Duo Festim lançará primeiro EP autoral, ‘Bipolar’, com show dia 21 de fevereiro, no JClub, da Casa Julieta de Serpa

Com produção musical de Luã Yvys, o projeto conta com a participação de Elba Ramalho na canção “Enxote”

por Redação
Duo Festim lançará primeiro EP autoral, ‘Bipolar

Com composições que falam de afetos e relacionamentos, o duo Festim – formado pelos cantores e compositores André Moreno e Dito Bruzugú – lançará seu primeiro EP autoral, “Bipolar”, dia 20 de fevereiro de 2025, em todas as plataformas pela Sonora Digital.

E para comemorar o lançamento do EP, o Festim fará um show dia 21 de fevereiro, às 21h, no JClub, da Casa Julieta de Serpa. A casa abre às 20h. Além das canções do projeto, o repertório também contará com releituras. O evento terá a participação especial da cantora e compositora Marcela Brandão.

O cantor e compositor Luã Yvys assina os arranjos e a produção musical das sete faixas do projeto, que conta com a luxuosa participação de Elba Ramalho na música “Enxote” e também inclui a premiada “Teu Silêncio Não é Meu Lugar”, eleita a Melhor Música entre 736 canções no Festival de Música Nacional 2024 da Rádio Nacional e que ganhará videoclipe, com lançamento marcado para o dia 13 de março.

As faixas “Água de Mar”, “Enxote”, “Resgate” e “Teu Silêncio Não é Meu Lugar” já foram lançadas previamente como singles e ainda compõem o EP as inéditas: “Contratempo”, “Resgate” e “Coração Bipolar”, que inspirou o nome do projeto.

Participação de Elba Ramalho e sonoridade POP romântica

“Bipolar” transporta o som do Festim – que compõe as canções em violões – para um novo lugar: com banda e elementos como guitarra e percussão, atingindo uma sonoridade POP e agitada em alguns momentos, sem perder as características românticas do som acústico. Já as letras – criadas individualmente ou em parceria pelos amigos – trazem reflexões e episódios relacionados a relacionamentos, sonhos, saudade e conflitos.

“As canções do EP são profundamente pessoais e refletem sentimentos de cada um de nós. A faixa ‘Coração Bipolar’ foi escolhida para dar título ao projeto, porque retrata as transições repentinas que ocorrem em alguns relacionamentos, alternando entre momentos de alegria e frustração e essa dinâmica também acontece nas faixas como um todo”, comenta Dito.

Assim, a escolha do nome reflete essa oscilação emocional presente nas faixas, que exploram as dinâmicas dos relacionamentos, incluindo momentos felizes e frustrações:

“Inicialmente, o EP surgiu de forma espontânea, sem uma narrativa planejada, mas ao longo do processo, percebemos a importância de criar variações rítmicas e harmônicas para garantir uma experiência dinâmica e envolvente. Apesar dessa diversidade, as músicas trazem a identidade única do Festim”, conta André.

Já a participação de Elba Ramalho veio por intermédio do produtor musical Luã Yvys, filho da cantora que, assim que conheceu o Festim, se conectou imediatamente com o som. “Enxote” traz referências sonoras nordestinas como zabumba, triângulo e sanfona:

“Para nós, foi um verdadeiro sonho gravar com a Elba. Ela é uma grande inspiração. Nunca imaginamos que um dia dividiríamos uma faixa e ainda por cima um xote, leve e romântico, daqueles que pedem uma dança coladinha. É realmente uma honra. Com todo o seu talento vocal e simplicidade, Elba dá um toque suave e feminino à canção, com seus vibratos surpreendentes e marcantes”, diz Dito.

