Início » Dia dos Solteiros é celebrado em agosto e busca por parceiro pode significar também mais saúde

Dia dos Solteiros é celebrado em agosto e busca por parceiro pode significar também mais saúde

por Redação
Foto: Unsplash

O calendário brasileiro possui diversas comemorações informais, que estão longe de serem feriados, mas que acabam sendo importantes em outros aspectos. No dia 12 de agosto, por exemplo, é celebrado o Dia dos Solteiros. Uma homenagem para quem não possui nenhum relacionamento estável, seja por vontade própria ou por falta de oportunidade. Uma escolha na vida importante, sobretudo na questão da saúde, como explicam alguns especialistas da área médica.

Em entrevista ao blog Betway Insider, a psicóloga Maria Laís Campos fez uma comparação entre a vida de um solteiro e de um casado para explicar que diferenças existem. O aspecto mais importante foi na parte social, onde os solteiros acabaram sendo alvos da falta de sociabilidade. “O isolamento potencializa respostas inflamatórias no organismo, enquanto redes sociais de suporte reduzem resposta ao estresse e potencializam funções anti-inflamatórias”, explica a especialista em saúde mental.

Isso não significa que 100% dos solteiros são solitários, ou que as pessoas casadas são mais sociáveis. Entretanto, é mais comum que os relacionamentos ofereçam mais sociabilidade, justamente por você estar sempre com alguém próximo. Uma pessoa solteira pode passar dias, caso queira, sem ver ninguém. Assim, o organismo acaba produzindo menos substâncias, deixando o corpo mais suscetível para sentimentos ruins, como a raiva e o estresse.

Maria Laís explica que estar apaixonado por alguém faz o efeito contrário, e os benefícios são diversos. “A dopamina, o neurotransmissor do prazer, é ativado na sensação de bem-estar de estarmos juntos à pessoa que amamos. Outro neurotransmissor ativado é a serotonina, que está associado ao prazer. As endorfinas auxiliam no efeito da satisfação e felicidade, ainda inibem os impactos da irritação e do estresse. A feniletilamina, semelhante à anfetamina, torna a nossa memória mais aguçada também para os detalhes do ser amado”, explica a psicóloga.

Vários sentimentos

Alguns estudos focados em homens solteiros mostram que a produção de testosterona é maior, justamente para o corpo incentivar a vontade de um relacionamento. A libido aumenta, assim como a falta de paciência. Isso será relembrado no próximo dia 12 de agosto, mesmo que sem comemoração. Afinal, estamos falando de uma data comemorativa totalmente informal. Somente algumas lojas, no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras, devem relembrar isso.

Na produção do artigo que compara os solteiros dos casados, a equipe da Betway, site de jogos de roletas online, também foi atrás de especialistas médicos para entender melhor algumas mudanças no comportamento de quem é comprometido. A neurocirurgiã Ana Maria Moura fez um resumo simples e detalhado: “A dopamina traz o sentido de felicidade ao organismo e está diretamente ligada à produção de adrenalina. Já a serotonina, é que faz os apaixonados ficarem até mais tarde no WhatsApp, e pela falta de interesse pela comida dos mesmos. Enquanto isso, a norepinefrina atua acelerando os batimentos do nosso coração, mesmo apenas quando pensamos no motivo da paixão.”

O curioso é que a data ficará bem próxima do dia 14, quando é celebrado o Dia dos Pais aqui no Brasil. Uma comparação curiosa, mas que não quer dizer muita coisa. São apenas datas escolhidas por diferentes motivos, inclusive o Dia dos Solteiros tem origem desconhecida e não está ligada ao dia 11 de novembro, celebração de mesmo nome na China, mas totalmente voltada para o comércio.

Momento de reflexão para alguns

Apesar da ideia mais simples dessa data, algumas pessoas podem usar o período para refletirem sobre a vida. Muitas pessoas sofrem com a falta de um relacionamento, enquanto outras se sentem justamente presas demais. Esse pode ser um momento de mudança, mesmo que seja motivado por alguma celebração informal e pouco divulgada. Afinal, relacionamento não é nada simples.

Várias pessoas enfrentam traumas e dificuldades para encontrar um parceiro, justamente pelos desafios que existem nisso. Entretanto, se olharmos para as falas dos especialistas, é saudável ter essa busca. Nós somos seres sociáveis, e alguns momentos de felicidades podem ficar ainda maiores se compartilhados com alguém que amamos. Isso não exclui familiares, amigos ou até mesmo animais domésticos. Uma boa companhia é sempre bom.

Os médicos concordam nisso, por isso o próximo Dia dos Solteiros pode servir de inspiração para uma saúde melhor. Isso pode acontecer com um novo namorado, por exemplo, desde que seja feito com paixão e amor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via