Dr. Alesson Marinho Miranda: Inovações na Medicina da Dor e os Avanços nas Técnicas Intervencionistas

Dr. Alesson operando com equipe

A dor crônica é uma das condições mais incapacitantes que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. Para muitos pacientes, a busca por alívio é uma jornada longa e repleta de desafios. Dentro desse cenário, o Dr. Alesson Marinho Miranda se destaca como um dos maiores especialistas no tratamento da dor, desenvolvendo soluções inovadoras e eficazes para os pacientes. Com uma sólida formação em anestesiologia pela Santa Casa de São Paulo e em Medicina da Dor pela UNIFESP, além de extensa experiência internacional, o Dr. Alesson se consolidou como uma referência no uso de técnicas intervencionistas, como as injeções transforaminais guiadas por ultrassom (USF), que prometem revolucionar o tratamento da dor radicular cervical.

Recentemente, o Dr. Alesson liderou uma importante pesquisa para comparar a eficácia e segurança das injeções transforaminais guiadas por ultrassom (USF) com os métodos radioscópicos tradicionais. O estudo, que incluiu 1104 pacientes, foi realizado com o intuito de explorar os benefícios dessa nova técnica. A USF é uma alternativa mais acessível e rápida para os pacientes, que têm a dor radicular cervical como uma das mais debilitantes condições, provocada por problemas na coluna cervical. A pesquisa revelou que, embora os desfechos de dor e incapacidade não apresentassem diferenças significativas entre os grupos, a USF mostrou vantagens claras em relação ao tempo do procedimento e na redução de complicações como as injeções vasculares.

O Dr. Alesson comenta: “O que estamos observando, de fato, é uma melhoria significativa na segurança do procedimento. A USF se destaca pela redução das complicações associadas às injeções intravasculares, algo muito importante para garantir a saúde do paciente, além de oferecer um tratamento mais ágil.”

A técnica guiada por ultrassom demonstrou uma diminuição significativa do risco de injeções intravasculares, um dos riscos associados a procedimentos epidurais tradicionais. Os resultados mostraram uma redução do tempo do procedimento, com uma média de 158 segundos a menos em comparação com os métodos guiados radioscopia o que significa reduzir o tempo do procedimento em 80%. Além de o ultrassom ser totalmente livre de radiação o que aumenta ainda a segurança do paciente e equipe. Esses achados são cruciais, pois demonstram que, além de ser uma técnica eficaz, a USF pode proporcionar um tratamento mais seguro e rápido para pacientes que necessitam de alívio imediato.

“Reduzir o tempo de procedimento é sempre um objetivo quando falamos de tratamentos invasivos. Com menos tempo, conseguimos oferecer uma experiência mais confortável ao paciente, além de otimizar os recursos da equipe médica”, afirma Dr. Alesson, que também é CEO da Clínica que leva seu nome em Natal-RN.

Ele complementa: “Esses resultados são um reflexo do nosso compromisso contínuo com a segurança, inovação e a excelência. Na medicina da dor, não basta apenas aliviar a dor; é necessário oferecer uma solução completa, segura e que leve em conta as necessidades e o bem-estar de cada paciente.”

Além de sua atuação clínica, o Dr. Alesson também é referência no ensino médico, frequentemente participa de eventos nacionais e internacionais de alto impacto, onde compartilha suas descobertas científicas e experiências com outros profissionais da saúde. Ele também realiza observerships internacionais, como o realizado na Texas Tech University, nos Estados Unidos, e é especializado em neuromodulação, uma área emergente no tratamento da dor.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Alesson Marinho Miranda e sua equipe na área de injeções transforaminais guiadas por ultrassom é mais um exemplo de como sua prática clínica é moldada pela busca constante por evidências científicas robustas, alinhadas com o que há de mais moderno em técnicas intervencionistas. O estudo evidencia um avanço significativo, não apenas em termos de técnica, mas também no impacto direto na qualidade de vida dos pacientes, que podem se beneficiar de tratamentos mais rápidos e com menor risco de complicações.

Com sua vasta experiência, pesquisa constante e dedicação ao ensino, Dr. Alesson Marinho Miranda continua a desempenhar um papel crucial na evolução da medicina da dor, oferecendo soluções inovadoras para aqueles que mais precisam.

Related posts

Transforme o banho em um gesto de amor com Natura Tododia

O que é a ‘Gripe K’? Entenda o alerta da OMS e os sintomas da nova variante que preocupa o mundo

Oncomed e PróOnco Mulher promovem mais um Natal Solidário