Os arranjos do EP “Bipolar” foram construídos de forma coletiva, mas sempre com o direcionamento e o suporte de Luã. O produtor musical, em parceria com o duo, trabalhou na modelagem e no ajuste dos arranjos e na escolha dos instrumentos mais adequados para cada faixa, contribuindo para a originalidade, identidade e liberdade artística da dupla, especialmente por se tratar de seu projeto de estreia:

“Luã assumiu o papel de diretor, coordenando a rota e nos guiando para onde deveríamos seguir. Ele tem um olhar apurado para identificar quando um arranjo está excessivo ou quando uma voz não estava bem projetada, por exemplo, sempre mantendo uma visão geral do conjunto e respeitando o nosso fazer artístico”, complementa André.

Amizade que se transformou em parceria musical

Amigos desde 2019, André Moreno e Dito Bruzugú se conheceram casualmente, graças a amigos em comum, na icônica Praça São Salvador, em Laranjeiras. Os dois se conectaram não apenas pela amizade, mas também pela sintonia musical, que foi imediata. André é de Teresópolis, Rio de Janeiro, é violonista e compõe desde a adolescência. Dito é de Rio Branco, no Acre, e também é compositor e violonista desde os 12 anos, além de produtor cultural e jornalista.

“O nosso som traz um pouco do Norte, um pouco do Sudeste e muito dos nossos sentimentos em comum. Nós temos muita conexão e acredito que essa cumplicidade se reflete nas canções do Festim”, completa Dito.

As influências musicais do duo são variadas e incluem nomes da música nordestina, como Elba, Zé Ramalho, Alceu, Geraldo Azevedo e Chico César; artistas consagrados da MPB, como Chico Buarque; destaques da cena mineira como Milton Nascimento e Lô Borges; o tropicalismo de Gil, Caetano, Bethânia e companhia; além do brit pop, de Beatles a Oasis.

FESTIM: Formado em 2019, o duo Festim reúne André Moreno e Dito Bruzugú. A capital carioca uniu essas duas identidades múltiplas que trazem uma sonoridade POP romântica em letras sobre amores, conquistas, saudade e distância. O duo apresenta agora seu primeiro EP “Bipolar” e já se apresentou em casas como Casa Rio, Pub Panqss, Audio Rebel, Teatro Maria Dudé, entre outros.

SIGA O FESTIM:

Instagram: https://www.instagram.com/festimreal/

FICHA TÉCNICA:

Composição, voz e violão: Festim (Dito Bruzugú e André Moreno)
Voz em “Enxote”: Elba Ramalho
Produção musical e arranjos:  Luã Yvys
Bateria e Percussão: Gabriel Barreto
Baixo: PH Rocha
Guitarra e violão: Marco Vasconcellos
Teclado: Eduardo Bibiano
Violão em “Enxote”: André Moreno
Acordeon: Ceiça Moreno e Rafael Meninão
Saxofone: Sandoval França
Trompete: Jailson Gomes
Trombone: Alexandre Andrade
Teclado: Tato Ferrari
Técnica de Áudio: Davi Lisboa, Pedro Faucom e José Risley
Mixagem: Pedro Faucom
Masterização: Nando Costa
Realização: Hassis Produções
Direção de Produção: Hildo de Assis
Produção Executiva: Ana Paula Gomes
Assistente de Produção: Elquires Sousa
Assistente de Produção: Tainá Porfírio
Capa: Paulo Martins
Fotografia e Visagismo: Fernando Ocazione
Stylist: Amanda Mezkta
Distribuição: Sonora Digital
Assessoria de Imprensa: Mario Camelo – Prisma Colab
Mídias: Natália Régia
Composição em “Enxote”: Aline Arôxa e Pedro Fi
Composição em “Contratempo”: Maycon Ananias e Pedro Fi

SERVIÇO

Show de lançamento “Bipolar”

  • Data: 21 de fevereiro de 2025, sexta
  • Local: JClub – Casa Julieta de Serpa
  • Horário: 21h. A casa abre às 20h.
  • Endereço: Praia do Flamengo, 340 – 1º andar, Flamengo
  • Telefone: (21) 2551-1278
  • Valores: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada e meia social mediante a doação de 1kg de alimento)
  • Capacidade: 80 lugares
  • Ingressos antecipados: https://bileto.sympla.com.br/event/103090

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend