Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood

Lançamento do livro: dia 9 de setembro na livraria da Travessa (Leblon) - Mostra de cinema: de 11 a 18 de setembro no Estação NET Rio

Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood

A jornalista e crítica de cinema Luciana Costa apresenta “Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood”, um tributo apaixonado às maiores estrelas do cinema clássico hollywoodiano que conta com livro e mostra de cinema. O lançamento do livro será no dia 9 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa (Leblon), e, logo após, de 11 a 18 de setembro, a mostra de cinema homônima toma conta do Estação NET Rio. Para os cinéfilos, os eventos prenunciam ser uma celebração da história e do legado das maiores estrelas do cinema americano.

A pesquisa sobre o assunto durou 10 anos. E a ideia do livro nasceu durante a pandemia, em que aproveitou o isolamento para conceber e produzir o trabalho. Ter assistido a todos os filmes deu a noção de que isso poderia resultar em algo especial. “Estas atrizes maravilhosas conquistaram espaço único no público, história do cinema, cultura pop, imaginário popular e cadeira cativa no coração das pessoas. Tudo que você vai ler no livro, terá um exemplo visual dentro da sala de cinema do Estação NET Rio”, explica Luciana Costa, que assina a curadoria da mostra e do livro.

Idealizado, organizado e editado pela jornalista, o livro celebra a trajetória das icônicas atrizes, cobrindo a vida e a carreira de grandes nomes como Marlene Dietrich, Joan Crawford, Claudette Colbert, Greta Garbo, Bette Davis, Judy Garland, Katharine Hepburn, Ingrid Bergman, Rita Hayworth, Ava Gardner, Esther Williams, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Grace Kelly, Elizabeth Taylor e Sophia Loren – uma obra completa sobre as principais divas de Hollywood, com biografias, análises de filmes representativos, curiosidades e fotos.

Dentro da mostra, cada Diva ganhou seu destaque na programação com filmes que marcaram uma época – considerada a “Era de Ouro” da cinematografia americana o período que se estendeu dos anos 1920 aos anos 1960. Serão 16 filmes, um para cada atriz. Clássicos como “Jezebel”, “À Meia Luz”, “Torrentes de paixão”, “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, “Duas mulheres”, entre outros, estão na grade.

Destaques do livro

Biografias Detalhadas – Cada capítulo é dedicado a uma diva, explorando suas vidas, carreiras e legados.

Análises de Filmes – Críticas aprofundadas de três filmes representativos de cada atriz, oferecendo uma visão abrangente de suas contribuições para o cinema.

Curiosidades e Fotos – Informações e imagens ilustrativas que enriquecem a narrativa.

Contribuições de Especialistas – O livro “Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood” contou com a colaboração de mais 15 profissionais do mercado audiovisual. Cada colaborador trouxe sua expertise e paixão pelo cinema, contribuindo com artigos sobre filmes representativos das grandes estrelas da Era de Ouro de Hollywood. São eles: Alê Shcolnik, Ana Carolina Garcia, Ava Erzen, Beatriz Saldanha, Carlos Brito, Carlos Primati, Célio Silva, Francisco Malta, Mario Abbade, Pablo Bazarello, Rodrigo Fonseca, Ricardo Largman, Sylvio Gonçalves, Thiago Sardenberg e Zeca Seabra.

Sobre a Autora

Luciana Costa é jornalista, crítica de cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Mestranda em Comunicação pela UERJ, é autora do livro “Um Amor de Gênio” e criadora do site Cinematizando (http://cinematizando.com/).

Serviço

Mostra Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood e lançamento do livro

– Lançamento do livro: dia 09 de setembro às 19h – Livraria da Travessa (Leblon)

– Temporada da mostra: de 11 a 18 de setembro de 2024

Estação NET Rio – Rua Voluntária da Pátria, 35

Ingressos a R$18

 

Programação Mostra Divas – As Musas da Era de Ouro de Hollywood

11/09 – Quarta-feira

18:30 Bette Davies – Jezebel (104 minutos)

20:30 Ingrid Bergman – À Meia Luz (114 minutos)

 

12/09 – Quinta-feira

18:30 Marlene Dietrich – O diabo feito mulher (89 minutos)

20:30 Judy Garland – Nasce uma estrela (154 minutos)

 

13/09 – Sexta-feira

18:30 Esther Williams – Escola de sereias (101 minutos)

20:30 Ava Gardner – A condessa descalça (128 minutos)

 

14/09 – Sábado

18:30 Marilyn Monroe – Torrentes de paixão (92 minutos)

20:30 Audrey Hepburn – Um clarão nas trevas (108 minutos)

 

15/09 – Domingo

18:30 Grace Kelly – Amar é sofrer (104 minutos)

20:30 Elizabeth Taylor – Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (131 minutos)

 

16/09 – Segunda-feira

18:30 Sophia Loren – Duas mulheres (101 minutos)

20:30 Katherine Hepburn – Núpcias de um escândalo (112 minutos)

 

17/09 – Terça-feira

18:30 Claudette Colbert – Cleópatra (100 minutos)

20:30 Joan Crawford – Amor de dançarina (92 minutos)

 

18/09 – Quarta-feira

18:30 Rita Hayworth – A trilha de Salina (96 minutos)

20:30 Greta Garbo – Ninotchka (110 minutos)

Sinopses:

Jezebel (Jezebel), de William Wyler, (EUA, 1938). Com Bette Davis, Henry Fonda, George Brent. Drama/Romance. Sinopse: Na Louisiana da década de 1850, uma bela sulista de espírito livre perde seu noivo devido à sua teimosa vaidade e orgulho, e jura reconquistá-lo. 104 minutos. 14 anos.

