculo também concorre ao prêmio APTR em cinco categorias: dramaturgia e direção (Flávio Marinho), ator protagonista (Othon Bastos), espetáculo e produção não-musical.

Trechos

“OTHON:

Artista, o teu nome já nasce na lista dos que vão sangrar de paixão e dor. É marca, é sina, não tem remissão. Vai cumprir missão até se esvair com o teu sinal da cruz, tua dor de raiz. Criar é mais importante que ser feliz.”

“OTHON:
[imitando Glauber Rocha] “Othon, vem comigo, preciso de você para fazer meu filme.” Expliquei a ele que não podia, que tava ensaiando uma peça. “Eu compro o teu passe!” Como assim? E fomos pro teatro. Não é que ele convenceu a produção de me ceder para o filme por 2 semanas por cem mil cruzeiros? [para Memória] Memória, quanto vale cem mil cruzeiros hoje em dia?

MEMÓRIA:
36 reais e 45 centavos.

OTHON:

E lá fui eu pro fim do mundo fazer Deus e o Diabo na terra do sol por R$ 36,45.”

O artista

Othon Bastos é um dos mais importantes atores brasileiros. Nascido em 1933, em Tucano, na Bahia, atuou em clássicos do cinema, como Sol sobre a lama, de Alex Viany, O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, Deus e o Diabo na terra do sol O dragão da maldade contra o santo guerreiro, ambos de Glauber Rocha, Capitu, de Paulo César Saraceni, Os deuses e os mortos, de Ruy Guerra, São Bernardo, de Leon Hirszman, Bicho de sete cabeças, de Laís Bodanzky, Central do Brasil, de Walter Salles Jr. ou O paciente, de Sérgio Rezende. Com formação teatral, iniciou sua carreira no Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno, estudou teatro na Weber Douglas School, em Londres, e participou da escola de teatro da Universidade Federal da Bahia. Fez os quatro mais importantes espetáculos dirigidos por José Celso Martinez Correa — Os pequenos burgueses, de Máximo Gorki, O rei da vela, de Oswald de Andrade, e duas de Bertolt Brecht, Galileu Galilei Na selva das cidades —, e durante 15 anos esteve à frente da Othon Bastos Produções Artísticas, companhia fundada por ele e por sua mulher, Marta Overbeck, produzindo espetáculos como Castro Alves pede passagemUm grito parado no arCaminho de voltaPonto de partidaMurro em ponta de faca Dueto para um só. Na televisão, participou de oitenta telenovelas. É uma grande referência na história da cultura brasileira.

O autor

Flavio Marinho é escritor, dramaturgo, tradutor e diretor com mais de 90 espetáculos no currículo — entre peças, musicais e shows. Escreveu peças como Judy: O arco-íris é aqui — pela qual recebeu prêmios como o APTR de Melhor Autor e o É Sobre Musicais de Melhor Texto e Melhor Espetáculo —, Cauby! Cauby! Uma lembrança! e Se eu fosse você — O musical, entre outros. Também para o teatro traduziu peças como O manifesto, de Brian Clark, Na sauna, de Nell Dunn e A rosa tatuada, de Tennessee Williams. Tem inúmeros livros publicados, dentre eles Abalou Bangu (2003) , Cauby! Cauby! (2007), vingança do espelho – A história de Zezé Macedo (2012) e Judy: O arco-íris é aqui (2022). Foi redator e colaborador em programas de TV como Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total e escreveu roteiros de shows como Roberto Carlos Especial 94. Durante 14 anos, atuou como crítico teatral em veículos de imprensa como O GloboJornal do BrasilÚltima HoraTribuna da ImprensaVogue e Elle, entre outros. Por Não me entrego, não! Marinho recebeu o troféu de Melhor Autor no prêmio FITA de teatro em 2024.

A coleção

A Coleção Dramaturgia publica, desde 2012, textos de dramaturgos da cena teatral brasileira e internacional. Os livros colaboram com o debate e a construção da memória do teatro do nosso tempo, marcando um novo registro do cenário da dramaturgia contemporânea. Em 2015, a Cobogó lançou ainda a Coleção Dramaturgia Espanhola, mais tarde a Coleção Dramaturgia Francesa (2019) e a Coleção Dramaturgia Holandesa (2022). A Coleção Dramaturgia possui mais de 100 títulos publicados, diversas peças premiadas, de mais de 70 importantes autores teatrais.

  • Autor: Flávio Marinho
  • Idioma: Português
  • Número de páginas: 64
  • Editora: Cobogó
  • ISBN:  978-65-5691-160-1
  • Capa: Gamba Júnior
  • Encadernação: Brochura
  • Formato: 13×19 cm
  • Ano de publicação: 2025
  • Preço: R$ 52,00
  • CDD: 927.92028092

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend