Dr. Cláudio Ambrósio, endocrinologista, referência nacional e internacional em emagrecimento, foi um dos palestrantes convidados do Nutri in Rio, congresso que integra a programação oficial do Estética in Rio 2025.
A 2a edição do ‘Nutri in Rio, congresso focado em nutrição clínica, esportiva e estética, reuniu profissionais de todo o Brasil que debateram sobre inovações, evidências científicas e boas práticas. A nutricionista Ingrid Tardit é a coordenadora científica do evento que levou ao Riocentro temas como biohacking nutricional, inovações tecnológicas na área, ciência e sustentabilidade.
Dr. Cláudio Ambrósio, palestrante convidado, abordou um dos temas mais debatidos do momento: o uso das chamadas ‘canetas emagrecedoras’ no tratamento da obesidade e do sobrepeso. Ele explicou os mecanismos de ação desses medicamentos, os critérios para indicação clínica, os riscos do uso indiscriminado e as expectativas realistas de resultados.
“A obesidade é uma doença complexa e multifatorial. As canetas podem ser ferramentas importantes, mas não são soluções milagrosas. É preciso orientação médica, acompanhamento multidisciplinar e mudança de hábitos”, ressaltou Dr. Claudio Ambrósio.
Como a caneta emagrecedora funciona:
1. Hormônios imitados: As canetas contêm substâncias que imitam o GLP-1, um hormônio natural produzido no intestino, que regula o apetite e a glicemia.
2. Ação no cérebro: Ao serem injetadas, essas substâncias atuam no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de fome e aumentando a sensação de saciedade, o que leva à redução da ingestão calórica.
3. Controle da glicemia: Além de atuar no apetite, alguns desses medicamentos também podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.
4. Perda de peso:Com a redução do apetite e a diminuição da ingestão calórica, o organismo tende a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia, resultando na perda de peso.
“Entre as canetas mais utilizadas está a Tirzepatida (Mounjaro), age tanto no GLP-1 quanto no GIP, outro hormônio relacionado à saciedade. Mas, vale lembrar que o uso dessas canetas deve ser feito sob orientação e acompanhamento médico, pois podem apresentar efeitos colaterais e interações com outras medicações. É fundamental que um profissional de saúde avalie a necessidade e a segurança do tratamento com base nas características de cada indivíduo”, pontuou ele.
Dr.Cláudio Ambrósio ainda ressaltou que conforme regulamentação da Anvisa este tipo de medicamento agonistas GLP-1, também conhecido como “canetas emagrecedoras”, só poderá ser adquirido com prescrição médica e a venda só poderá ocorrer com a retenção da receita na farmácia ou drogaria. Essa medida tem como objetivo proteger a saúde do paciente, porque foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas pela Anvisa.
SOBRE DR. CLAUDIO AMBRÓSIO
O Dr. Cláudio Ambrósio é um médico mineiro, com 32 anos de experiência. É Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo. E Membro da sociedade brasileira de Alergia e Imunopatologia. Tem diversos cursos de especialização nos EUA e na Alemanha. É professor convidado da Universidade da Califórnia, EUA, e palestrante.
O médico das celebridades é autor do livro “E se você viver mais de 100 anos?” (“What If you Live 100 + Years?”), lançado em Português e Inglês com amplo conteúdo nas ciências médicas. A obra foi lançada no Brasil e em diversos países, como China e Índia, e permite ao leitor ter acesso de forma simples aos importantes avanços na área da medicina, ciência e biotecnologia contribuindo para longevidade com qualidade de vida, podendo assim utilizá-los em benefício de toda sua família.
Dr. Cláudio Ambrósio é conhecido como o “médico das celebridades” por possuir uma lista extensa de pacientes famosos. Entre eles, Paulinho Vilhena, Luciano Szafir, Daniel Erthal, Rayanne Morais, Victor Pecoraro, Mylena Ciribelli, a ex-Globeleza Valéria Valenssa, entre outros.
Entre os tratamentos realizados pelo médico os mais buscados são a medicina preventiva, anti-aging, hipertrofia, tratamentos para TPM e menopausa, remodelação glútea e de coxas, e aplicação de toxina botulínica.
ESTÉTICA IN RIO 2025
O Estética in Rio 2025 foi realizado de 28 a 30 de junho no Riocentro com a direção de Fatima Facuri do Estética in. Em três dias, o evento reuniu especialistas, marcas, profissionais, especialistas, médicos, lançamentos, atualizações técnicas e iniciativas de impacto social e se consolidou como o maior evento de estética, beleza e bem-estar da América Latina
Fotos Wallace Barbosa/ Zapp News
Fonte: Agência de Notícias Zapp News