Início » Descubra alguns fatos fascinantes sobre a origem do futebol

Descubra alguns fatos fascinantes sobre a origem do futebol

Com mais de quatro bilhões de fãs, o futebol é o esporte mais popular da história da humanidade. 

por Redação
Descubra alguns fatos fascinantes sobre a origem do futebol

Pepe, Diego Maradona, Eusébio, Lionel Messi, Ronaldinho, Christiano Ronaldo e Zinedine Zidane são algumas das principais apostas de futebol que o mundo presenciou ao longo da história.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa modalidade esportiva, com destaque para fatos fascinantes e significativos a respeito da origem do futebol. 

Quem inventou o futebol tal como vemos hoje?

O futebol moderno, como conhecemos hoje, tem suas regras e raízes na Inglaterra. Tudo começou em 1863 com a Football Association estabelecendo as regras do jogo. 

Embora ao longo dos anos o jogo tenha evoluído para o seu estado atual, ele conseguiu manter sua constituição e objetivos gerais.

Antes disso, vestígios de outros jogos que se assemelhavam ao futebol atual existiam na Inglaterra já no século IX. 

No entanto, os jogos eram jogados principalmente em escolas públicas sem regras padrão e eram um pouco caóticos. Além disso, foi jogado principalmente com estudantes. 

Quem inventou o futebol em 1863?

Cada clube de cada área tinha seu próprio conjunto de regras que muitas vezes causavam confusão. 

No entanto, em outubro de 1863, Ebenezer Morley, fundador do Barnes Football Club, convocou uma reunião de representantes dos 12 clubes regionais. 

Eles concordaram com um conjunto comum de regras e formaram a Football Association (FA). 

Qual país inventou o futebol primeiro?

Ao olhar para a história do futebol e tentar responder à pergunta de qual país inventou o futebol primeiro, chegamos à conclusão de que a Inglaterra até pode ser a inventora do futebol moderno, porém a história mostra que o esporte já existia em outras partes do mundo durante os tempos antigos. 

Por exemplo, os antigos gregos, egípcios, chineses, romanos, aborígenes da Austrália e os nativos americanos já tinham algum jogo parecido com o futebol. 

Além disso, alguns afirmam que o futebol existia na Grécia e na Roma antigas já em 2500 AC. 

Destes jogos antigos, o jogo chinês conhecido como Tsu-Chu, que se traduz como “chutar a bola”, que remonta à Dinastia Han (202 aC-220 dC), é o que tem grande semelhança com o futebol moderno.

5 marcos histórios significativos do futebol

Algumas mudanças significativas fizeram com que o futebol se transformasse e alcançasse seu atual estado de popularidade. Abaixo estão essas mudanças e sua linha do tempo.

1863: Formação da Associação de Futebol (FA)

Representantes de 12 clubes da Inglaterra e escolas públicas se reuniram pela primeira vez em outubro de 1963 na Freemasons’ Tavern para estabelecer códigos unificadores e regulares do jogo entre seus membros. 

Foi isso que levou à criação da FA. Seu primeiro jogo oficial foi organizado no fim daquele ano.

1900: Introdução às Olimpíadas

O futebol masculino estreou nas Olimpíadas de 1900 em Paris, com a Grã-Bretanha levando para casa a medalha de ouro naquele ano. 

Na época, foi o primeiro esporte coletivo a ser introduzido nas Olimpíadas. Desde então tem competido em todas as Olimpíadas, exceto nos jogos de 1932 em Los Angeles. O futebol feminino fez sua estreia olímpica em 1996.

1904: Criação da FIFA

Devido ao seu rápido crescimento e aumento de popularidade, houve a necessidade de estabelecer um corpo governante internacional. 

Delegados da Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça se reuniram em Paris e criaram a FIFA. 

O nome foi derivado das palavras francesas que significam Federação Internacional de Associação de Futebol. Atualmente, seus membros são de 211 nações.

1930: Primeira Copa do Mundo

Em 1930, a FIFA organizou a primeira Copa do Mundo no Uruguai. Incluiu apenas 13 países, e o anfitrião acabou vencendo depois de derrotar a Argentina. Desde então, o torneio é realizado a cada quatro anos.

1960: Primeiro Campeonato Europeu

O primeiro Campeonato Europeu foi realizado na França para determinar os campeões continentais finais. A URSS (agora Rússia) conquistou o primeiro título. Ao longo dos anos, o campeonato evoluiu para ser conhecido como Campeonato da UEFA, a liga mais seguida globalmente.

5 fatos fascinantes sobre a história do futebol

O futebol se transformou significativamente ao longo dos anos, tornando-se um dos esportes mais interessantes do mundo. 

No mundo todo e no Brasil também são feitos eventos e exposições frequentes para resgatar a incrível história desse esporte. 

No Fashion Mall, por exemplo, até houve tempos atrás uma notável exposíção de camisas históricas das seleções.

O esporte tem mesmo vários fatos interessantes, e compilá-los agora em apenas cinco é uma tarefa assustadora. 

No entanto, aqui estão alguns dados interessantes sobre essa modalidade esportiva que apostamos que você nunca soube. 

  • Formas anteriores de bolas de futebol incluíam peles de animais, crânios e bexigas de porco. No entanto, foi apenas em 1855 que Charles Goodyear criou as primeiras bolas de borracha vulcanizada.

  • O clube de futebol profissional mais antigo do mundo é o Sheffield FC, fundado em 1857. Ainda existe até hoje.

  • A Groenlândia não é membro da FIFA e não pode jogar na Copa do Mundo devido à sua incapacidade de cultivar campos de grama, o que é uma regra obrigatória para a FIFA.

  • A Índia desistiu da Copa do Mundo de 1950 porque a FIFA se recusou a deixá-los jogar descalços.

  • Em 1998, uma partida no Congo terminou tragicamente depois que um raio matou um time inteiro, deixando os membros do outro time paralisados de medo.

Conclusão

Cada esporte tem uma história. Mas nenhum deles é tão fascinante quanto as origens do futebol. 

Embora a questão de quem inventou o futebol continue sendo um tema controverso, com diferentes grupos reivindicando sua origem, esse continua sendo um dos mais apreciados e financeiramente lucrativos esportes do planeta. 

                                                       

                                   

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via