Deusas da Terra – Transmutando o Cotidiano

Michele Rocha - Deusas da Terra - Transmutando o Cotidiano

Idealizada pela artista plástica, farmacêutica e empresária Michele Rocha, a exposição “Deusas da Terra – Transmutando o Cotidiano”, que será inaugurada no sábado, dia 23 de novembro, às 14h, realiza uma imersão profunda no universo feminino. Na concepção da mostra, ela se inspirou no livro Os Nove Arquétipos da Alma Feminina, de Cherry Gilchrist, conectando esses símbolos ao cotidiano das mulheres e apresentando uma jornada de autoconhecimento, cura e transformação. Com curadoria de Renato Moreth e organização de Michele em parceria com Neide Lúcia, a individual ocupará o Espaço Cultural Correios, em Niterói, até janeiro de 2025. No dia da abertura haverá uma apresentação de dança, às 15h30. Ao longo do período da exposição, haverá visitas guiadas em horários específicos, proporcionando uma experiência profunda para os visitantes, que terão a oportunidade de explorar cada obra e seu processo criativo. Um espaço interativo com painel instagramável disponibiliza o quiz “Descubra sua Deusa”.

As esculturas da exposição são produzidas em cerâmica, bronze e pedras, materiais que, combinados, evocam uma verdadeira alquimia, simbolizando as forças elementares da natureza e a conexão das mulheres com a terra. Esse processo de transformação da matéria bruta em arte representa a metamorfose da argila para a obra final, celebrando a cerâmica como uma expressão da arte da terra e do poder curativo da criação.

São ao todo nove peças principais – três de bronze e seis de cerâmica -, dispostas em círculo, destacando as cores naturais das argilas. Cada uma delas peça representa um aspecto do cotidiano feminino e simboliza a jornada de autodescoberta, resiliência e transformação que compõem o universo feminino.

Saiba mais sobre Michele Rocha

Michele Rocha é uma artista plástica premiada e reconhecida por seu trabalho com esculturas femininas. Sua trajetória artística inclui Premiações no Clube Naval de Belas Artes do Rio de Janeiro, em três edições desse importante salão, consolidando-se como uma artista de destaque no cenário nacional. Na Academia Brasileira de Belas Artes, teve seu reconhecimento reforçando sua relevância artística e técnica. Michele faz parte do International Sculpture Center, ampliando alcance no cenário artístico internacional.

Realizou imersão Internacional em Faenza, na Itália, em um dos maiores centros de cerâmica do mundo. Essa experiência aprofundou sua compreensão cultural e técnica, ampliando a qualidade e a visão artística de seu trabalho. Participou de diversas exposições coletivas, incluindo “Bendito Fruto” e “Potências”, em Niterói, além de salões de arte como o Clube Naval de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Academia Brasileira de Belas Artes, onde suas obras foram reconhecidas e premiadas.

Michele também é conhecida por seu trabalho educativo e de inclusão, especialmente em oficinas voltadas ao público feminino durante as exposições e encontro de ceramistas, que incluem “Modelando Minha Deusa Interior” (oficina que explora a escultura como meio de expressão e autoconhecimento, convidando as participantes a reconectar-se com a essência feminina) e “O Corpo” e “O Feminino”, onde aborda temas como maternidade, força e sensibilidade feminina, criando um espaço de cura e expressão para mulheres.

Outros projetos

Como uma das fundadoras do grupo Junta Ceramistas de Niterói, Michele Rocha, juntamente com outras ceramistas, está colaborando na organização do primeiro circuito de cerâmica em Niterói de 2024. Esse evento fortalece a valorização da arte cerâmica e contribui para o desenvolvimento cultural da cidade.

Experiência sensorial e interativa

A exposição oferece uma experiência completa e sensorial, onde cada escultura, vídeo e elemento sonoro convida o visitante a se conectar profundamente com as obras. Serão exibidos depoimentos de mulheres sobre os arquétipos femininos, exibidos em vídeos complementares às visitas guiadas. Além disso, uma área interativa permitirá que os visitantes toquem em argilas especialmente preparadas, promovendo uma conexão direta com o processo criativo da cerâmica.

Temas educativos e palestras

A exposição incluirá uma programação educativa, destacando temas como o processo criativo e os conceitos por trás das obras; ferramentas e técnicas utilizadas na cerâmica; a cerâmica como expressão do feminino e meio de transformação, cura e saúde. Um vídeo explicativo oferecerá uma visão detalhada sobre todo o processo artístico, mostrando como a transformação da argila em cerâmica se conecta com temas de cura e autoconhecimento, permitindo ao público compreender o poder transformador da arte escultórica e cerâmica.

Serviço

“Deusas da Terra”

Artista: Michele Rocha

Curadoria: Renato Moreth
Abertura: dia 23 de novembro, às 14h, seguida de uma apresentação de dança às 15h30

Local: Espaço Cultural Correios de Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói.

Visitação: de 25 de novembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 18h.

Organização: Neide Lúcia e Michele Rocha

Contatos Michele Rocha: mr.ceramica.escultura@gmail.com/ (21) 99186-0345/@michelerochaart

Entrada gratuita

Classificação livre

Assessoria de imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!