Tristan Aronovich é um daqueles raros artistas completos que surpreendem a audiência pela versatilidade no ofício – parece fluir com domínio e confiança pelas mais diversas áreas. Nos últimos anos, Tristan chamou a atenção do público e crítica conquistando prêmios e indicações no cinema: de 2016 pra cá, dois filmes seus integraram a shortlist do Oscar®, foram mais de 10 prêmios internacionais, lançamentos em dezenas de países e um título como Top 10 na Netflix. O que mais chama a atenção é perceber que em todos esses projetos, além de atuar, Tristan frequentemente assina roteiro, edição, direção, composição de trilha sonora dentre outros cargos.
A MÚSICA
O que poucos sabem, no entanto, é que Tristan também possui uma formação “peso-pesado” em música, chegando a conquistar prêmios importantes no Brasil, Itália e EUA no início de sua carreira (além de compor, cantar e tocar diversos instrumentos). “Nos últimos 10 anos o cinema exigiu demais o meu tempo” afirma Tristan “Além dos projetos e lançamentos internacionais, dediquei 3 anos ao meu Mestrado em Cinema e TV na Geórgia, EUA, e fui obrigado a deixar a música um pouco de lado. Mas é uma paixão que me acompanha desde a infância e não consigo mais deixar o ‘Tristan músico’ em silêncio. São literalmente dezenas e dezenas de composições que quero jogar para o mundo. Quem sabe elas tocam a alma de alguém? Ou trazem algum sorriso, alívio e conforto”.
Pela primeira vez em sua carreira, a partir do dia 16 de Setembro suas canções passam a ficar disponíveis nas principais plataformas de música da atualidade: Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e tantas outras (basta dar uma busca por Tristan Aronovich). Algumas já podem ser conferidas no canal de Youtube do artista: youtube.com/@tristanaronovich.
O ESTILO
Tentar rotular um artista completo e colocá-lo numa “caixinha” não é tarefa fácil. As canções e baladas de Tristan Aronovich possuem uma pegada acústica com temperos de countrynorte-americano (certamente influência dos vários anos vivendo nos EUA e cruzando as estradas para shows, viagens, estudos e gravações). As canções já disponíveis na internet abordam questões universais como amor, corações partidos, sonhos, medos e despedidas – mas muito longe da sensação da música pop industrial (em que temos a sensação de que as músicas e artistas se repetem), cada balada é única, intensa e elegante – o que promete agradar desde fãs de country, pop e sertanejo até aqueles que apreciam uma MPB mais “clássica” e tradicional. Essa mistura e abrangência de estilos parece ser a marca registrada de Tristan
Perguntado sobre a possibilidade de conciliar a carreira do cinema com a música, Aronovich responde “Muito dos artistas que mais admiro conseguem conciliar muito bem. Atores incríveis como Jared Leto, Hugh Laurie, Jhonny Depp e Russel Crowe também possuem bandas, compõe e fazem shows. É só uma questão de gerenciar o tempo entre os projetos”. A julgar pela receptividade do público e qualidade das composições de Tristan, os fãs agradecem! Que venham mais e mais músicas e filmes!