Raimundo Rodriguez - Série Metendo a Mão em Da Vinci - fotografia em celular - impressão digital - Óskar Sjostedt

Deneir Martins e Raimundo Rodriguez abrem temporada 2023 na Real Galeria de Arte Contemporânea

Em cartaz a partir de 23 de março, exposição reunirá mais de 30 obras dos artistas fundadores do movimento O Imaginário Periférico

por Redação

A Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana, abre sua temporada 2023 com a exposição Deneir Martins e Raimundo Rodriguez. Os artistas, amigos há mais de 30 anos e fundadores do movimento O Imaginário Periférico – junto com Jorge Duarte, Ronald Duarte, Julio Sekiguchi e Roberto Tavares -, coletivo nascido na Baixada Fluminense em 2002, ganham pela primeira vez uma mostra só para eles. A partir de 23 de março, a dupla apresenta ao público mais de 30 trabalhos, entre fotografias, pinturas, objetos e assemblages.

Com trabalhos em importantes coleções nacionais e internacionais, Deneir utiliza alumínio reciclado, alfinetes e madeira para dar vida a 12 obras produzidas nos últimos seis anos. “Costumo dizer que sou um artista vira-lata. Uso muitos materiais descartados. Procuro explorar texturas, cores, flexibilidade, visualidade plástica. Busco movimento, interatividade e volume”, explica.

Deneir apresenta quatro obras inéditas, com um carinho especial pelo Galo da Madrugada, uma homenagem ao tradicional bloco do Recife, produzido durante a pandemia, em 2021. “Utilizo a madeira como base, embalagens de spray de desodorante, pois não enferrujam, depois recorto as rodelinhas. Foram cerca de 7 mil pedacinhos. Levei quase três meses para concluir”, lembra o artista.

Deneir Martins - Galo da Madrugada - 2022 - Madeira industrial, alumínio reciclado e alumínio - Óskar Sjostedt

Deneir Martins – Galo da Madrugada – 2022 – Madeira industrial, alumínio reciclado e alumínio – Óskar Sjostedt

Raimundo Rodriguez oferece um apanhado de seus trabalhos, com diferentes séries concluídas a partir de 2015. Em “Trevo da Sorte” o artista usa dobraduras de cartas de baralho e notas de dólar simulacro, “Metendo a mão em Da Vinci” reúne fotografias feitas com celular, enquanto “Mimetização de Interiores” apresenta pinturas sobre folhas de revistas de decoração. “Fiz alguns trabalhos também em homenagem a artistas amigos e admirados, como Jorge Duarte, Rosana Ricalde e Timbuca”, conta.

O artista está sempre ligado às origens nordestinas e aos exemplos que teve em sua trajetória, como o do amigo Deneir. “Nós temos uma admiração profunda um pelo outro. Sempre queremos agregar, juntar pessoas. Essa é a ideia da arte. Jamais abandonamos o periférico, a Baixada”, orgulha-se Raimundo Rodriguez, que vive em Nova Iguaçu.

Os artistas

Deneir Martins – Nascido em Campos dos Goytcases, em 1954, o artista vive em Magé. Como arte educador, ministrou oficinas em vários museus, centros culturais, instituições, festivais e eventos, entre eles: MAC-Niterói/RJ, MNBA/RJ, Paço Imperial/RJ, Museu Chácara do Céu/RJ, MHN/RJ, UERJ, UFF, UFRJ, PUC-RJ, além de Escolas Públicas Brasil afora. Suas obras integram seletas coleções no Brasil e no exterior tais como: Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-RJ, Coleção Sattamini/MAC-Niterói/RJ, Museu Histórico Nacional/ RJ e Museu Chácara do Céu/RJ. Participou de algumas Feiras de Arte entre elas SP-Arte e a Pinta Art Fair.  A convite da Secretaria de Estado de Cultura, representou o Brasil no Ano do Brasil na França em Paris.

Raimundo Rodriguez – Artista visual, diretor de arte e animador cultural, seus trabalhos estão em importantes coleções no Brasil e no mundo. Assinou projetos especiais de artes na TV Globo, como nas minisséries Hoje é Dia de Maria, a Pedra do Reino e Capitu. Nasceu no Ceará, em 1963, e mudou-se com os pais, ainda criança, para o Rio de Janeiro.

Há seis meses está à frente do T.r.i.p.l.e.x (território regional independente, plural e experimental)/Caza Arte Contemporânea. O ambiente alternativo dedicado à arte divide espaço com um escritório jurídico em prédio histórico na Rua do Rosário, no Centro.

Serviço – Deneir Martins e Raimundo Rodriguez

Data abertura: 23/03 (quinta-feira), às 19h

Visitação: Até 31/05 de 2023. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.

Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av Princesa Isabel, 500, Copacabana, dentro do Real Residence Hotel

Entrada gratuita

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via