Defendendo as raízes, o G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá disputa o retorno a série do Ouro levando para a Intendente Magalhães o ex-jogador Grafite e demais personalidades negras

A Renascer de Jacarepaguá leva para a Intendente Magalhães o enredo: “UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo” mostrando o continente africano, exaustivamente celebrado no carnaval brasileiro pelo vigor de suas danças, de seus tambores, de sua religiosidade e de sua mão-de-obra, fundamental para o desenvolvimento da História universal.

 

“A Renascer quer contribuir para o aumento do respeito aos afrodescendentes e sua ancestralidade, com vistas ao fim do racismo e à construção de um mundo realmente democrático, próspero, acolhedor e inclusivo”, ressalta o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

 

O provérbio diz: “UMUNTU NGMUNTU NGABANTU”, ou seja, “Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas”. E isto porque a escola vê o samba como instrumento de transformação de vida, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e mais igualitária. Porque realizar a prática Ubúntu… É o desejo da Renascer de Jacarepaguá em 2024.

A imprensa visitando o barracão da escola

A agremiação quer mostrar que a cultura africana enraizada no Brasil nos desperta para a seguinte reflexão: Que o olhar para o passado, para nossa ancestralidade, é um convite ao reconhecimento e ao resgate de nossa plena condição de seres humanos.

 

Ubúntu é a cosmovisão que leva o povo negro-africano a enxergar o mundo em que vivemos como um Universo de união, solidariedade, respeito, igualdade, coletividade e resistência.

 

“É preciso nos reconectarmos com nossa ancestralidade, com a humanidade e a natureza, para juntos celebrarmos os novos tempos. Inspiremos amor, espalhemos amor, sejamos amor! Despertemos para o melhor sentimento que existe em cada um de nós. É essa a força capaz de nos transportar para onde quisermos. Que nos leva a sonhar, viajar, acreditar. E que faz “Renascer em Jacarepaguá” à vontade e o desejo de sua comunidade de semear “Um Ideal Pra Mudar o Mundo”. Ubúntu é o que desejamos!”, pontua Rodrigo Pacheco.

VÍDEO DO GRAFITTE

Ficha Técnica:

G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá
Presidente – André Augusto – Dedé
Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.
Enredo: UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo.
Carnavalesco: Rodrigo Pacheco
Assessoria de Imprensa: Graça Paes (21) 9 9646 66 36

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui