Desafio Por Um Dia: Porta dos Fundos se une a agência cultural Araucária e Canal Futura para ajudar escolas públicas em parceria social

Chloé d´Archemont, ativista e idealizadora

Porta dos Fundos, a agência Araucária e o Canal Futura se uniram para realizar o Desafio Por Um Dia, série de quatro episódios, idealizada pela psicóloga e ativista social Chloé d´Archemont, que será exibida em rede nacional pelo Canal Futura onde, com muito bom humor e irreverência, Fábio Porchat visita quatro escolas públicas, selecionadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e localizadas em áreas de vulnerabilidade social, para decidir com os estudantes qual dos desafios daquela instituição pode ser resolvido em um dia. A partir daí, Fábio e os jovens se juntam numa força tarefa para mudar aquela realidade. O primeiro episódio será veiculado hoje, dia 7 de março, às 18h e ficará disponível também nos Canais Globo e Globoplay. 

É revigorante e gratificante estar perto de jovens que têm tanta vontade de mudar, crescer, evoluir e que percebem a potência que são. O futuro está muito mais próximo dessa geração do que já esteve de outras”, afirma Fabio Porchat, sócio-fundador do Porta dos Fundos e apresentador da série. 

Os episódios, co-produzidos e dirigidos pelo Porta dos Fundos, mostram as dificuldades que os estudantes da escola pública enfrentam diariamente. O projeto, criado pela psicóloga e ativista social Chloé d´Archemont e pela Araucária, pretende incentivar a paixão pela escola, identificar vocações dos jovens do ensino médio, promover espírito de liderança e de coletividade. O público terá a chance de assistir os estudantes mudando a própria realidade por meio de temas relevantes como cultura, diversidade, sustentabilidade e alimentação. 

Fábio Porchat e alunos do CIEP 201

A parceria social que originou o projeto Desafio Por Um Dia é um marco para nós e uma demonstração do nosso movimento de expansão e diversificação. Estamos muito felizes em participar da vida desses adolescentes, ajudando a transformar um pouquinho o ambiente de aprendizado deles. Além disso, é um privilégio poder trabalhar com duas instituições que estão constantemente prestando serviços ao setor de Educação, como a Araucária e o Canal Futura”, comenta Christian Rôças, CEO do Porta dos Fundos. 

Para engrandecer o debate e também ajudar a completar o grande desafio, a cada episódio Fábio Porchat traz um convidado. No primeiro, filmado no CIEP 413 Adão Pereira Nunes (São Gonçalo), a cantora Lexa chega para ajudar na reforma e criação de uma sala de dança para os estudantes e aproveita para fazer uma coreografia inédita com os voluntários. Além da artista, Mumuzinho, Noemia Oliveira, João Diamante e Marcelo Ment participam da série. 

“O projeto Universidade por um dia se transformou junto com a transformação do mundo na pandemia. E nesse novo formato, nasceu o Desafio por um dia. Um programa de tv que desperta o interesse nos jovens da rede pública em serem protagonistas da sua própria escola e por consequência da sua história. Levar esse tipo de empoderamento faz com que eles tenham consciência da sua potência e do importante papel que eles têm na sociedade.”, comenta Chloe D’ Archemont, idealizadora e diretora da parceria. 

Lexa e alunos do CIEP 413

Para Deca Farroco, gerente de produção do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, a parceria entre o Desafio por um dia, o Futura, a Araucária e o Porta dos Fundos constrói uma abordagem leve e descomplicada acerca das causas escolares. “Acreditamos na importância e impacto da mídia educativa, principalmente nos tempos atuais. Incentivar as juventudes e comunidade escolar a construírem projetos coletivos que fomentam a educação é muito significativo para dar protagonismo aos estudantes e valorizar a prática dos educadores”. 

Desafio Por Um Dia faz parte de um conjunto de estreias que reforçam a rede de atuação da Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura, com o intuito de ampliar o incentivo e debate de pautas relevantes sobre educação nas telas e as atividades nos territórios brasileiros. A classificação do programa é livre e os episódios serão reprisados toda quarta, às 9h, quinta, às 13h, e domingo, às 17h30. 

Programação: 07/03 – Escola CIEP 413 Adão Pereira Nunes – São Gonçalo 

Reforma da Sala de Dança – Cultura como transformação 

14/03 – Escola CIEP 201 Aarão Steinbruch – Duque de Caxias 

Criação do Núcleo Africanidades – Diversidade e Cultura Afro 

21/03 – Escola CIEP 382 Aspirante Francisco Mega – Magalhães Bastos 

Reativar a banda musical – Cultura como transformação 

28/03 – Colégio Estadual Marechal João Batista de Mattos – Coelho Neto 

Criação de uma horta – Sustentabilidade e alimentação 

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital