Dia Internacional do Autocuidado: turismo wellness cresce, atrai novos adeptos e inspira roteiros focados em autoconhecimento e evolução pessoal  

Em meio ao mundo pós-pandemia, em constantes transformações e superconectado, as viagens vão além da busca pela saúde mental e bem-estar, despertando profundas transformações pessoais e mudanças significativas na visão de mundo 

No Dia Internacional do Autocuidado (24/07), data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde, celebramos uma mudança significativa na forma como a sociedade vem priorizando seu bem-estar e a saúde mental. A pandemia trouxe um novo comportamento, em que as pessoas passaram a valorizar ainda mais o equilíbrio das emoções, a presença, as conexões humanas, a importância de estar com quem amamos e a própria evolução pessoal. Dados da McKinsey Health Institute (MHI) de 2022 mostram que 29% dos brasileiros percebem a saúde mental como muito importante e 63% extremamente importante, total de 92% — maior do que os índices globais, que beiram os 85%. Com a crescente conscientização sobre a importância do autocuidado e da saúde holística, o mercado de turismo wellness vem crescendo a cada ano, atraindo novos adeptos e passando por um processo de ressignificação, no qual as viagens não são mais apenas uma porta de entrada essencial para o bem-estar e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ou seja, não é mais um simples “escapismo”. Atualmente, as pessoas estão procurando experiências que promovem um mergulho profundo em si mesmas, despertando a evolução pessoal em busca de novos comportamentos e visões de mundo, equilibrando as emoções, fortalecendo conexões humanas e com o ambiente, gerando ainda mais qualidade de vida e longevidade.

Uma pesquisa realizada pelo Global Wellness Institute (GWI) estimou crescimento de 21% ao ano no turismo de bem-estar até 2025, sendo responsável por mais de um bilhão de viagens individuais por ano. O autocuidado, autoconhecimento e a saúde mental, certamente, se tornaram uma prioridade e as viagens wellness, hoje, são um dos setores de maior crescimento da indústria. Segundo um novo relatório divulgado pela Amadeus em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), os dados mostram que houve um aumento de 34% em relação ao volume de turistas internacionais registrados em todo o mundo em 2023, em relação a 2022. Olhando para o futuro, os dados da Amadeus mostram que as buscas por viagens para embarque entre maio e agosto deste ano, o aumento foi de 132% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na tradicional agência de viagens Stella Barros Turismo, a diretora-executiva Agatha Abrahão afirma que o turismo de bem-estar se ressignifica a cada dia e amplia seu espaço. “As pessoas estão buscando por uma jornada de autoconhecimento, evolução pessoal. E, depois da pandemia, entenderam o valor do tempo e da presença. Isso fez com que passassem a olhar suas viagens como uma grande e potente janela de desenvolvimento, de trocas ainda mais profundas com outras culturas e realidades. Atualmente, uma grande parcela dos viajantes latino-americanos, cerca de 46%, afirmam que desacelerar, desconectar e ressignificar são os principais motivos para viajar. E as pessoas querem fazer isso com tranquilidade e confiança, em jornadas que elas possam estar absolutamente focadas nas experiências de transformação pessoal”, destaca a executiva. Segundo ela, os viajantes querem experiências transformadoras que possam impactar, inclusive, na maneira como enxergam o mundo, mudando valores e percepções pessoais. “Quanto mais ferramentas personalizadas encontrarmos para isso, mais potente será a viagem de cada um dos nossos clientes.”

O público também já não é mais o mesmo. “Se antes a busca pelo turismo wellness era vista como luxo e o público prioritário era 50+, hoje já percebemos uma mudança muito clara neste mercado. O turismo de luxo está rejuvenescendo e atraindo jovens de 25 a 49 anos, com destaque para Millennials (48,2%) e Geração Z (28%). Pesquisas mostram que 64% dos viajantes estão dispostos a reduzir gastos pessoais em outras áreas para priorizar viagens de autoconhecimento e transformação pessoal.”, conta a executiva. O que antes era um privilégio do público mais sênior, agora abre espaço para um espírito aventureiro mais novo e previsto para crescer até 28,3% em 2025.

Tendências inspiram agências a criar roteiros únicos e transformadores

Em linha com esse cenário, as agências de viagem estão, cada vez mais, se inspirando e construindo roteiros cada vez mais sofisticados, únicos e transformadores. Como exemplo, a Stella Barros Turismo lança em parceria com a psicóloga e astróloga Chloé d’Archemont o roteiro “Detox da Alma na Colômbia”. Um retiro para mulheres que acontecerá pela primeira vez na Colômbia, em novembro deste ano. A viagem de autoconhecimento pela Colômbia vai em busca de histórias inspiradoras de mulheres. O roteiro de oito dias inclui cidades como a histórica capital, Bogotá, passando por uma jornada de autoconhecimento e contato com a natureza exuberante de Palomino e encerra com experiências de relaxamento nas praias paradisíacas de Cartagena. Em cada uma das três cidades, as mulheres que participarem do projeto vão conhecer a história de outras mulheres, como a de Maria Paula Durán, artista e ativista que utiliza a fotografia para curar e promover a paz. Também conhecerão a história de Deysi Torres, guardiã cultural arhuaca, que preserva tradições ancestrais e respeita a natureza. Sua sabedoria pré-colombiana expande a percepção da conexão com a terra.

As edições anteriores deste retiro de autoconhecimento aconteceram em Búzios, no Rio de Janeiro. A viagem oferece uma experiência transformadora por meio de três pilares: astrologia, roda entre mulheres, vivências de autoconhecimento e yoga. As participantes se hospedarão no One Santuario, em Palomino, e na Casa Pizarro, em Cartagena, proporcionando um contato profundo com a natureza e a cultura local. “O “Detox da Alma” tem o intuito de orientar as melhores formas de exercer o contato com a espiritualidade e o corpo físico. Juntos, esses pilares proporcionam uma experiência de autoconhecimento profundo e conexão com a alma, fazendo com que as pessoas, ao retornarem desse tipo de viagem, estejam transformadas e com novas visões para colocar em prática nas suas relações diárias e diante dos desafios da vida”, explica Chloé.

“Detox da Alma na Colômbia permeia muitas ferramentas e trocas de expansão do universo feminino no caminho de evolução pessoal. Para nós, uma marca nascida de uma mulher forte, vanguardista e inspiradora, é além de tudo, uma forma de ressignificar e fortalecer a nossa própria estrada.”, finaliza Agatha.

Stella Barros  

Há mais de 50 anos organizando viagens ao redor do Brasil e do mundo, a tradicional agência de viagens, Stella Barros, entrega excelência, modernidade, pioneirismo, tecnologia e tradição, realizando sonhos dos clientes. Para além das experiências de viagem pré-definidas, a agência acredita na potência da criação de roteiros personalizados e sob medida para experiências absolutamente transformadoras. O viajante pode optar por roteiros de luxo com requinte e tranquilidade, natureza, aventura, capitais que proporcionam sensações intensas, como Bangkok, até os templos sagrados e tradições culturais milenares de países como o Japão. A Stella Barros faz parte do Grupo Águia, líder em negócios de turismo, que completa 20 anos de atuação em 2024. Saiba mais sobre a Stella Barros em: https://stellabarros.com.br/