À meia luz (Gaslight), de George Cukor, (EUA, 1944). Com Ingrid Bergman, Charles Boyer, Joseph Cotten. Drama. Sinopse: Anos depois que sua tia foi assassinada em sua casa, uma jovem mulher retorna à casa com seu novo marido. No entanto, ele tem um segredo que fará qualquer coisa para proteger, mesmo que isso signifique enlouquecer sua esposa. 114 minutos. 14 anos.

O diabo feito mulher (Rancho Notorious), de Fritz Lang. Com Marlene Dietrich, Arthur Kennedy, Mel Ferrer. Western. Sinopse: Após o assassinato de sua noiva, um peão de uma fazenda do Wyoming sai em busca do assassino. 89 minutos. 14 anos.

Nasce uma estrela (A star is born), de George Cukor, (EUA, 1954). Com Judy Garland, James Mason, Jack Carson. Drama/Musical. Sinopse: Uma estrela de cinema ajuda uma jovem cantora e atriz a encontrar a fama, mesmo quando a idade e o alcoolismo enviam sua própria carreira para o abismo. 154 minutos.

Escola de sereias (Bathing beauty), de George Sidney, (EUA, 1944). Com Esther Williams, Red Skelton, Basil Rathbone. Comédia/Musical. Sinopse: Um mal-entendido planejado leva ao rompimento de um compositor e sua noiva. Ela volta a trabalhar como professora de educação física em uma escola só para meninas, mas uma brecha legal permite que o homem se matricule como um de seus alunos. 101 minutos. 14 anos.

A condessa descalça (The barefoot contessa), de Joseph L. Mankiewicz, (EUA, 1954). Com Ava Gardner, Humphrey Bogart, Edmond O’Brien. Drama/Romance. Sinopse: A história de Cinderela sobre como um diretor em declínio revive sua carreira depois de descobrir a bela dançarina espanhola e a torna uma estrela de Hollywood. 128 minutos. 14 anos.

Torrentes de paixão (Niagara), de Henry Hathaway, (EUA, 1953). Com Marilyn Monroe, Joseph Cotten, Jean Peters. Suspense. Sinopse: Como dois casais estão visitando as Cataratas do Niágara, as tensões entre uma esposa e seu marido atingem o nível de assassinato. 92 minutos. 14 anos.

Um clarão nas trevas (Wait until dark), de Terence Young, (EUA, 1967). Com Audrey Hepburn, Alan Arkin, Richard Crenna. Suspense. Sinopse: Uma mulher que ficou cega recentemente é aterrorizada por um trio de bandidos enquanto procuram uma boneca recheada de heroína que eles acreditam que está em seu apartamento. 108 minutos. 14 anos.

Amar é sofrer (The country girl), de George Seaton, (EUA, 1954). Com Grace Kelly, Bing Crosby, William Holden. Drama. Sinopse: Um diretor contrata um ex-alcoólatra e inicia um relacionamento tempestuoso com a esposa do ator, que ele acredita ser a causa de todos os problemas do homem. 104 minutos. 14 anos.

Quem tem medo de Virginia Woolf? (Who’s afraid of Virginia Woolf?), de Mike Nichols, (EUA, 1966). Com Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal. Drama. Sinopse: Um casal amargo e envelhecido, com a ajuda do álcool, usa seus jovens hóspedes para alimentar angústia e dor emocional um pelo outro durante uma noite angustiante. 131 minutos. 14 anos.

Duas mulheres (La ciociara), de Vittorio De Sica, (Itália/França, 1960). Com Sophia Loren, Jean-Paul Belmondo, Raf Vallone. Drama. Sinopse: Na Segunda Guerra Mundial, a Itália, uma viúva e sua filha solitária estão buscando distância dos horrores da guerra. 101 minutos. 14 anos.

Núpcias de um escândalo (The Philadelphia story), de George Cukor, (EUA, 1940). Com Katharine Hepburn, Cary Grant, James Stewart.Comédia/Romance. Sinopse: Quando o ex-marido de uma mulher rica e um jornalista aparecem logo antes do novo casamento da mulher, ela começa a aprender a verdade sobre si mesma. 112 minutos. 14 anos.

Cleópatra (Cleopatra), de Cecil B. DeMille, (EUA, 1934). Com Claudette Colbert, Warren William, Henry Wilcoxon. Drama. Sinopse: A rainha do Egito engana Júlio César e Marco Antônio. 100 minutos. 14 anos.

Amor de dançarina (Dancing lady), de Robert Z. Leonard, (EUA, 1933). Com Joan Crawford, Clark Gable, Franchot Tone. Comédia/Romance. Sinopse: Uma dançarina atraente é resgatada da prisão por um homem rico que a ajuda a ter sua primeira grande oportunidade em uma peça musical na Broadway. 92 minutos. 14 anos.

A trilha de Salina (La route de Salina), de Georges Lautner, (França/Itália, 1970). Com Rita Hayworth, Mimsy Farmer, Robert Walker Jr. Drama. Sinopse: Um hippie se muda para a casa de uma dona de café que age como sua mãe, e de sua filha, que não age como sua irmã. 96 minutos. 16 anos.

Ninotchka (Ninotchka), de Ernst Lubitsch, (EUA, 1939). Com Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire. Comédia/Romance. Sinopse: Uma mulher russa intransigente é enviada a Paris para tratar de assuntos oficiais, sente-se atraída por um homem que representa tudo o que ela supostamente detesta. 110 minutos. 14 anos.