Defendendo as raízes, o G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá disputa o retorno a série do Ouro levando para a Intendente Magalhães o ex-jogador Grafite e demais personalidades negras

A agremiação desfila nesta sexta, dia (16/02), pela Série Prata, apostando nas raízes, na união e na ancestralidade

por Rafael Gomes

A Renascer de Jacarepaguá leva para a Intendente Magalhães o enredo: “UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo” mostrando o continente africano, exaustivamente celebrado no carnaval brasileiro pelo vigor de suas danças, de seus tambores, de sua religiosidade e de sua mão-de-obra, fundamental para o desenvolvimento da História universal.

 

“A Renascer quer contribuir para o aumento do respeito aos afrodescendentes e sua ancestralidade, com vistas ao fim do racismo e à construção de um mundo realmente democrático, próspero, acolhedor e inclusivo”, ressalta o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

 

O provérbio diz: “UMUNTU NGMUNTU NGABANTU”, ou seja, “Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas”. E isto porque a escola vê o samba como instrumento de transformação de vida, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e mais igualitária. Porque realizar a prática Ubúntu… É o desejo da Renascer de Jacarepaguá em 2024.

A imprensa visitando o barracão da escola

A agremiação quer mostrar que a cultura africana enraizada no Brasil nos desperta para a seguinte reflexão: Que o olhar para o passado, para nossa ancestralidade, é um convite ao reconhecimento e ao resgate de nossa plena condição de seres humanos.

 

Ubúntu é a cosmovisão que leva o povo negro-africano a enxergar o mundo em que vivemos como um Universo de união, solidariedade, respeito, igualdade, coletividade e resistência.

 

“É preciso nos reconectarmos com nossa ancestralidade, com a humanidade e a natureza, para juntos celebrarmos os novos tempos. Inspiremos amor, espalhemos amor, sejamos amor! Despertemos para o melhor sentimento que existe em cada um de nós. É essa a força capaz de nos transportar para onde quisermos. Que nos leva a sonhar, viajar, acreditar. E que faz “Renascer em Jacarepaguá” à vontade e o desejo de sua comunidade de semear “Um Ideal Pra Mudar o Mundo”. Ubúntu é o que desejamos!”, pontua Rodrigo Pacheco.

VÍDEO DO GRAFITTE

Ficha Técnica:

G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá
Presidente – André Augusto – Dedé
Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.
Enredo: UBÚNTU: Do Berço Ancestral, Um Ideal Para Mudar o Mundo.
Carnavalesco: Rodrigo Pacheco
Assessoria de Imprensa: Graça Paes (21) 9 9646 66 36

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via