FOTO: IAN MAENFELD

De graça: “AQUI” estreia temporada de circulação no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca

Explorando espaços urbanos e questionando o tempo, a criação de Mariana Taques e Ruy Carvalho, com direção de Diogo Granato, fusiona poeticamente improvisação cênica, dança e acrobacia contemporânea

por Redação

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Tijuca), marcará o início da temporada de circulação do espetáculo Aqui, com apresentações gratuitas nos dias 24 e 25 de junho. Em seguida, nos dias 01 e 02 de julho, o espetáculo ocupará o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. No dia 04 de julho, a obra será apresentada no Museu da Maré.

“AQUI” é um espetáculo que explora as sutilezas do momento presente através de técnicas de improvisação cênica e acrobacia, acompanhadas por música ao vivo. Mariana Taques e Ruy Carvalho são os protagonistas desta dança, estabelecendo uma conexão única com o espaço e entre si, explorando minuciosamente cada detalhe deste encontro. Sem uma narrativa estruturada, a performance se transforma em uma dança atmosférica, onde a simplicidade do movimento se converte em poesia.

A iniciativa de montar um projeto que aborde o habitar poético do espaço e do tempo é uma maneira dos seus idealizadores tornarem o olhar o protagonista da ação, buscando capacidade para capturar a beleza de viver no presente.

“AQUI”, de algum modo, é a nossa maneira de ocupar poeticamente o nada. O nada, ao que me refiro, tem conexão com a angústia inerente à existência. Como ocupamos essa folha em branco que é o agora? A gente descobre a cada dia. Tentamos fazer isso dançando. Às vezes, dá uma paz”, reflete Ruy Carvalho.

Além das habilidades técnicas dos artistas envolvidos, há também o estímulo ao circo contemporâneo, combinando a dramaturgia teatral e o sentido coreográfico da dança, criando uma dupla em um ambiente menos comum, aproximando-se da performance, algo pouco explorado na cena carioca.

“Construir o AQUI tem sido desafiador. Permanecer onde o tempo se alarga, sentir a brincadeira acontecer dentro de uma coreografia de gestos simples. Inspirar-me e revisitar a comicidade clássica. Confiar e alegrar-me constantemente”, finaliza Mariana Taques.

“Aqui” recebeu apoio do edital de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além da produção e apresentação, o projeto também inclui duas oficinas de movimento e corpo ministradas por Mariana Taques e Ruy Carvalho. A primeira oficina, intitulada “Carregamentos corporais e quedas”, é direcionada a profissionais das artes cênicas e será realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Já a segunda oficina, chamada “Criação na improvisação”, ocorrerá no Museu da Maré, com foco em companhias e coletivos de artes cênicas da periferia.

Ruy Carvalho |Idealização e atuação

Palhaço, ator, mímico e dançarino. Diretor e dramaturgo de circo-teatro. Especialista em quedas e cascatas. Ator com experiência em máscaras teatrais. Dançarino de contato improvisação e improviso cênico. Diretor e roteirista do espetáculo João Pede Feijão (contemplado pela Lei Aldir Blanc e Sesc Pulsar). Trabalhou com o Grupo Teatral Moitará. Foi treinado em commedia dell’arte pelo ator italiano Enrico Bonavera (Arlequin do Piccolo Teatro di Milano). Faixa preta de judô pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ. Diretor e artista cênico da performance Pode Tudo Só Não Pode Qualquer Coisa, improviso cênico que mescla dança e circo.

Mariana Taques | Idealização e atuação

Bailarina e palhaça. Praticante de Parkour, capoeira e Aikidô. Formou-se em 2014 em Humor na SP Escola de Teatro. De 2014 à 2016, especializou-se em estudos de máscaras cômicas e improviso cênico. Desde 2016 trabalha com Danilo Alves pesquisando a linguagem do parkour e juntos ministram aulas de parkour e dança em intensivos em espaços abertos propondo novas maneiras de relação com a arquitetura da cidade. Compõe o grupo de pesquisa em dança e performance 16 mulheres e ½ orientado por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. É intérprete-criadora na Mais+ Companhia desde 2017, dirigida por Diogo Granato; contatista-intérprete do Núcleo Improvisação em Contato desde 2019, dirigido por Ricardo Neves; colabora como performer o Núcleo Cinematográfico de dança, dirigido por Maristella Estrela e Mariana Sucupira. Compõe a Plataforma Bóia, dirigida por Ilana Elkis desde 2019 e é sócia-fundadora do núcleo de parkour e dança, Agrupa, fundado em 2020.

Diogo Granato | Direção

Criador e intérprete de solos de Dança-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim, e de trabalhos com importantes figuras da música como Duet, com o jazzista sueco Mathias Landaeus ou com o pianista Leandro Cabral. Estudou ou trabalhou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, já dividiu o palco com importantes figuras da improvisação na dança mundial, como Steve Paxton, Lisa Nelson, Nancy Stark Smith e Katie Duck.

Sinopse:

 “AQUI!”  Um espetáculo de dança e circo contemporâneo onde dois palhaços dançam as sutilezas do momento presente utilizando técnicas da improvisação cênica, dança e acrobacia. Não há história, mas uma dança atmosférica onde a despretensão do movimento torna-se poesia. Um dueto cômico que se enamora a cada momento pela relação que descobre entre si, a arquitetura e a plateia.

 Serviço:

Circulação: 24 de junho a 04 de julho de 2023

Entrada: gratuita

Classificação: livre   

Duração: 40 minutos

Programação:

 Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Quando: 24/06 (sábado) às 19 h e 25/06 (domingo) às 18h

Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca

Capacidade: 150 lugares

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas 

Quando: 01/07 (sábado) e 02/07 (domingo) às 15 h

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Capacidade: – área externa

Museu da Maré  

Quando: dia 04/07 (terça-feira) às 19h

Endereço: Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré

Capacidade: galpão

Ficha Técnica

Dramaturgia e atuação: Mariana Taques e Ruy Carvalho

Direção: Diogo Granato

Direção de arte: Ruy Carvalho e Fernando Alax

Músico: Fábio Gomes/Rodrigo Gondim

Iluminação: Nina Balbi

Figurino: Roberta Bussoni

Foto: Ian Maenfeld

Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues|Aquela que Divulga

Assistência de produção: Martha Avelar

Produção: Lasca Produções e Casa136 Produções Artísticas

Idealização: Mariana Taques e Ruy Carvalho

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via