De galã de Malhação a político em Arcanjo Renegado, Alex Gomes celebra retorno à TV

O ator, que estará na quinta temporada da série do Globoplay ao lado de Rita Guedes e Stepan Nercessian, reflete sobre a força da representatividade: “Hoje tento não ser mais um negro com uma arma na mão em qualquer produto”

por Redação
Alex Gomes

Até hoje reconhecido por interpretar o TDB em Malhação (2004), o ator Alex Gomes retoma a carreira artística após um breve hiato para cuidar da gestão da Rio Prime, empresa de transporte de luxo que marcou sua entrada no empreendedorismo. Escalado para a 5ª temporada da série Arcanjo Renegado, do Globoplay,  criada por José Junior, ele interpreta Alfredo Frazão, um político convidado a ser vice-governador na chapa de Manuela (Rita Guedes).

No set de filmagem, ele teve a oportunidade de reencontrar velhos amigos, como o produtor de elenco Raoni Seixas, que o convidou a fazer um teste para a produção.

“Estou muito feliz em estar com a Rita Guedes, o Stepan Nercessian — um monstro sagrado na atuação — e tantos outros. São pessoas que eu admiro há muitos anos. Fui muito bem recebido por uma equipe acolhedora. Estava com saudades dessa movimentação de câmeras, de tanta gente trabalhando junta. Voltei para a arte porque eu nunca saí dela, na verdade. Eu amo atuar, amo dar vida a outros personagens”, entusiasma-se.

Durante o processo de composição de Alfredo, Alex estudou o comportamento de alguns políticos para dar mais veracidade às suas cenas. Paralelamente, o elenco também contou com a ajuda de um consultor em algumas gravações, que acompanhou de perto, por exemplo, a realização de uma sequência de um debate eleitoral como parte da proposta de retratar esse universo de maneira realista.

Fascinado por papéis que lhe dão a chance de explorar os conflitos humanos, Alex também está no elenco da peça Zero Grau. Ambientado na década de 1980, com figurinos e cenários que remetem àquela época, o espetáculo faz um alerta sobre a depressão. “É uma peça cuja temática é absolutamente necessária. Meu personagem, Diego, conhece a Amanda — vivida por Beatriz Napolitani, autora do texto — e a faz perceber que a vida pode ser melhor. Ela está decidida a cometer um ato extremo e a grande dúvida que fica para a plateia é se ele consegue ou não fazê-la mudar de ideia”, instiga.

Paternidade e empoderamento

Pessoalmente, o momento mais celebrado na vida de Alex é o nascimento do filho. “A paternidade me fez refletir sobre muitos aspectos. Ensino muito para o Lucas sobre empoderamento. Quero que ele veja que o pai é um homem negro e que, perante a sociedade, há momentos difíceis. Minha intenção é que meu herdeiro me enxergue como um espelho, uma referência”, vislumbra.

Sob essa perspectiva, ele ressalta a importância de ter interpretado o TDB, um dos poucos galãs negros de Malhação. Alex revela que até hoje recebe relatos de pessoas pretas que dizem que aquele personagem foi essencial para o entendimento de que poderiam ocupar outros espaços e se enxergar de uma maneira diferente. Esta é uma das razões pelas quais o ator escolhe seus trabalhos com cuidado.

“Hoje tento não ser mais um negro com uma arma na mão em qualquer produto. A não ser que seja uma história importante de ser contada. Estou muito feliz de estar fazendo um deputado, aparecer na TV usando um terno, mostrando que podemos ter relevância. Quero que outras pessoas pretas entendam que temos valor”.

Um ator que empreende…

Longe dos estúdios de gravação, Alex se dedica a uma outra faceta: a de empreendedor. Ele concilia a paixão pela arte com o comando da Rio Prime, empresa de transporte executivo de luxo que criou ao lado da mulher. Sua principal motivação para abrir o próprio negócio foi o desejo de conquistar estabilidade financeira.

“Eu me afastei da carreira artística porque a rotina é muito inconstante. Quando resolvemos ter um filho, criamos a Rio Prime para ter uma renda que não dependesse de um contrato. Estudei o mercado, e hoje a empresa atende autoridades, comitivas do G20 e do BRICS. Nós trabalhamos com sedãs médios até carros de alto luxo, inclusive blindados”, conta Alex.

Além da disposição para trocar experiências com pessoas que estão há mais tempo no segmento, o gestor revela que, em seu dia-a-dia, utiliza técnicas que aprendeu no curso de teatro. Entre esses pilares, destaca-se a capacidade de observar, ouvir e aprender. Outra máxima que ele costuma pôr em prática é tratar os clientes da mesma maneira que gostaria de ser tratado.

Determinado, Alex celebra o seu atual momento e reforça o seu desejo de estar em projetos que tenham relevância e inspirem as pessoas a serem melhores. “Espero que Zero Grau tenha vida longa e que o Alfredo Frazão siga na sexta temporada de Arcanjo Renegado. Estou feliz de estar no teatro, na TV e de ver meu lado artístico pulsando de novo”, finaliza.

Alex Gomes nas redes:

https://www.instagram.com/alexgomes_oficial/

Talvez você goste:

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend