Dinastia Sabah lança pesquisa “Os Bastidores do Hip Hop”

Formulário disponível para profissionais da cultura Hip Hop promete lançar luz sobre o futuro da cena

por Redação
Dinastia @ramon.vellasco @berroinc.cc

A Dinastia Sabah, produtora de cultura urbana comandada por Ju Dorotea lança a nova edição da pesquisa “Os Bastidores do Hip Hop”. A investigação profunda sobre o universo da cultura urbana no Brasil se inicia com o preenchimento do formulário disponibilizado, que pode ser respondido por todos os profissionais que fazem parte deste mercado, e finaliza com resultados apresentados em seminário. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A pesquisa busca mapear a atuação profissional na cultura urbana, reunindo dados essenciais sobre os desafios enfrentados pelos artistas do Hip Hop no Brasil, um dos movimentos culturais mais expressivos do país. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esse cenário, a produtora convida convida artistas e produtores que atuam nos elementos da cultura hip hop (Breaking, Graffiti, MC, DJ) a responderem.

“Eu vivo da cultura Hip Hop, não só como profissão, mas como parte da minha identidade e do meu dia a dia. O Hip Hop é arte, expressão e transformação social, mas também movimenta a economia e gera renda para muita gente, especialmente nas periferias. São 50 anos de uma cultura que trouxe novas profissões para o mercado e nosso estudo se tornou uma ferramenta fundamental para a análise do Hip Hop no Brasil e o entendimento de suas complexidades.”, explica Ju Dorotea, rapper ou “latina repeira”, como se define,  apresentadora, produtora e diretora musical.

A equipe de pesquisadores conta ainda com a participação de Stephanie Dias, cria da Baixada Fluminense, pesquisadora, cineasta, Graduada em História, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias na UERJ, que une o gosto pela cultura Hip Hop e audiovisual em seus trabalhos, e de DJ Josafá, artista com 12 anos de experiência na cultura do vinil, um dos principais Dj’s na região Sul Fluminense, campeão da Black Base Contest 2024, referência na performance de TURNTABLISM e advogado atuante na área de direitos autorais.

Os dados coletados nesta edição de 2025 serão apresentados em um seminário voltado ao mercado cultural, incluindo jornalistas, artistas e pesquisadores, entre outros, que acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto, mês em que é celebrado o Dia Nacional do Hip Hop . O seminário será uma oportunidade única para discutir os resultados da pesquisa e refletir sobre o futuro do hip hop no Brasil

Para mais informações e para acessar o formulário, acesse o link: https://forms.gle/fGALHDpeztsGcQei8

Dinastia Sabah:

A Dinastia Sabah é uma produtora que atua nos bastidores da cultura urbana, com serviços de qualidade para artistas e agentes culturais que querem fazer a diferença no mundo com o seu trabalho.

Ju Dorotea: 

Rapper ou “latina repeira” como gosta de se apresentar, Ju Dorotea estreou na cena em 2016 com o EP “Sincronia”, que teve boa repercussão no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Já participou de projetos como Pineapple Storm TV e fez a trilha de entrada no ringue da campeã Sul Americana Renata Rehulk, atleta de MMA.

Além de sua atuação como artista, Ju é parecerista de editais culturais, contribuindo com sua expertise em cultura urbana para a avaliação de projetos no setor. Atualmente é a diretora musical do projeto #estudeofunk, patrocinado pela BEATS, na Fundição Progresso, e ajuda a lançar novos talentos do funk. Também é criadora e apresentadora do Sabahcast, um podcast sobre cultura urbana no Brasil.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend