Editora Hagnos lança O Diário de Chaves

Em comemoração aos 40 anos da estreia de Chaves no Brasil, a Editora Hagnos, por meio do selo United Press, celebra esta data trazendo ao público brasileiro ‘ O Diário do Chaves ‘, campeão de audiência na TV brasileira, por muitos anos foi o programa n° 1 no quesito de humor e entretenimento nos lares do país. Publicado originalmente em 1995, o livro chega agora em edição especial, com capa dura tradução revisada, projeto gráfico exclusivo e conteúdos extras que ampliam a experiência de leitura. Elaborado, pelo criador do personagem – Roberto Gómez Bolaños, conta num formato de diário, a trajetória de um dos personagens mais amados da TV mundial.

Com altos índices de audiência, no início de 1972 ‘nasce o personagem Chaves – cerca de um ano e três meses depois do Chapolin ‘ na Televisión Independiente de México ( TV TIM ). Chaves, já como seriado estreou em 26 de fevereiro de 1973, após o canal 8 e o canal 2, terem anunciado uma fusão, criando a Televisa. Ao longo da década de 1970, o elenco de Chaves fez diversas turnês por toda a América Latina. Já em 1979, marca a última temporada de Chaves, com o episódio: A Despedida do Chapolim.

No Brasil, a série estreou em 24 de agosto de 1984 – no programa TV Powww, exibido no SBT e apresentado por Paulo Barboza, com o primeiro título: As Aventuras de Chaves. A série foi dublada, por Marcelo Gastaldi – que era a ‘ voz do Chaves’ e dono do estúdio MAGA Produções Artísticas. Foi um imenso sucesso, cativando milhares de fãs e sua 4ª e última parte da história só estreou no Brasil em 24 de janeiro de 2014, pelo SBT, quase 30 anos depois de Chaves chegar aqui. Além do SBT, em 2018 o canal Pago Multishow – do Grupo Globo, adquiriu todos os episódios para exibição em ordem cronológica.

Após 25 anos no ar, Roberto Gómez Bolaños – maior comediante latino americano, vestiu o figurino do Chaves pela última vez em 1995 para promover o lançamento original de O Diário do Chaves, no México.

Ao contrário da série, no livro o leitor é convidado a olhar para além do barril, conhecendo a essência do pequeno Chaves, suas primeiras memórias, sua forma de enxergar o mundo.

A edição brasileira traz o prefácio de Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, contextualizando a importância da obra. Possui também uma homenagem do comediante e apresentador Danilo Gentili -fã incondicional de Chaves, afirmando que sua ‘ veia ‘ para a comédia e o stand-up comedy, começou a surgir aí, influenciando não só a ele, mas marcando gerações.

“ Chaves é componente ativo do meu DNA de comediante “ , conclui Gentili.

Há também texto de Florinda Meza, viúva do autor, sobre a trajetória histórica do personagem. Biografia detalhada de Roberto Gómez Bolaños e um álbum de fotografias raras do universo de Chaves.

A edição traz texto e ilustrações originais, feitas à mão por Roberto Gómez Bolaños. A relevância dessa obra é intrínseca ao valor e à memória afetiva, que ela possui para milhões de brasileiros que assistiam ao Programa ‘Chaves’ há mais de 40 anos na TV.

Seu alcance e conexão em forma de entretenimento contagia tanto às gerações que cresceram assistindo ao programa, bem como com os novos leitores curiosos sobre este fenômeno cultural mundial.

O livro resgata um ícone que permanece vivo no imaginário popular.

Serviço:

Lançamento: O Diário de Chaves – de Roberto Gómez Bolaños – Editora United Press (selo Hagnos)
Data: 11 de outubro – sábado
Hora: 15h
Local: Livraria Leitura – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca / Rio de Janeiro
Ficha Técnica:
Nome: O Diário de Chaves – Roberto Gómez Bolaños
Formato: 14 X 21 / Capa Dura
Páginas: 176
Preço: R$ 59,90

Related posts

Izabela Toledo lança o livro ‘Segredos para Mexer o Doce’, utilizando metáforas culinárias para falar das experiências diárias da vida

Uma das pioneiras do afrofuturismo no Brasil, Sandra Menezes, apresenta desafios da vivência negra em livro de contos do universo fantástico

O fim do jogo: Uma história de burnout, superação e renascimento