Desmascarados é um documentário que tem por objetivo retratar, da forma mais fiel possível, o impacto emocional do isolamento social nas crianças e adolescentes de várias classes sociais durante o período de isolamento social decorrente da Covid-19.
A ideia é que o documentário, com 45 minutos de duração, sirva de ferramenta de estudo para vários profissionais da área da saúde, da educação e da sociedade como um todo, servindo como base de pesquisa para tomadas de decisões e orientações quando, em um futuro próximo, chegar a hora de estabelecer um plano de cuidado emocional com essas crianças e adolescentes que poderíamos chamar de Desmascarados.
Em fase de produção, o documentário busca entender e descrever o estado emocional dessas crianças e jovens que tiveram suas vidas suspensas e que, sem ter maturidade psicológica para elaborar toda a situação, acabaram lidando com esse turbilhão de emoções de forma confusa.
Conversando e coletando relatos desses jovens e crianças, o documentário tenta levantar como eles foram impactados e, entender como isso pode interferir em suas estruturas psicológica e emocional no futuro.
Com as escolas fechadas e seguindo os protocolos de segurança de isolamento, todos conheceram uma nova rotina, longe dos amigos, dos familiares e de tudo o que eles conheciam por uma vida normal. Apesar das realidades tão diferentes em que uns tiveram um lar confortável e uma estrutura escolar que lhe proporcionaram acesso on-line a educação enquanto outros vivenciaram momentos vulneráveis com dificuldades variadas, sem conseguir estudar, se alimentar direito ou ter uma morada digna, pôde-se perceber, que em geral, os jovens e crianças passaram por sentimentos semelhantes, de instabilidades, perdas e angústias.
Em caráter gratuito e definitivo, o documentário ficará disponível para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para que possa ser utilizado em ações de difusão e formação de público, e/ou programas específicos organizados por essa Secretaria, como exibições em salas do circuito SPCine e Centros Educacionais Unificados. Além disso, haverá 10 exibições gratuitas do filme com legendas para garantir acessibilidade entre os deficientes auditivos, em lugares alternativos como ONGs, centro culturais e instituições educacionais localizadas em regiões vulneráveis do município de São Paulo. O projeto pretende impactar até duas mil pessoas de forma direta.