Próxima de completar 30 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes , o mais importante e maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo, vai ganhar uma edição especial na cidade mítica de Paris, capital da França e a terra onde o cinema foi inventado. Entre os dias 3 e 7 de abril, o público parisiense terá a oportunidade de conhecer uma seleção de 12 filmes brasileiros que representam a diversidade, experimentação e ousadia da produção do país nos últimos anos. As sessões acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, entre eles o Cinema A Tela , Cinema O Méliès , a Cinemateca Francesa e a Salle Langevin .
“É uma grande honra levar a Mostra de Cinema de Tiradentes para Paris, um marco import ante histórico para ampliar o espaço e o alcance da produção cinematográfica brasileira na França, que é o epicentro do cinema mundial. Esta edição, dedicada ao público francês, é uma excelente oportunidade para revelar a riqueza e a inovação do cinema brasileiro , destacando a criatividade e a pluralidade de talentos e das produções que marcam a atual cena cinematográfica do nosso país , além de promover o intercâmbio entre as nações . E, ainda, memorável que a parceria entre a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Cumprimentos Satélites , além de celebrar a arte cinematográfica, reforçam a importância da Mostra Tiradentes como espaço de intercâmbio, de descobertas, lançamento e valorização de novos talentos, oferecendo uma plataforma única para o cinema brasileiro contemporâneo. ” , destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e Coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes.
No contexto da programação do F estival Cumprimentos Satélites , um Mostra Tiradentes | França tem por objetivo promover o diálogo entre cinematografias, ampliar o intercâmbio com o país europeu e fortalecer a circulação internacional do cinema brasileiro. “Desde sua reformulação em 2008, quando foi criado a Mostra Aurora, Tiradentes vem se consolidando como um espaço de resistência para filmes que desafiam convenções narrativas e formais. Nosso compromisso é garantir que essas produções não apenas existam, mas também sejam debatidas e alcancem novos públicos”, afirma Cléber Eduardo, que foi curador do evento mineiro entre 2007 e 201 9 e trabalhou na curaria da versão francesa, ao lado de Francis Vogner dos Reis e Claire Alouche .
A programação em Paris tem sessão de abertura no Cinema L’Ecran , no dia 3, quando serão exibidos o curta mineira “Fantasmas”, de André Novais Oliveira, e a longa cearense “Estrada para “Ythaca ”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. Não dia 4, o Cinema O Méliès exibir o longo “ É Rocha e Rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP), que consiste numa experiência sensorial na musicalidade de Negro Leo e na paisagem do Rio de Janeiro.
Nos dias seguintes, a programação segue com filmes que refletem abordagens distintas da produção brasileira, num recorte bastante diversificado. Sem dia 5 de abril, serão exibidos os curtos “A Maldição Tropical”, de Luísa Marques e Escuridão Miranda (RJ), “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira (MG), “Vando Vulgo Vedita ”, de Leonardo Mouramateu e Andréia Pires (CE), e os longas “O Quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG), e “Pacífico”, de Marcelo Pedroso (PE). Em seguida, acontece um debate com a pesquisadora e programadora Bia Rodovalho.
O dia 6 de abril tem dois longos mineiros “A Vizinhança do Tigre”, d ireração de Affonso Uchôa (MG), e “Baronesa”, de Juliana Antunes (MG), com a presença dos diretores para debates após as sessões. A programação se amplia com um sessão “ Saint-Denis por Lincoln Péricles, uma cinéfilo filme em curso ”, atração especial que integra o projeto do cineasta, morador do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, e artista residente em Saint-Denis. Na ocasião, ele vai compartilhar registros, reflexões e materiais de seu processo de criação na cidade francesa, estabelecendo um diálogo entre sua trajetória no Brasil e a experiência na França. O dia se encerra com “ Kickflip ”, de Lucca Filipino (SP). Não dia 7 de abril, a Cinemateca Francesa tem sessão do longa “ Batguano ”, de Tavinho Teixeira (PB), acompanhado de debate.
