Dori Caymmi lança “Prosa e Papo”, álbum autoral que conta com as participações de Joyce Moreno, Monica Salmaso, MPB4, Renato Braz e João Cavalcanti

Nesta sexta-feira, 12 de abril, chega às plataformas digitais “Prosa e Papo”, novo álbum do compositor, cantor e arranjador Dori Caymmi (Biscoito Fino). Das 11 canções do álbum, oito são inéditas: além do poeta e compositor Paulo César Pinheiro, Roberto Didio divide com Dori a autoria de duas canções.

“Este disco começou influenciado pela cabeça do meu pai, pelas coisas que ele dizia pra gente e que ficaram na minha cabeça. Então, eu liguei pro Paulinho e disse que a gente precisava fazer uma música com a frase ‘entre por onde saiu e faça de conta que nunca me viu’: ele fez ‘Chato’. Outra que nasceu de uma expressão de papai – ‘carrapixo é mato, carrapato é bicho’ -, é ‘Prosa e Papo’ “, pontua Dori.

O álbum alinha convidados ao longo das faixas: o MPB4 surge na música título e também em “Um Carioca Vive Morrendo de Amor”, outra da safra recente de parcerias com Paulo César Pinheiro. “Todas as músicas do disco são letras que eu musiquei, à exceção desta. Comecei convidando o MPB4; depois achei que precisava de uma carioca ‘cdf’, então chamei a Joyce Moreno. E como eu queria mais uma voz masculina, convidei o Zé Renato, meu amigo há muito tempo”. Sobre a canção, Dori comenta: “Sempre olhamos pro Rio de Janeiro com pessimismo, por conta de episódios tristes que nos chocaram muito, mas agora achei que a gente precisava levantar um pouco a moral da cidade”.

Falando em Joyce Moreno, a cantora e compositora brilha ainda em “Evoé, Nação!”, faixa na qual divide os vocais com Mônica Salmaso. “Joyce e Mônica já haviam participado juntas de um disco meu chamado “Foru 4 Tiradente na Conjuração Baiana” (2015), formado por textos do Mário Lago que eu musiquei, a convite da Graça Lago”.

Mônica Salmaso, que conheceu a música de Dori Caymmi quando o compositor morava em Los Angeles, nos anos 1990, havia gravado as canções “Água do Rio Doce” e “Raça Morena” no álbum “Canto Sedutor”, que os dois dividiram em 2022. Agora, ambas surgem no novo disco, em novas versões de Dori.

O cantor Renato Braz dá voz a “Canto para Mercedes Sosa”. “Eu trabalhei com Nana (Caymmi) e com Mercedes Sosa no Uruguai e na Argentina. Fiquei impressionadíssimo, a Mercedes era a maior cantora desse estilo, insuperável. O Roberto Gigio fez uma letra em homenagem à ela e eu musiquei. É uma canção que tem tudo a ver com o Renato, com esse lance meio latino, meio espanhol que ele tem”, comenta Dori.

O mais jovem dos convidados é o cantor e compositor João Cavalcanti, na bem humorada “Chato”: “Eu o vi cantando samba, ainda no Casuarina, e gostei muito”. A gravação de “Canção Partida” conta com as participações dos “afilhados” Ana Rabello no cavaquinho e Julião Pinheiro no violão 7 cordas. “Tenho cabeça de produtor também, então, toda vez que eu convido alguém é porque eu sei, na minha cabeça, que vai dar certo. Penso sempre no que vai ficar bom pra música”, define.

Acostumado a produzir ele próprio todos os seus álbuns, Dori Caymmi nunca havia trabalhado com um produtor, função que em “Prosa e Papo” coube ao músico, compositor e produtor Jorge Helder. “Como eu nunca tive um produtor, confesso que foi difícil aceitar palpites. Fico no meu pequeno estúdio e vou pensando o que cabe melhor aqui e ali, faço isso desde os 20 anos. Então, qualquer palpite eu já fico na ponta dos pés”, confessa.

Aos 80 anos, Dori Caymmi reforça a sua admiração pelos compositores de sua geração e por todos os mestres que pavimentaram o sólido terreno da música brasileira, até aqui. “Nos meus 63 anos de carreira, o que predomina é o amor pelos compositores que fizeram a música do Brasil ser o que ela é. Meus heróis são Noel Rosa, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Braguinha, Ary Barroso, Pixinguinha, Newton Mendonça, Dolores Duran, Carlos Lyra…”, finaliza.

Repertório

1 – Prosa e Papo (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

Participação especial MPB4

2 – Um Carioca Vive Morrendo de Amor (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

Participação especial Joyce Moreno, MPB4 e Zé Renato

3 – Canto Sedutor (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

4 – Evoé, Nação! (Dori Caymmi/Roberto Didio)

Participação especial Joyce Moreno e Mônica Salmaso

5 – Canto para Mercedes Sosa (Dori Caymmi/Roberto Didio)

Participação Renato Braz

– Água do Rio Doce (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

7 – Três Moças (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

8 – Raça Morena (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

9 – Chato (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

Participação especial João Cavalcanti

10 – Saia de Renda (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro)

11 – Canção Partida (Dori Caymmi/Paulo Cesar Pinheiro

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio