“Do Rio a Minas – uma viagem vocal”, no Teatro Gaylussac, em Niterói

Quatro grupos vocais vão se apresentar, dia 19 de outubro, domingo, às 18 horas, no Teatro Gaylussac, em Niterói, RJ.  O show “Do Rio a Minas: uma viagem vocal” reúne “Cá Entre Voz”, “Coral do Casarão da Região Oceânica de Niterói” e “Grupo Vocal Flor do Canto”. Participação especial do “Arranco de Varsóvia”. Direção musical da cantora Cacala Carvalho e do maestro André Miranda.

Com repertório de 18 composições, cada grupo apresenta 5 músicas especialmente selecionadas de acordo com o título do projeto. O Arranco de Varsóvia fecha o show cantando 3 canções.

Para Cacala Carvalho, o canto em grupo com repertório brasileiro é uma ferramenta de qualidade de vida, de prevenção de doenças, de estímulo à criatividade, de união em torno de ideais coletivos maiores e importantes, de promoção do senso de pertencimento e de valorização da nossa cultura. A cantora e produtora, também integrante do Arranco de Varsóvia, acrescenta:

_ O canto coletivo, sua prática e difusão, cumpre importante função social de estimular a aproximação da música do cotidiano das pessoas, tendo como eixo o uso do instrumento primordial: a voz.

Cá Entre Voz

É um trio vocal formado em julho de 2022, na cidade de Niterói, por Rosane Feijó, Cristina Rodrigues e André Miranda. Unindo vivências musicais distintas, o grupo se propõe a apresentar repertório variado de MPB, investindo em arranjos inéditos e exclusivos, assinados pelo diretor musical, André Miranda. Para o show, pretende apresentar músicas de compositores do Rio de Janeiro. Rosane e Cristina cantaram juntas em diversos eventos na época da graduação, na Universidade Federal Fluminense, na década de 80.  Já André, formado em Música pela UNIRIO, participou de corais e grupos vocais. Ele no final de 2012 iniciou sua trajetória como regente coral e atualmente rege vários Coros. Em 2022, o grupo foi um dos vencedores do Concurso de Talentos da UFF. Além das eventuais apresentações às quais é convidado, dedica-se também a mostrar seu trabalho por meio das redes sociais. Instagram – @caentrevoz

Coral do Casarão da Região Oceânica de Niterói

Foi formado em 2016, sob a direção da maestrina Cacala Carvalho, com vozes mistas. O grupo vinha se apresentando em sua cidade e no Rio de Janeiro desde então, até que a partir de março de 2020, em função da pandemia do covid-19, passou a desenvolver a atividade coral virtualmente. Em 2022, com as atividades presenciais já retomadas, voltou a se apresentar em Niterói, no Rio de Janeiro e em outras cidades como Tiradentes e Conservatória.  Para 2025, o coral está interpretando um repertório totalmente voltado para a obra de Milton Nascimento. Instagram – @coral_do_casarao

O Grupo Vocal Flor do Canto

Começou suas atividades no ano 2007, com estreia em 2008 sob a direção da cantora e preparadora vocal Cacala Carvalho, cantando sempre um repertório popular brasileiro. Em seus 18 anos o grupo vem representando a música vocal de Niterói, cantando para um grande público amante da música vocal em várias cidades como Tiradentes, Conservatória, Belo Horizonte, Ouro Preto e Rio de Janeiro, além da própria Niterói. O grupo é formado por 10 cantoras de idades e profissões variadas, que se dedicam ao projeto vocal com a consciência de que inspiram todos ao canto, ao autoconhecimento e a valorizar a música brasileira. Com isso, dando visibilidade a este caminho trilhado com a garra, a graça, o empenho e a dedicação das cantoras, da regente, do violonista Canequinha e do maestro assistente Alain Pierre. Para 2025, o grupo está interpretando um repertório totalmente voltado para a obra de Milton Nascimento, homenageado do ano nos projetos da regente Cacala Carvalho. Instagram – @grupo.vocal.flor.do.canto

Arranco de Varsóvia

É um conhecido grupo vocal de samba, um forte incentivador da música vocal. Estreou em disco em 1997, com “Quem é de sambar”, logo seguido pelo” Samba de Cartola”que ganhou prêmio d’O Globo de melhor disco do ano de 1998.

Em 2001, o time feminino foi substituído por Andrea Dutra, Elisa Queirós e Cacala Carvalho, escolhidas entre 80 candidatas. Com essa formação, o Arranco entrou em estúdio para gravar “Na cadência do samba, que mistura duas inéditas de Dorival Caymmi, pérolas do pagode de Arlindo Cruz e Pixinguinha.  Com o disco, o Arranco ganhou o Prêmio da Música Brasileira de 2006 de “Melhor Grupo de Samba”. De lá pra cá seguiu trabalhando em shows e estúdios e atualmente apresenta-se em trio formado por Paulo Malaguti Pauleira, Andréa Dutra e Cacala Carvalho.

Serviço:

Dia: 19/10, domingo, às 18h

“Do Rio a Minas – uma viagem vocal”

“Cá Entre Voz”, “Coral do Casarão da Região Oceânica de Niterói” e “Grupo Vocal Flor do Canto”.

Participação especial do “Arranco de Varsóvia”.

Músicos convidados

Canequinha – violão

Daniel Boechat – percussão

Direção musical da cantora Cacala Carvalho e do maestro André Miranda.

Local: Teatro Gaylussac, em Niterói, RJ

Endereço: Rua Cel. João Brandão, 87 – São Francisco, Niterói – RJ

Telefone: (21) 2612-4000

Capacidade: 200

Duração: 90 minutos

Classificação etária: livre

Ingressos:

R$ 50 (R$ 25 – meia-entrada)

Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/do-rio-a-minas-uma-viagem-vocal/3109543

Related posts

Maestro Cleber Felipe Harmon, segundo colocado no Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky, comanda concertos da Orquestra Petrobras Sinfônica na Sala Cecília Meireles

BeBossa se apresentará pela primeira vez na Argentina, dia 14 de novembro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba

Joelma leva a turnê “Isso é Calypso” ao Quallistage