É hora de torcer: Mais de 200 estudantes-atletas do Rio de Janeiro vão representar o estado na maior competição de desporto escolar do país

Foto: Divulgação SEEL-RJ

O Governo do Estado começou a embarcar nesta quinta-feira (20) o primeiro grupo de integrantes do TIME-RJ que vai representar o Rio de Janeiro na  4ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S). Ao todo, a delegação fluminense conta com 259 integrantes, sendo 207 atletas, 39 técnicos e 11 dirigentes, que estão indo de avião para Recife (PE), cidade-sede da competição, que pela primeira vez é realizada no Nordeste. Os estudantes-atletas, com idades entre 11 e 16 anos, que foram classificados nas seletivas dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), organizados pela Secretaria estadual de Esporte e Lazer, agora vão competir nacionalmente defendendo o estado. 

— É com grande entusiasmo que damos início ao embarque da primeira parte da delegação do Time RJ para os Jogos Escolares Brasileiros em Recife. Esta é uma oportunidade incrível para esses jovens atletas, que se destacaram nas seletivas do JERJ, representarem o nosso estado em uma das maiores competições do desporto escolar do país. Estamos comprometidos em oferecer toda a estrutura necessária, com apoio logístico e uma equipe multidisciplinar. O JERJ não só revela talentos, mas também inspira novos sonhos e fortalece a importância do esporte na formação dos nossos jovens — afirmou o governador Cláudio Castro.

Anualmente, o JEB’s — maior competição do desporto escolar do país, chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) — reúne milhares de estudantes-atletas disputando nas categorias masculina e feminina, olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo, são 18 modalidades representadas, sendo elas: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Luta Olímpica (Wrestling), Natação, Taekwondo, Tênis De Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol E Vôlei De Praia. 

— Hoje embarcamos a primeira parte da nossa delegação do Time RJ para os Jogos Escolares Brasileiros em Recife. Até o dia 30, serão quatro grupos embarcados no total. O Time RJ é motivo de orgulho e, com a revolução que o JERJ trouxe para o desporto escolar, espero que nossos atletas voltem com muitas medalhas, representando com excelência o talento e a dedicação dos nossos jovens atletas — disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

Antes de embarcar, a delegação recebeu da Secretaria de Esporte e Lazer um kit uniforme completo, com mochila, casaco, calça, blusas, bermuda, meias, tênis e garrafa squeeze. Os atletas que apresentarem os melhores desempenhos em Recife poderão, futuramente, se candidatar ao Bolsa Atleta RJ — programa do Governo do Rio que concede bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil para apoiar o desporto fluminense.

O Governo do Rio também garantiu as inscrições e passagens aéreas para os estudantes, como parte das ações do JERJ. Além desse suporte logístico, os competidores contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fisioterapeutas e técnicos especializados, com objetivo de garantir a preparação física e mental dos jovens atletas.

Os gêmeos Murilo e Miguel Silva de Abreu, embarcaram para Recife cheios de sonhos e com muita garra para trazer medalhas para o Rio de Janeiro. Com apenas 13 anos, os irmãos que estudam no Geo Nicarágua, em Realengo, Zona Oeste do Rio, treinaram muito para as competições:

— Eu vou competir no atletismo e meu treinamento foi pesado para representar o meu Rio de Janeiro. Estou muito feliz por isso. Meu sonho é ser atleta profissional e vou conseguir —  A coragem que tomou conta do adolescente, aparece até na hora de superar o medo de embarcar pela primeira vez em um avião: — Dá um pouquinho de medo, mas eu vou superar para chegar lá e trazer uma medalha —, afirmou Murilo, otimista. 

Já Miguel, que vai competir também no Atletismo mostrou muita animação com a ida à competição, apesar da saudade que vai sentir da mãe: — Eu vou ficar longe da minha mãe, mas é por uma causa muito boa. Eu tô muito animado, treinei muito, quando venci no JERJ fiquei muito emocionado, até chorei. Agora vou chegar lá, conhecer a pista, treinar mais um pouco de movimento com meu professor e dar o meu máximo para vencer — disse o estudante-atleta. 

JERJ

Ao todo, participaram do JERJ, 650 escolas públicas e privadas inscritas, envolvendo mais de 5 mil estudantes nas equipes de 71 municípios do Rio de Janeiro. Foram realizadas cerca de 81 competições, em 20 cidades e 38 locais de prova diferentes, incluindo equipamentos olímpicos como a Arena 1, no parque Olímpico da Barra, e o Parque Radical de Deodoro. Confira mais informações sobre as competições nacionais em: www.jerj.com.br

JEB’s

Os JEB’s é uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE. O evento visa promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os atletas. A competição será realizada entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, em diferentes polos na cidade do Recife.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital