Diego Dionísio estreia espetáculo afro infantil Rainha Conga em São Paulo

Rainha Conga

Nos dias 01, 06, 07, 21 e 23 de novembro acontecem os espetáculos “Rainha Conga” em equipamentos culturais na cidade de São Paulo, dirigido pelo produtor Diego Dionísio. A peça é inspirada na história das Rainhas das Congadas e de Moçambique e ganha ainda mais profundidade ao incorporar referências aos grupos de cultura popular do Vale do Paraíba, uma região rica em tradições que dialogam com a herança africana no Brasil.

“Pesquiso há mais de 20 anos grupos de cultura popular em toda América Latina e entre elas as Rainhas das Congadas e de Moçambique e fico extremamente honrado em estrear esse espetáculo que oferece para o público essa experiência educativa, ancestral e de pertencimento. A intervenção urbana coloca luz ao celebrar as raízes culturais afro-brasileiras, proporcionando ao público infantil e adulto um momento de reflexão e encantamento sobre a força da ancestralidade”, afirma Dionísio, produtor e curador artístico.

Diego Dionísio – foto: Rafael Berezinski

A peça conta com as atrizes Illane de Paula e Pérola Mello no elenco narrando a história de uma rainha africana que liderou seu povo com sabedoria, ensinando sobre a preservação da natureza e a importância das relações culturais.

Com essa nova produção, Dionísio reafirma seu compromisso com a valorização da cultura afrodescendente e das tradições populares do Brasil, em especial do Vale do Paraíba, que agregam para a riqueza cultural da peça.

Espetáculo Rainha Conga

Programação 

01/11 às 15h no Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo–SP)

06/11 às 10h na Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão (Praça Óscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo–SP)

07/11 às 10h no Centro Cultural da Juventude – Ruth Cardoso (Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo–SP)

21/11 às 15h no Centro Cultural Grajaú (R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque America)

23/11 às 17h na Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista (R. Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles, São Paulo–SP)

As apresentações são gratuitas e os ingressos são liberados 30 minutos antes.

Diego Dionisio

Diego Dionísio é jornalista, pesquisador da Comissão Paulista e Nacional de Folclore e especialista em culturas populares da IOV- WORLD Organização Internacional de Arte Popular e especialista em Inventário de Registro do Patrimônio Imaterial pela Cátedra da Unesco do Crespial, no Chile, e em Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Há mais de 20 anos, atua como gestor de políticas públicas e produtor cultural, desenvolvendo projetos artísticos de destaque, como Verdejando, Sabor Paulista, Arte na Rua Dança, Arte na Rua, Consciência Negra, Arraial Arte na Rua e Negritudes, produzidos pela emissora Rede Globo. Diego é presidente da Comissão Paulista de Folclore e CEO da TáDITO – Comunicação e Produção. Pela TáDITO, ele foi curador artístico de diversos projetos, entre eles: Festival Efemere, Festival Histórico de São Paulo, Festival Diversidade do Facebook, Patrimônios Vivos, Sampa Samba Rock, Rainhas do São João, Bixiga-se, Festival do Café, Virada Cultural Paulista, Parada do Orgulho LGBTQIA+, Festival de Natal da Caixa Econômica, Festival de Natal do Mercadão de São Paulo e o Encontro de Danças Populares no Sesc. Para mais informações, acesse aqui.

TáDITO

A TáDITO é uma produtora idealizada pelo Dionísio, composta por uma equipe de profissionais que atuam em diversas vertentes culturais, desenvolvendo trabalhos dedicados à criação, planejamento e coordenação de ações em todas as etapas de projetos culturais. A produtora se destaca pela valorização de temáticas brasileiras, com foco em artistas populares, de rua e coletivos negros. Entre as ações voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira, a TáDITO já produziu apresentações de grupos como Gê de Lima, Baobá, Cia Odará, Coletivo 011 de Samba Rock e Raquel Tobias. Para saber mais, acesse aqui.

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso