A Mostra Arte das Quebradas 2025 chega em sua 3ª edição, em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro, começando pela Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, na Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, a partir de 13 de Setembro, e em novembro na Capital do Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque Estadual.
De forma totalmente gratuita, a Mostra tem três eixos de ação: circulação artística, mostra de cinema e formação para agentes culturais, além de oficinas livres, sarau, visitas mediadas, contação de histórias e palestra sobre acessibilidade. Este ano a novidade é a Mostra de Cinema, com a curadoria de Bruno Penedo, através de uma chamada pública foram selecionados dez filmes que serão exibidos nas cidades onde ocorrerá o projeto.
A abertura da exposição coletiva de artes visuais “Movimento Estático: tecnologia da sobrevivência” com curadoria do pesquisador e artista Rodrigo Costa, cria de Duque de Caxias, abre a Mostra, no dia 13 de setembro e apresenta dez artistas, a maioria da Baixada Fluminense e Caxias, com pinturas, fotografias, xilogravuras, instalação e multimídia, tendo uma obra tátil, e um cenário, onde o espectador pode vivenciar o caminho expositivo. Terão visitas mediadas para pessoas com deficiência auditiva e dentro da programação haverá oficinas artísticas, performances e sarau. “A curadoria traz a pesquisa sobre territorialidade para a construção de um ponto de partida de afirmação da cultura original da Baixada Fluminense, emancipada da centralidade, mas com forte influência intelectual, principalmente relacionado a antigos e novos saberes.É nesse viés que se sustenta a emancipação de um território, através do rural e o urbano como uma perspectiva de mundo”, afirma Rodrigo Costa.
A programação, contará com uma palestra sobre acessibilidade cultural, com Diana Dantas e uma oficina de Elaboração de Projetos para agentes culturais realizada pela produtora e idealizadora da Mostra das Quebradas, Phaedra Lessa. “Ao conhecer alguns desses protagonistas periféricos de perto percebi a riqueza da potência criativa e diversidade de processos e trabalhos artísticos que eles realizavam. Assim surgiu a ideia de criar uma mostra cultural e artística e oferecer os processos formativos para agentes culturais. Este ano ampliamos a programação para Duque de Caxias e pretendemos realizar nas próximas edições em outras cidades da Baixada Fluminense”, diz Phaedra.
MOSTRA ARTE DAS QUEBRADAS
Criada a partir do encontro de Phaedra Lessa com artistas, ativistas culturais, produtores e educadores, que participaram do Projeto de extensão “Universidade das Quebradas”, em parceria com a UFRJ e o MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro. A 1ª edição foi em 2018, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e a 2ª no MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-brasileira (2023), ambas no Rio de Janeiro. Neste ano, a 3ª Mostra Arte das Quebradas foi contemplada com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Exposição Coletiva de artes visuais “Movimento Estático: tecnologia da sobrevivência” – Artistas – 13 de setembro (abertura) a 04 de outubro – Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola
Ed Martins – Arte digital; Gravadora Amadora – Xilogravura e vídeo arte; Lord – Pinturas; Marina Souza – instalação/escultura; Zulu Gregório (Ghost Zulu) – Fotoperformance; Roma Miranda – Fotografias; Tayná Uràz – Fotografias; Thiago dos Santos – Instalação e obra tátil para público em geral e pessoa com deficiência visual; Juliana Cazumbá e Dalila Silva – Educadoras, pesquisadoras, especialistas em linguagens brasileiras de sinais – Vìdeo Performance em libras: Sinais da Baixada”.
– As educadoras e pesquisadoras, Juliana Cazumbá e Dalila Silva, criadoras do vídeo performance “Sinais da Baixada”, irão mediar visitas a estudantes de escolas públicas em duas datas a serem confirmadas durante a exposição, as atividades serão acompanhadas de interpretação de libras.
PROGRAMAÇÃO
3ª edição Mostra Arte das Quebradas 2025
Duque de Caxias
Local: Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola – Av. Governador Leonel de Moura Brizola, s/n – Praça do Pacificador, Centro – Duque de Caxias – RJ. Visitas de seg. à sex – 9h às 17h – Gratuito
13/09 (excepcionalmente no sábado) – 14h – Abertura Exposição Coletiva Exposição Coletiva de artes visuais “Movimento Estático: tecnologia da sobrevivência”
16h30 – O bailarino Zulu Gregório apresenta Performer em ritual, Performance: “Proteja meu Ori”.
Oficinas Livres – inscrições na Biblioteca
26/09 (sexta-feira) – 14h às 16h30 – Oficina: Por que Estudo Arte? com a artista e educadora, Jaqueline Calazans.
30/09 (terça-feira) – 14h às 16h – Oficina: Aprenda Brincando, desvendando os Jogos de Cartas com Tribos Eternas, com o artista digital e educador, Ed Martins.
03/10 (sexta-feira) – 14h às 16h – Oficina: Isogravura e imagens com Gravadora Amadora.
04/10 (excepcionalmente no sábado) – 14h – Encerramento da Exposição Coletiva, com Sarau, Performance com Jaqueline Calazans e Contação de História com Lacyara Helena.
13,14,15/10 (seg, ter, quar) – 18h às 21h – Oficina Técnica – Inscrição pelo Instagram da Mostra, a partir de 01/10 – Elaboração de Projetos Culturais com Phaedra Lessa e Karen Kristie – para agente cultural – com emissão de certificado.
21/10 (terça-feira) – 18h30 às 21h – Palestra sobre acessibilidade cultural com Diana Dantas
Mostra de Cinema – Duque de Caxias – 25 de outubro e 01 de novembro das 14h às 17h – exibição de curtas e debate
Município Rio de Janeiro
Local: Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro – Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro
Visitas de seg. à sex – 10h às 17h – Gratuito
5,6,7/11 (qua,qui,sex) – 14h às 17h – Oficina Técnica – Inscrição pelo Instagram da Mostra, a partir de 01/11 – Elaboração de Projetos Culturais com Phaedra Lessa e Karen Kristie – para agente cultural – com emissão de certificado .
19/11 (quarta-feira) – 14h às 17h – Seminário sobre acessibilidade cultural com Diana Dantas e convidados
– Mostra de Cinema Centro do Rio (exibição e debate) – 18 de novembro das 14 às 17h
Informações: artedasquebradas@gmail.com – Instagram: @mostraartedasquebras