Euzébio Sousa

Desigualdade no Brasil e inserção dos jovens no mundo do trabalho são temas de livro

Estudo do economista e professor Euzébio Sousa analisa mudanças estruturais e tendências no mercado do país. Haverá evento de lançamento em São Paulo, dia 6 de abril

por Jorge Rodrigues

O Brasil tem 47 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, ou seja, 23% da população total, de acordo com dados do IBGE. Mas como os jovens ingressam no mercado de trabalho e quais são as expectativas que se fundamentaram na segunda década do século 21? A partir desses questionamentos, o economista Euzébio Jorge Silveira de Sousa desenvolveu um estudo e lança o livro “Juventude, trabalho e o subdesenvolvimento” pela editora Appris. A obra disseca o mercado de trabalho brasileiro e resgata a relevância da juventude nessa área. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o autor também aponta para o desemprego e a necessidade de políticas públicas que permitam a inserção qualificada dos jovens. Haverá lançamentoem São Paulo, dia 6/04, às 18h, na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (Rua Rego Freitas, 192 – República). 

A pesquisa é resultado da tese de doutorado e também de dimensões da vida do autor. “Primeiramente, o fato de eu ter sido um jovem da periferia de São Paulo, especificamente de Itaquera. Tive que começar a trabalhar no início da adolescência (como ocorrera com todos meus irmãos), já que minha mãe teve que criar seus cinco filhos sozinha, ganhando baixo salário. O segundo motivo está relacionado à minha atuação em organizações sociais de jovens, que me levaram a estudar e debater juventude, educação e trabalho. Esta atuação me levou a atuar no Centro de Estudos e Memória da Juventude, organização que conta com a interseção entre a academia, os movimentos sociais e o poder público”, explica Euzébio. A publicação faz uma análise histórico-estrutural, abordagem das classes e fornece um importante indicador de tendências do mercado de trabalho como um todo. 

Doutor em desenvolvimento Econômico pela Unicamp e Mestre em Economia Política pela PUC-SP, Euzébio identificou a existência de estruturas diferentes na inserção dos jovens no mercado de trabalho em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Ele observou que em países como os da América Latina, a profunda desigualdade, pobreza, ausência de políticas públicas e desestruturação laboral impele aos jovens a uma inserção precoce e precária no mundo do trabalho.

A pesquisa concluiu que parte das mudanças na inserção dos jovens no mundo do trabalho pode ser caracterizada como estruturais. “A alteração observada mais consistente foi a redução da taxa de participação dos jovens de 15 a 17 anos que se processava desde a década de 1990. Essa mudança se consolidou por diferentes motivos nos distintos momentos históricos, mas foi imprescindível o aumento da participação das mulheres. Já a taxa de participação de pessoas com idade a partir de 18 anos cresceu conforme caiu a renda das famílias e elevou o desemprego, o que confirma que o contingente de jovens pressionando pelo ingresso na vida laboral é funcional e não foi alterado estruturalmente”, explica o presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude.

A formulação da tese e do livro ocorreu em diálogo não apenas com acadêmicos, mas também com jovens ativistas, sindicalistas, gestores públicos e organizações sociais. “Assim, o livro possui importância para além dos muros da universidade. Já existem escolas e cursos de extensão em São Paulo que incluíram o livro como bibliografia de seus cursos, a fim de fornecer subsídios sobre o trabalho contemporâneo e o processo de plataformização da estrutura laboral”, relata o autor, que é professor Strong Business School (Certificada FGV) e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e, entre os anos de 2021 e 2022, foi professor da FEA-USP.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via