Dream Factory reforça operação do Carnaval de Rua do Rio 2026 para fim de semana com megablocos no Centro, que tem estreia de Ivete Sangalo no circuito do Rio de Janeiro

Chame Gente - São Conrado

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro entra em mais um fim de semana de programação intensa, com megablocos no Centro e desfiles espalhados por diferentes regiões da cidade. O grande destaque do domingo é a participação inédita de Ivete Sangalo no Carnaval de Rua do Rio, em apresentação histórica no Circuito Preta Gil.

Com expertise de 24 anos na produção de grandes eventos, a Dream Factory é a vencedora do Caderno de Encargos promovido pela Riotur para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro e responsável pela maior operação logística da festa popular mais emblemática do país. Desde 2010, a produtora atua em parceria com a Prefeitura do Rio na organização do evento. O modelo de atuação adotado para a realização do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro reforça a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada. O contrato prevê que o Carnaval de Rua seja realizado com 100% de investimento privado, sem custos para os cofres públicos.
Para 2026, o evento é apresentado pela Brahma por mais um ano. As marcas patrocinadoras são Zé Delivery, Beats, Guaraná Antarctica, Mercado Pago, iFood, 99 Mobilidade, Esportes da Sorte e Airbnb.
“A cada fim de semana de carnaval, a cidade entra em um novo ritmo, e nossa operação já está preparada para esse movimento, com estruturas reforçadas e equipes atuando de forma integrada. Estamos prontos para receber milhares de foliões, com foco em infraestrutura, como banheiros, postos médicos e ambulantes credenciados, além de serviços essenciais, garantindo a melhor experiência possível para quem vai ocupar as ruas”, diz Bruno Guerra, diretor de Produtos da Dream Factory.
A expectativa da Riotur é que cerca de 6 milhões de pessoas participem do Carnaval de Rua 2026, entre moradores e turistas. A indicação é que o impacto de toda a agenda de Carnaval seja superior a R$ 5,7 bilhões na economia da cidade.
Operação no fim de semana

Neste fim de semana, os blocos da cidade terão uma programação diversa, que reúne megablocos, propostas autorais e manifestações culturais espalhadas por diferentes regiões. No sábado, entre os destaques do pré-carnaval está o Bloco da Gold, que retorna ao circuito de megablocos com Léo Santana à frente do trio elétrico, prometendo arrastar uma multidão com um repertório repleto de sucessos e apostas para a música do carnaval. No mesmo dia, blocos com forte identidade cultural também integram a agenda, como o Desliga da Justiça, que leva às ruas humor, sátira política e crítica social em forma de marchinhas e paródias, e o Tecnomacumba, que mistura música eletrônica, ritmos afro-brasileiros e referências às religiões de matriz africana. No domingo, o destaque é o megabloco SeráQAbre?, com a cantora Ivete Sangalo, que estreia no circuito de rua do Rio neste ano, com previsão de reunir um grande número de foliões.

A folia também se espalha por outros bairros, com blocos como o Mini Seres do Mar, em Laranjeiras, voltado para crianças e famílias, o Me Esquece, no Jardim Botânico, que resgata a nostalgia das marchinhas e sambas clássicos, e o Vira-Lata e o Amigos da Barra, que mantêm viva a tradição dos blocos de rua com desfiles irreverentes e forte vínculo com a comunidade local.

Banheiros e infraestrutura de apoio

Conteiner sanitário

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2026 conta com uma operação sanitária planejada para garantir higiene, acessibilidade e cuidado com o espaço urbano. Conforme previsto no Caderno de Encargos da Prefeitura do Rio e da Riotur, executado pela Dream Factory, a festa disponibilizará 34 mil posições de banheiro, entre banheiros químicos, contêineres e mictórios, distribuídos estrategicamente pelos circuitos oficiais. A estrutura foi pensada para otimizar recursos, reduzir impactos ambientais e organizar o uso do espaço público, combinando soluções móveis e fixas que permitem melhor gestão do fluxo de pessoas ao longo da programação. Serão também instaladas posições acessíveis, garantindo inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Resíduos e sustentabilidade

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro mantém, em 2026, a coleta seletiva de resíduos sólidos, com a expectativa de superar as 82,7 toneladas de materiais recicláveis recolhidos em 2025 e atingir a meta de 100 toneladas de resíduos coletados ao longo do pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval. A operação é capitaneada pela Dream Factory e envolve a atuação em 100 blocos do calendário oficial, além de 24 pontos de venda (PDVs) nas áreas de maior movimento, com trabalho de triagem antes, durante e após os desfiles, garantindo que as vias estejam liberadas para a Comlurb, responsável pela limpeza urbana. Todo o material recolhido é encaminhado para 35 cooperativas de catadores, dentro de uma operação realizada com apoio de fornecedores especializados em economia circular e que mobiliza cerca de 120 profissionais, com uso de EPIs, big bags, carrinhos de apoio, caminhões e veículos de suporte, reforçando o compromisso do evento com práticas socioambientais e geração de renda no setor de reciclagem.

Cercamento e proteção de áreas sensíveis

Outro destaque da operação é o plano de cercamento urbano, definido pela Riotur e executado pela Dream Factory, com a utilização de gradeamentos altos, em metal aramado, para os prédios históricos e monumentos e telas de proteção para canteiros e vegetação.

O cercamento contempla locais como orlas de São Conrado, Ipanema e Leblon, a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Praça Santos Dumont, na Gávea, Rua General Glicério, em Laranjeiras, ruas internas de Botafogo, e algumas praças da Ilha do Governador.

Mobilidade e serviços ao folião

A Dream Factory também fornece suporte essencial à CET-Rio, com 2.500 diárias de controladores de tráfego, além de cones, faixas, galhardetes, grades e painéis de LED para orientação do trânsito.

Para facilitar o acesso à programação, os foliões podem utilizar o aplicativo oficial Blocos do Rio, desenvolvido pela Dream Factory e com gestão editorial da Riotur, que reúne programação oficial dos blocos, filtros por data, horário, região e tipo de bloco, mapa com localização e estações de metrô, agenda personalizada e compartilhável, além de telefones úteis e serviços da cidade.

A programação completa também pode ser conferida no site oficial www.carnavalderua.rio, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.

Related posts

Em Copacabana, Fan Fest Carnaval apresenta shows de Roberta Sá, Mumuzinho, Ferrugem, Mangueira, Portela e Viradouro

Feira Ziriguidum abre 2026 com Carnaval, samba e muita animação em Ipanema

Monobloco faz o esquenta para o Carnaval na Fundição Progresso