O espetáculo “Ecos Intrusivos”, do Grupo de Teatro VOZES!, está de volta aos palcos depois de um ano. Fundado no Complexo do Cantagalo, também conhecido como PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo), estreia, dessa vez, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, do dia 5 ao dia 27 de junho, quintas e sextas às 20h. Com direção de João Vitor Nascimento, professor e idealizador do projeto, a trama envolve um grupo de pessoas presas em um espaço claustrofóbico, assombradas por vozes e ecos perturbadores que desafiam suas percepções de realidade.
Cria da favela Vidigal, João Vitor Nascimento conta que o projeto é um espaço para jovens de periferia e que pulsa resistência e exalta a potência da arte periférica: “Eu penso muito no processo criativo do Ecos Intrusivos. É sobre como corpos que foram silenciados por muito tempo, conseguem produzir escrita”, conta o diretor, ator e idealizador do VOZES!, João Vitor Nascimento.
Com músicas autorais e direção de movimento de Rosana Barros, o espetáculo trabalha o corpo como ferramenta de pesquisa, com provocações construídas a partir de processos que foram feitas em aulas. João e Rosana estão à frente do Grupo de Teatro VOZES!: “É extremamente importante trabalhar a fisicalidade de cada corpo em todo e qualquer processo de criação artística. Junto a esses corpos, busco por uma expressão de reconexão, um reencontro consigo. É um convite feito a cada um desses artistas para que eles possam mergulhar neles mesmos e que se permitam deixar nascer/renascer sua fisicalidade primal, singular, ancestral, rítmica, e não de forma psicológica, mas física. Assim nos livrando da imposição de uma fisicalidade padrão, nos permitindo pesquisar e redescobrir uma expressão mais liberta, potente, aquilombada e enraizada de nós mesmos”, explica Rosana.
O espetáculo “Ecos Intrusivos” não veio para trazer respostas. Mas sim, tirar tudo do lugar. Veio para fazer perguntas, questionar, provocar, atravessar o público através de metáforas. “Para nós, ocupar teatros na cidade do Rio de Janeiro representa mais do que uma oportunidade artística. É uma afirmação de que nossos corpos, nossas histórias e nossas vozes têm lugar nos palcos dessa cidade. É uma vitória para todos os artistas pretos e periféricos que muitas vezes são marginalizados no cenário cultural”, ressalta João.
A reestreia de “Ecos Intrusivos”, do Grupo de Teatro VOZES!, acontece no dia 5 e vai até o dia 27 de junho, quintas e sextas às 20h, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana. Os ingressos estão disponíveis através do link da Funarj.
Serviço Ecos Intrusivos:
- Local: Teatro Gláucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana/Rio de Janeiro)
- Data: Do dia 5 até 27 de junho – Quintas e sextas, às 20h
- Gênero: Drama
- Classificação Indicativa: 16 anos
- Duração do espetáculo: 60 minutos
Ingressos: FUNARJ
Sinopse Ecos Intrusivos:
“Ecos Intrusivos” é um espetáculo teatral intrigante e emocionante que explora os limites da mente humana. A trama gira em torno de um grupo de pessoas aparentemente desconhecidas, que se encontram presas em um espaço misterioso e claustrofóbico. À medida que lutam para escapar, são assombradas por vozes e ecos perturbadores que surgem de suas próprias mentes. Confrontados com memórias dolorosas e segredos enterrados, os personagens são levados a questionar a realidade e a natureza de sua existência. “Ecos Intrusivos” mergulha o público em um labirinto psicológico, levantando questões sobre identidade, memória e os limites da sanidade.
Ficha Técnica
Direção: João Vitor Nascimento
Dramaturgia: Coletivo VOZES! e Colaboração de Giulia Marinho
Elenco: Brenda Viveiros, HIANE, Isa Souza, Jéssica Caroline, Jussara Soares, Lorrayne Caseira, Maju Freitas, Marlon Lopes, Mineiiro, Mumu, Romec, Wiverson Dias Direção de Movimento: Rosana Barros Assistente de Direção: Lorrayne Caseira Light Designer: Zezinho da Luz Direção Musical e Trilha Original: Fellipe Mesquita Cenografia: João Vitor Nascimento e Raquel Martins Figurino: Ramon Carvalho Mídias Sociais: HIANE, Marlon Lopes, Wiverson Dias e Mavi Lucena
João Vitor Nascimento:
Cria do Vidigal, João Vitor Nascimento é ator, diretor, professor e produtor cultural. Graduando em Licenciatura em Teatro na Faculdade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ao longo da sua jornada, Joâo se alimenta de arte e mostra, desde novo, a versatilidade cênica. Formado pelo Grupo Nós do Morro, localizado no Vidigal, e integrante desde 2006, com apenas 21 anos abriu seu próprio grupo de teatro no Complexo do PPG, o Grupo de Teatro VOZES!, sendo um agente transformador e dinamizador de arte, cultura, educação e diversidade no Rio de Janeiro.
Como ator em teatro, já atuou em diversas peças , como “Novos Baianos – o Musical”, direção de Otávio Muller e “Os Dois Cavalheiros de Verona”, direção de Fatima Domingues (2013). No cinema, trabalhou no longa “Bandida”, de João Wainer, e “Correndo Atrás” de Jefeson De. Já as suas experiências como diretor de teatro são: “Ecos Intrusivos” (2023); “Amores Surdos”, texto de Grace Passô (2023); “Vozes”, texto coletivo (2022); “Eles Não Usam Tênis Naique”, texto de Márcia Zanelatto (2020) e “Conversando com a Mente”, texto de Raquel Polistchuck (2020).
Grupo de Teatro VOZES!
Nascido em 2019, o grupo tem a missão de transformar vidas por meio da arte. VOZES! é um coletivo de teatro de favela que acredita na potência da cultura como ferramenta de educação, resistência e inclusão. Oferecem aulas gratuitas para jovens e adultos do Complexo PPG (Pavão-Pavãozinho e Cantagalo), criando oportunidades e fortalecendo vozes que muitas vezes são silenciadas. O Grupo de Teatro VOZES! é formado por artistas, educadores e agentes culturais que acreditam no teatro como ferramenta de transformação social. A trajetória é marcada pela resistência, pelo comprometimento com a cultura da favela e pela construção de um espaço onde todos os corpos possam se expressar e se desenvolver artisticamente.
