Documentário sobre o movimento negro Black Rio será apresentado dia 20 no Cine Arte UFF

Dia 20 de fevereiro, o Cineclube Paulo Freire promove uma sessão gratuita do filme ‘Black Rio! Black Power!’ (2023), do diretor Emílio Domingos que participará de um debate no final da projeção. A exibição acontece no Cine Arte UFF em Niterói às 16h40.

O documentário, que fez parte da programação de 24 festivais nacionais e internacionais e conquistou oito prêmios, iniciou sua trajetória no Festival do Rio 2023, onde recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial. Ele aborda a influência do movimento Black Rio na cultura, na sociedade e nos processos de luta por justiça racial no Rio de Janeiro e no Brasil das décadas de 1970 e 1980. A obra conta com a participação de Dom Filó, Carlos Dafé, Carlos Alberto Medeiros, Virgilane Dutra e Rômulo Costa.

O filme mostra a importância da cena musical nos rumos da política e do movimento negro no período de redemocratização, influenciando gêneros como o hip-hop e o funk, e o impacto nas novas gerações do orgulho negro e da valorização estética difundidos pelo Black Rio há 50 anos.

Cineclube Paulo Freire

Fundado em 2014 por estudantes do curso de Cinema-Licenciatura da Universidade Federal Fluminense, o Cineclube Paulo Freire nasceu com a missão de formar uma cultura cinematográfica entre os jovens. O projeto conta com uma curadoria especializada em cinema educativo, que seleciona filmes com pautas inclusivas e temáticas relevantes para a formação de jovens como cidadãos. As sessões acontecem em espaços educacionais e também no Cine Arte UFF, e são sempre seguidas de debates. Esse formato valoriza a escola como um ambiente capaz de promover eventos culturais e discussões que transcendem o currículo tradicional.

O cineclubismo, segundo Lucas Reis, um dos curadores do cineclube, é uma prática que enriquece a experiência cinematográfica. “O cinema só acontece de forma coletiva. As discussões após as sessões são indispensáveis, pois transformam o ato de assistir a um filme em uma atividade reflexiva e educativa. E para o Cineclube Paulo Freire, a reflexão sobre os filmes é indispensável para o trabalho”, conclui.

O Cine Clube Paulo Freire é uma produção do coletivo Aeroplano – Cinema e Educação. A mostra foi contemplada pela chamada pública de Fomentão – SMC 01/2023 e conta com patrocínio da Secretaria Municipal das Culturas- SMC de Niterói.

Serviço:
Filme ‘Black Rio!, Black Power’ (2023), dia 20 de fevereiro, às 16h40, no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói). Duração: 75 min. Após a sessão haverá um debate com o diretor do filme Emílio Domingos. Entrada franca.

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países