A seleção de filmes reflete a proposta de Tiradentes de apresentar um cinema em movimento, atento às transformações sociais, estéticas e políticas. “A Mostra não se limita a ser um espaço de exibição, mas um campo de experimentação e questionamento, onde os filmes dialogam com o presente e desafiam leituras casuais. Ao longo dos anos, buscamos criar uma plataforma que acolha produções que muitas vezes encontram dificuldades de circulação, mas que carregam um olhar singular sobre o Brasil e o mundo”, diz Francis Vogner dos Reis, atual coordenador curatorial de Tiradentes. “Os filmes exibidos na Mostra não são apenas obras audiovisuais, mas expressões de um pensamento crítico e inventivo”.
Ainda, não dia 9 de abril , a Salle Langevin recebe, das 18h às 20h, uma conversa especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis intitulado “No coração da Mostra de Tiradentes: Que convergências existem entre a prática crítica e a programação deste festival de cinema?”. O debate vai tratar de interseções entre curadoria e crítica cinematográfica, considerando a proposta de Tiradentes de apresentar filmes que desafiam convenções narrativas e estéticas. O encontro integra um seminário interuniversitário sobre crítica organizado por Cecília Sorin ( Universidade Paris 8), Hervé Joubert- Laurencin ( Universidade Paris- Ouest -EHESS), Marc Cerisuelo ( Universidade Paris-Est) e Antoine de Baecque (ENS Ulm), inserido numa programação mais ampla sobre a reflexão e crítica.
A França, com sua rica tradição cinematográfica e seu compromisso com a valorização das culturas do mundo, oferece um ambiente perfeito para o cinema brasileiro ganhar visibilidade e estabelecer conexões internacionais. A presença do Brasil neste cenário é uma oportunidade para fortalecer as conexões audiovisuais entre os dois países, e para que o cinema brasileiro seja reconhecido em um território que sempre teve grande respeito pela inovação e pela qualidade artística no cinema.
Ao promover esse intercâmbio, a Mostra quer levar esse pensamento para o mundo, e nada mais oportuno que isso se estabeleça na terra dos irmãos Lumiére e de toda uma historiografia essencial ao cinema. A programação completa e informações sobre os debates estão disponíveis no site oficial da Mostra de Tiradentes – www.mostratiradentes.com.br
A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e cheg ou em 2025 na sua 28ª edição. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe a cada edição mais de 120 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
REGARDS SATÉLITES
O Festival Cumprimentos Satellites é um evento de cinema independente que acontece na França. O festival valoriza cineastas inovadores e promove debates sobre cinema feito em periferias. Realizado em Saint Denis, na região parisiense, destaca-se em sua terceira edição o cinema periférico brasileiro. A sua 3ª edição aconteceu de 29 de janeiro um 9 de fevereiro, com uma pausa e retorno entre 3 e 7 de abril , para a programação especial em parceria com uma Mostra de Cinema de Tiradentes .
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2025.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
- Na Web : mostratiradentes.com.br
- Sem Instagram : @universoproducao Não Youtube : Universo Produção
- Não X (Antigo Twitter) : @universoprod Não Facebook : mostra tiradentes / universoprodução
- Não LinkedIn : universo-produção
SERVIÇO
MOSTRA TIRADENTES N / D FRANÇA
03 A 07 DE ABRIL DE 2025, DE QUINTA A SEGUNDA | SESSÕES DE CINEMA, SEGUIDAS DE DEBATES
CINEMA L’ÉCRAN DE SAINT-DENIS
CINÉMA LE MÉLIÈS
A CINEMATOGRAFIA FRANCÊS
SÃO DENIS | SENA SAINT-DENIS | PARIS | ÎLE DE FRANÇA
09 DE ABRIL DE 2025, QUARTA-FEIRA | SEMINÁRIO SOBRE CRÍTICA | CONVERSA COM OS CURADORES
SALÃO LANGEVIN , 29 rua d’Ulm , 75005 PARIS
Apoio cultural : PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO