Início » Dia do Queijo é destaque no Alloro al Miramar

Dia do Queijo é destaque no Alloro al Miramar

Restaurante reúne seleção de marcas de diferentes partes do Brasil e inova até na sobremesa

por Redação
Seleção de queijos - Foto: Alex Souto

Na sexta-feira (20/01), feriadão de São Sebastião no Rio de Janeiro, é celebrado o Dia do Queijo. O produto é um dos derivados do leite mais consumidos no planeta, segundo a FIL/IDF (2020), única organização mundial do setor lácteo. No sofisticado restaurante italiano Alloro al Miramar, localizado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, o ingrediente é estrela do cardápio do chef Michele Petenzi.

“Acho que será o ano dos queijos brasileiros. Aqui no Alloro, procuro valorizar justamente os produtos nacionais. Posso destacar duas sobremesas: a tábua de queijos artesanais de diversas regiões do Brasil, acompanhada de compotas diversas, que é uma tradição na Itália, meu país de origem, mas incomum no Brasil. Além dela, o tirami-choux, que é uma massa choux com creme de tiramissu, gel, creme inglês de café e também preparado com o queijo mascarpone. É um tipo diferente, cremoso, ácido e bastante clássico e muita gente não sabe que é feito com queijo”, explica o chef Michele, natural da região da Lombardia.

No cardápio do Alloro al Miramar, o queijo também brilha em outros pratos: na entrada, a Burrata Tricolore (queijo burrata, geleia caseira de tomate, farofinha de bacon e rúcula) e entre os pratos quentes, o Cavatelli al Ragu di Agnello (cavatelli com ragu de cordeiro e queijo pecorino) e a Tagliata di Costata, Rucola e Parmigiano con Patate Novelle (ancho grelhado, rúcula e parmesão com batatas, alho e alecrim).

Sobre Michele Petenzi:

Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World’s Best Restaurant 2019.

Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

Serviço:

Restaurante Alloro al Miramar

Endereço – Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.

Tel: (21) 2195-6213.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h30.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via