Depois do grande sucesso do livro, O Casulo se transforma em um curta-metragem e será exibido em Niterói

Paullo Betti - O Casulo

No dia 5 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções da Unilasalle – que fica na Rua Gastão Gonçalves, 79 – Pé Pequeno, Niterói – será exibido gratuitamente o curta-metragem O Casulo. A direção é de Ana Angel e o roteiro original de Laíla dos Santos. A pré-estreia faz parte da programação da VII Semana Internacional de Africanidades e do VI Encontro Internacional dos Povos Originários das Américas. Os interessados poderão conferir a obra, mas terão que chegar 30 minutos antes do evento, levando 1 Kg de alimento não perecível. O filme foi gravado integralmente em Niterói e é inspirado no livro da escritora “O Casulo”. Laíla também é produtora e roteirista. A obra retrata uma história de luta, resiliência e transformação, marcada pela crença na educação como instrumento de mudança social.

O curta-metragem O Casulo conta com 99,9% do elenco formado por atores negros e com a grande participação especial de Paulo Betti. O filme apresenta a trajetória de uma menina negra e pobre, criada por pais alcoólatras, que encontra na educação o caminho para romper ciclos de negligência e exclusão. As filmagens aconteceram em comunidades e na Zona Sul de Niterói, destacando a força das narrativas periféricas e a potência do afeto.

A direção de Ana Angel conduz a narrativa com sensibilidade e profundidade, enquanto a fotografia de Gabriel Guimarães valoriza a estética e o realismo das cenas. A produção é assinada por Laíla dos Santos e Anderson Sabino, que unem suas visões em uma obra sobre esperança, identidade e resistência, reafirmando o papel do cinema como ferramenta de consciência e transformação social.

Serviço:

Pré-estreia do curta-metragem “O Casulo”
Data: 5 de novembro de 2025
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções da Unilasalle – Rua Gastão Gonçalves, 79, Pé Pequeno, Niterói – RJ
Direção: Ana Angel
Roteiro: Laíla dos Santos
Direção de Fotografia: Gabriel Soares
Produção: Laíla dos Santos e Anderson Sabino
Elenco: 99,9% de atores negros, com participação especial de Paulo Betti
Gravação: Niterói – comunidades e Zona Sul
Entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível
As doações serão destinadas à ONG ALDSI – Associação Laíla dos Santos pela Inclusão, que atua em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social em comunidades.

Related posts

Casa Laura Alvim recebe exibições gratuitas de documentário sobre mulheres empreendedoras das favelas

Mais um pouquinho das produções francesas: repescagem prolonga Festival de Cinema Francês do Brasil em 17 cidades

UCI exibe “MEGADETH: Behind The Mask” na véspera do lançamento do novo e último álbum da banda