Dia Nacional da Cultura reforça a importância da arte e do patrimônio cultural para a sociedade brasileira

Neste 5 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Cultura, uma data que reafirma a importância da arte e das expressões culturais como pilares da identidade, da convivência social e do desenvolvimento pessoal e coletivo. 

De acordo com dados da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú e Datafolha, 54% dos brasileiros apontam a cultura como fonte essencial de bem-estar. Além disso, 61% dos entrevistados relataram que participar de atividades culturais ajuda a reduzir estresse, tristeza e solidão e 58% percebem melhorias nos relacionamentos familiares por meio de programas culturais, enquanto 57% afirmam que esses hábitos elevam a qualidade de vida em geral.

Essas descobertas reforçam a importância de uma vida cultural ativa e acessível, e justificam a busca contínua por políticas públicas e incentivos que ampliem o acesso à cultura para todos. A cultura brasileira, diversa e marcante, é uma fonte de inspiração que atravessa gerações, promovendo um espaço onde histórias, valores e tradições se encontram, e fortalecendo a coesão social.

Essa riqueza cultural que ultrapassa o entretenimento e se coloca como ferramenta de transformação e desenvolvimento econômico, com o setor empregando milhões de pessoas e movimentando uma ampla cadeia produtiva. Segundo dados do Observatório Itaú Cultura, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, equivalente a 3,11% do PIB brasileiro.

“Celebrar a cultura no Brasil é celebrar a diversidade, a identidade e a resiliência do povo brasileiro. Nós devemos ter um compromisso com um futuro em que a cultura seja cada vez mais acessível, valorizada e reconhecida como elemento vital para o bem-estar e o crescimento da sociedade”, afirma Daniel Campos Neto, CEO da EDC Group.

Crescimento na adesão cultural reforça o valor da diversidade e acessibilidade das atividades culturais

O aumento do envolvimento dos brasileiros em atividades culturais em 2023 evidencia a importância de oferecer uma programação cultural acessível e variada. Do consumo digital à participação em eventos presenciais, a cultura se consolida como um meio essencial de bem-estar e enriquecimento pessoal, com atividades como música, cinema e teatro atraindo públicos cada vez mais amplos e diversos.

Ainda de acordo com a pesquisa Hábitos Culturais, 96% dos brasileiros participaram de atividades culturais, uma alta que reflete tanto o avanço das plataformas digitais quanto o fortalecimento das opções presenciais em espaços públicos e acessíveis. Apresentações ao vivo de música, dança e peças teatrais atraíram 45% dos brasileiros.

“As atividades culturais presenciais, como shows, peças de teatro e exibições ao ar livre, registraram uma adesão crescente, reforçando a importância de criar opções acessíveis e democratizar o acesso à cultura em todo o país. A ampliação do consumo digital também desempenha um papel fundamental na inclusão, pois permite que o público escolha entre uma variedade de conteúdos e formatos que se adequem às suas preferências e rotinas. Quando as pessoas encontram na cultura uma experiência acessível e diversa, seu engajamento e bem-estar aumentam significativamente”, comenta Daniel.

Empresas apoiam o setor

Para democratizar o acesso à arte e fortalecer a identidade cultural de um país, o apoio de empresas ao setor cultural é fundamental. Ao investir em projetos culturais, essas companhias não só ampliam as oportunidades de desenvolvimento pessoal e social para diversas comunidades, mas também colaboram com a criação de uma sociedade mais inclusiva e crítica, além de impulsionar a economia criativa, valorizando artistas e promovendo a sustentabilidade de eventos e instituições culturais que enriquecem a vida das pessoas e geram valor para a sociedade como um todo.

A EDC Group, consultoria de recrutamento e seleção com mais de 14 anos de expertise, celebra o Dia Nacional da Cultura com um compromisso sólido com a arte, o esporte e a educação, por meio do patrocínio de diversos projetos culturais e sociais. Com a visão de que a cultura tem o poder de transformar a sociedade, a empresa apoia desde 2018 mais de 15 iniciativas que beneficiam diferentes públicos, incluindo jovens, idosos, pessoas com deficiência e comunidades de baixa renda. Esse apoio tem permitido o acesso a espetáculos teatrais, cinema e exposições em diversas localidades, promovendo uma cultura mais inclusiva e acessível.

Entre os projetos apoiados pela empresa, destacam-se a iniciativa Inclusão Lado a Lado, do Instituto Olga Kos, que promove a inclusão social de jovens e adultos com e sem deficiência por meio de artes marciais, estimulando habilidades físicas, sociais e familiares, e o projeto Fazendo Arte, que incentiva o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes com deficiência, com oficinas de artes plásticas e técnicas de estamparia. A EDC também apoiou espaços culturais, como Bourbon Street, Teatro Renaissance, Teatro Nair Bello, e atualmente, Teatro Claro SP e Teatro UOL, visando fomentar a produção cultural e facilitar o financiamento de projetos por meio de incentivos fiscais.

“Acreditamos que a arte e a cultura são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao apoiar essas iniciativas, estamos não apenas valorizando a produção artística, mas também proporcionando uma experiência cultural acessível e enriquecedora para todos,” conclui o CEO.

“Nós valorizamos e investimos em cultura pois reconhecemos seu papel fundamental no desenvolvimento humano e social, atuando como uma força motriz na construção de uma comunidade mais justa e inclusiva. Nosso compromisso com o patrocínio cultural reflete nossa responsabilidade social e a intenção de causar um impacto positivo na comunidade. Continuaremos a apoiar iniciativas que inspirem e transformem vidas, contribuindo para um ambiente mais rico e diversificado”, conclui Campos Neto.

A lista completa de projetos apoiados pela EDC Group pode ser encontrada aqui.

EDC Group:

A EDC Group é uma multinacional brasileira com atuação em toda a América Latina e EUA, na área de consultoria e outsourcing de serviços. Com mais de 14 anos de atuação no mercado, a empresa oferece serviços de outsourcing especializado, mão de obra temporária, hunting, BPO e projetos especiais, para as áreas de Engenharia, Manufatura, Logística, Agroindustrial, Telecomunicações, Serviços e Saúde, visando fornecer o profissional adequado a necessidade da empresa, proporcionando a cada colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Com sede em São Paulo (SP) e filiais em Indaiatuba (SP) e Troy Michigan (EUA), a EDC conta com mais de 300 colaboradores para atender clientes como Siemens, Mercedes-Benz, John Deere, AGCO, ZF, entre outros.

Saiba mais:  https://www.edcgroup.com.br

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio