Dinastia Sabah lança pesquisa “Os Bastidores do Hip Hop”

Dinastia @ramon.vellasco @berroinc.cc

A Dinastia Sabah, produtora de cultura urbana comandada por Ju Dorotea lança a nova edição da pesquisa “Os Bastidores do Hip Hop”. A investigação profunda sobre o universo da cultura urbana no Brasil se inicia com o preenchimento do formulário disponibilizado, que pode ser respondido por todos os profissionais que fazem parte deste mercado, e finaliza com resultados apresentados em seminário. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A pesquisa busca mapear a atuação profissional na cultura urbana, reunindo dados essenciais sobre os desafios enfrentados pelos artistas do Hip Hop no Brasil, um dos movimentos culturais mais expressivos do país. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esse cenário, a produtora convida convida artistas e produtores que atuam nos elementos da cultura hip hop (Breaking, Graffiti, MC, DJ) a responderem.

“Eu vivo da cultura Hip Hop, não só como profissão, mas como parte da minha identidade e do meu dia a dia. O Hip Hop é arte, expressão e transformação social, mas também movimenta a economia e gera renda para muita gente, especialmente nas periferias. São 50 anos de uma cultura que trouxe novas profissões para o mercado e nosso estudo se tornou uma ferramenta fundamental para a análise do Hip Hop no Brasil e o entendimento de suas complexidades.”, explica Ju Dorotea, rapper ou “latina repeira”, como se define,  apresentadora, produtora e diretora musical.

A equipe de pesquisadores conta ainda com a participação de Stephanie Dias, cria da Baixada Fluminense, pesquisadora, cineasta, Graduada em História, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias na UERJ, que une o gosto pela cultura Hip Hop e audiovisual em seus trabalhos, e de DJ Josafá, artista com 12 anos de experiência na cultura do vinil, um dos principais Dj’s na região Sul Fluminense, campeão da Black Base Contest 2024, referência na performance de TURNTABLISM e advogado atuante na área de direitos autorais.

Os dados coletados nesta edição de 2025 serão apresentados em um seminário voltado ao mercado cultural, incluindo jornalistas, artistas e pesquisadores, entre outros, que acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto, mês em que é celebrado o Dia Nacional do Hip Hop . O seminário será uma oportunidade única para discutir os resultados da pesquisa e refletir sobre o futuro do hip hop no Brasil

Para mais informações e para acessar o formulário, acesse o link: https://forms.gle/fGALHDpeztsGcQei8

Dinastia Sabah:

A Dinastia Sabah é uma produtora que atua nos bastidores da cultura urbana, com serviços de qualidade para artistas e agentes culturais que querem fazer a diferença no mundo com o seu trabalho.

Ju Dorotea: 

Rapper ou “latina repeira” como gosta de se apresentar, Ju Dorotea estreou na cena em 2016 com o EP “Sincronia”, que teve boa repercussão no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Já participou de projetos como Pineapple Storm TV e fez a trilha de entrada no ringue da campeã Sul Americana Renata Rehulk, atleta de MMA.

Além de sua atuação como artista, Ju é parecerista de editais culturais, contribuindo com sua expertise em cultura urbana para a avaliação de projetos no setor. Atualmente é a diretora musical do projeto #estudeofunk, patrocinado pela BEATS, na Fundição Progresso, e ajuda a lançar novos talentos do funk. Também é criadora e apresentadora do Sabahcast, um podcast sobre cultura urbana no Brasil.

Related posts

Lançamento de “Mulheres nas Finanças, Volume 2” em setembro, em São Paulo

ONG Favela Mundo celebra aniversário de 15 anos com diversas atividades culturais e mutirão de vagas para cursos gratuitos

Arte pública ocupa escolas do Rio e de Niterói com oficinas culturais