Del Feliz representa o Nordeste em evento cultural em Londres, destacando o forró e a cultura baiana

Nos dias 28 e 29 de novembro, Londres, na Inglaterra, recebeu o evento “Pátria Língua Portuguesa”, organizado por Marta Salles, que celebrou a riqueza da língua portuguesa por meio de poesia, música e cultura. O evento contou com forte presença nordestina e baiana, incluindo o cantor e compositor Del Feliz, embaixador do forró e da cultura nordestina, que levou composições marcantes de sua trajetória artística.

Entre as canções apresentadas por Del Feliz estava “Eu Sou o São João”, símbolo da campanha que registrou o forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A música foi interpretada por grandes nomes como Elba Ramalho, Flávio José, Tato (Falamansa) e Alcymar Monteiro. Del também trouxe ao palco sucessos como “Espumas ao Vento”, de Accioly Neto, que se tornou uma marca em sua carreira, e “Neném Papá Tonton”, uma canção poética em homenagem ao seu filho Antônio.

Del Feliz foi recebido pelo Cônsul-Geral do Brasil em Londres, João Alfredo, no Consulado Brasileiro, a quem entregou um kit da economia solidária da Bahia, cachaça baiana, artesanato e chocolate de Mucugê. No consulado, Del se apresentou ao lado do baiano Zéu Azevedo, residente em Londres, e o acordeonista e compositor Fábio Carneirinho. No dia 28, os artistas também participaram de uma apresentação no EFFRA Social Club, em Brixton, junto à Brixton Chamber Orchestra, regida pelo maestro Mattew. O evento contou ainda com as presenças de Thaís Nader e do maestro Luciano Calazans, que assinou os arranjos das músicas apresentadas por Del. No dia 29, as apresentações aconteceram no Salão Nobre da Embaixada Brasileira em Londres. Espaço reservado para grandes acontecimentos e apresentações muito especiais.

Durante a viagem, Del destacou sua missão de promover não apenas a música, mas também a cultura e os produtos da economia solidária e familiar da Bahia. Ele levou chocolates de Mucugê, cachaças baianas, produtos da economia solidária da Bahia. Essa prática reflete o compromisso do artista em valorizar e divulgar as tradições e riquezas de sua terra natal.

 

Além de sua recente passagem pelo Japão, onde realizou palestras em universidades sobre cultura nordestina, Del Feliz segue comprometido com a luta para que o forró seja reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Ele é membro ativo do Fórum Nacional do Forró Raiz, liderado por Dona Joana Alves, com representantes de diversos estados nordestinos.

A presença da diretora-presidente da Editora IMAP, Lucinda Azevedo, que publica autores baianos e se tornou referência no Nordeste, reforçou o caráter cultural do evento em Londres. A cada nova viagem e apresentação de Del Feliz, ele consolida seu papel como embaixador da cultura nordestina, levando ao mundo a essência do forró e da Bahia.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital