O espanhol Carlos Alcaraz precisou de quase três horas para vencer o italiano Fabio Fognini, na noite desta quinta-feira, e avançar às quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. Alcaraz conquistou a vitória de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5), 6/2 e 6/4, em 2h47. O número 2 do mundo volta a jogar nesta sexta, na segunda partida da quadra central, não antes das 18h, para enfrentar o sérvio Dusan Lajovic, valendo vaga na semifinal. Lajovic derrotou o compatriota Laslo Djere, campeão de 2019, por 6/2 e 6/4. Em outro jogo pelas quartas, nesta sexta, o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, enfrenta o boliviano Hugo Dellien, às 16h30.
Alcaraz havia vencido Fognini na semifinal da edição 2022, quando conquistou o título. E neste ano, a história se repetiu. O primeiro set foi de muitas quebras de saque – oito -, e o italiano levou a melhor no tiebreak. No segundo, Alcaraz voltou melhor e logo abriu vantagem para na sequência empatar a partida. No set decisivo a juventude e boa fase do espanhol prevaleceram contra a experiência e talento de Fognini, vice-campeão do Rio Open 2014 e duas vezes semifinalista.
“Foi um jogo de altos e baixos, é um desafio enfrentar um jogador talentoso como Fabio. Eu comecei muito bem, quebrei o saque dele duas vezes e nesse tipo de jogo, com jogadores desse nível, não se deve perder as oportunidades que a conta chega depois. Foi um jogo bem longo e acho que no final estava um pouco melhor fisicamente. Estou muito feliz com a vitória”, disse o jovem de 19 anos, que alcançou o topo do ranking em setembro passado após o título do US Open.
Alcaraz leva vantagem diante de Lajovic. Venceu os dois jogos que fizeram no circuito, o último deles na semana passada, na campanha do título em Buenos Aires. Porém o sérvio de 32 anos chega animado depois de deixar dois campeões pelo caminho – Djere e na rodada anterior o argentino Diego Schwartzman, vencedor em 2018. “Estou ansioso para enfrentar Alcaraz de novo. Não será fácil, ele voltou a jogar depois de um tempo machucado e já foi campeão. Está muito confiante, é um dos melhores do mundo. Preciso tentar algo diferente do que fiz na Argentina para ter alguma chance”, disse o sérvio, que disputou as nove edições do Rio Open e pela primeira vez avançou às quartas. “Foi minha noite de sorte, enfim consegui”.
Norrie x Dellien abrem a rodada na quadra Guga Kuerten
O confronto das quartas entre Norrie e Dellien será o primeiro entre os dois no circuito. Norrie é o tenista com mais vitórias na temporada (15) e acaba de ser vice-campeão em Buenos Aires. O canhoto de 27 anos tem quatro títulos na carreira e ocupa o 13º lugar no ranking mundial. Já Dellien, 111º do mundo, tem como melhor resultado na temporada a semifinal em Córdoba. Em 2019, também disputou as quartas do Rio Open.
Miralles x Ramos-Vinolas e Jarry x Baez são os outros duelos das quartas
Quem também avançou às quartas de final foi o espanhol Bernabe Zapata Miralles, que derrotou o argentino Francisco Cerundolo, cabeça de chave número 4, por
6/1, 4/6 e 6/1, nesta quinta. Foi a segunda vitória seguida de Miralles sobre o atual melhor jogador da Argentina, número 33 do ranking mundial – a outra foi semana passada em Buenos Aires.
Miralles enfrentará nesta sexta, às 16h, o compatriota Albert Ramos-Vinolas, que venceu o colombiano Daniel Galan por 6/2 e 6/4. O experiente espanhol, de 35 anos, veio em todas as edições do Rio Open e tem como melhor resultado a semifinal de 2017.
Já o chileno Nicolas Jarry, que disputou o qualifying, avançou às quartas com a vitória sobre o espanhol Pedro Martinez por um duplo 6/2. O chileno de 1,98 metros foi semifinalista na edição de 2018, e levantou o troféu de campeão de duplas em 2019, em parceria com o argentino Maximo Gonzalez.
“Gosto muito de jogar aqui, vou bem nessas condições, acho bom o horário das partidas. Além disso, tem muitos chilenos que vieram ver o torneio. Conheci alguns, dei ingressos e eles estavam no meu jogo hoje”, disse o chileno.
Jarry disputará uma vaga na semifinal nesta sexta, no último jogo da quadra central, contra o argentino Sebastian Baez, que venceu o peruano Juan Pablo Varillas por 7/5 e 7/6 (6). Será o segundo confronto entre os dois, e o argentino leva vantagem com uma vitória. O argentino tem dois títulos de ATP, o último recentemente em Córdoba.
