A charcutaria feminina se profissionalizou nos últimos anos. E, para celebrar essa importante conquista, no dia 8 de março, data que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Casa das Meninas charcutaria oferecerá a todas as clientes mulheres presentes, um pincho especial composto de pimenta biquinho, salame caçadora, meia lua de brie, ora pro nobis e guanciale entremeado de marmelada kinkan.
Em um mundo predominantemente masculino, a Charcutaria no Brasil já produz ícones femininos. É o caso da Casa das Meninas, primeira charcutaria de Paraty e a pioneira na produção de charcutaria de linha mar do Estado do Rio, que acaba de abrir um espaço para o grande público, no Centro Histórico.
Trabalhando há 6 anos neste ramo, as sócias Anna Paula Barreto e Maria Claudia Franca, começaram a história da Casa das Meninas, contando com as técnicas da chef Tatianna Cirinno (Menina Charcuteira), que serviram como base para criarem produtos novos e as acompanham até hoje. A partir daí se profissionalizaram, vislumbrando a produção de uma linha inédita à época – a de produtos mar. Hoje são desenvolvidos 36 produtos, de terra e mar, além de geleias, chutneys e antepastos. Já produzindo o Boudin de Peixe, os mariscos, Polvo e Lulas defumadas, nos deparamos com o Projeto A.mar, onde nos aperfeiçoamos na 1a turma da Escola de Alimentos do Mar.
Segundo a chef Anna Paula Barreto, os homens que antes torciam o nariz hoje se rendem aos encantos da charcutaria feminina. “O importante é trocar saberes e paixão. Somos movidas por essa paixão, insistência e paciência”, explica.
Serviço:
Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar
Endereço: Centro Histórico
Rua Comendador José Luiz, 11-B
Horário funcionamento: 5as, 6as, sábados, domingos e 2as, das 15h às 23 h.
$ – débito, crédito, pix e dinheiro – Capacidade – 15 pessoas.