Melo e Cabal vencem argentinos e pegam franceses na semifinal das duplas
O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro, o colombiano Juan Sebastian Cabal, dupla cabeça de chave número 2 do Rio Open, venceram os argentinos Diego Schwartzman e Tomas Etcheverry por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, nesta quinta, garantindo vaga na semifinal. Os adversários desta sexta-feira serão os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, que venceram os norte-americanos Nathaniel Lammons e Jackson Withrow por 7/5 e 6/4. A partida é a última da quadra 1, não antes das 19h30.
“Hoje tudo fluiu bem, não demos chances para eles, estávamos muito entrosados. Parece que a gente joga há dez anos juntos”, disse o brasileiro, dono de dois títulos de Grand Slams e que joga pela primeira vez com Cabal. O colombiano já venceu duas vezes o Rio Open com seu parceiro Robert Farah, que não veio este ano pelo nascimento do filho.
Sobre os próximos adversários, Melo contou que não conhece tão bem os franceses, que neste ano têm como melhor resultado o vice-campeonato em Córdoba. “Será um jogo bem diferente, são dois duplistas que jogam juntos, que vêm crescendo. O favoritismo é nosso, mas temos experiência para lidar com esse tipo de pressão”.
Em outra partida, o português Francisco Cabral e o argentino Horacio Zeballos venceram Tomas Brkic, da Bósnia Herzegovina, e Gonzalo Escobar, do Equador, por 6/4 e 7/6 (4). Cabral e Zeballos disputarão a semifinal contra os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, que eliminaram o sérvio Nikola Cacic e o italiano Andrea Pellegrino por 5/7, 7/6 (7) e 10/3.
RESULTADOS DE QUINTA-FEIRA:
Bernabe Zapata Miralles (ESP) 2 x 1 [4] Francisco Cerundolo (ARG) – 6/1, 4/6 e 6/1
[1] Carlos Alcaraz (ESP) 2 x 1 Fabio Fognini (ITA) – 6/7 (5), 6/2 e 6/4
Dusan Lajovic (SRB) 2 x 0 Laslo Djere (SRB) – 6/2 e 6/4
[7] Albert Ramos-Vinolas (ESP) 2 x 0 Daniel Galan (COL) – 6/2 e 6/4
[Q] Nicolas Jarry (CHI) 2 x 0 Pedro Martinez (ESP) – 6/2 e 6/2
[6] Sebastian Baez (ARG) 2 x 0 [SE] Juan Pablo Varillas (PER) – 7/5 e 7/6 (6)
[2] Juan Sebastian Cabal (COL)/Marcelo Melo (BRA) 2 x 0 Tomas Etcheverry (ARG)/Diego Schwartzman (ARG) – 6/1 e 6/2
[4] Francisco Cabral (POR)/Horacio Zeballos (ARG) 2 x 0 Tomas Brkic (BIH)/Gonzalo Escobar (ECU) – 6/4 e 7/6 (4)
Maximo Gonzalez (ARG)/Andres Molteni (ARG) 2 x 1 [Q] Nikola Cacic (SRB)/Andrea Pellegrino (ITA) – 5/7, 7/6 (7) e 10/3
Sadio Doumbia (FRA)/Fabien Reboul (FRA) 2 x 0 Nathaniel Lammons (USA)/Jackson Withrow (USA) – 7/5 e 6/4
ORDEM DOS JOGOS – SEXTA, 24 DE FEVEREIRO
QUADRA GUGA KUERTEN – 16h30
[PR] Hugo Dellien (BOL) v [2] Cameron Norrie (GBR)
Não antes das 18h
[1] Carlos Alcaraz (ESP) or F. Fognini (ITA) x Laslo Djere (SRB) or Dusan Lajovic (SRB)
[Q] Nicolas Jarry (CHI) x [6] Sebastian Baez (ARG)
QUADRA 1 – 16h
[7] Albert Ramos-Vinolas (ESP) x Bernabe Zapata Miralles (ESP)
[Q] Nikola Cacic (SRB)/Andrea Pellegrino (ITA) or Maximo Gonzalez (ARG)/Andres Molteni (ARG) x [4] Francisco Cabral (POR)/Horacio Zeballos (ARG)
Não antes das 19h30
Sadio Doumbia (FRA)/Fabien Reboul (FRA) x [2] Juan Sebastian Cabal (COL)/Marcelo Melo (BRA)