Editora Moderna é semifinalista com duas obras na categoria Infantil do Prêmio Jabuti 2025

A Editora Moderna celebra a presença de duas de suas obras entre os semifinalistas da categoria Infantil do Prêmio Jabuti 2025, a mais importante premiação literária do Brasil. Os livros selecionados foram Kuski, de Ilan Brenman, e Estações, de Daniel Munduruku.

Em Kuski, Ilan Brenman, autor exclusivo da Moderna e vencedor do Jabuti 2024 com Cabo de Guerra, apresenta a história de um menino que nasceu “em pedaços” e se recompõe a cada experiência afetiva. O aroma do bolo da avó, o doce de leite feito pela tia ou a alegria de brincar com o cachorro o mantêm inteiro, mas as brigas e tristezas o fazem desmanchar-se. A narrativa mostra, de forma delicada, como as dores e fragilidades da infância podem ser ressignificadas ao longo da vida. As ilustrações de Giulia Pintus traduzem esse processo em imagens poéticas, utilizando linhas vermelhas, peças de quebra-cabeças e jogos de montar como símbolos de integridade e reconstrução.

Já em Estações, Daniel Munduruku conduz os leitores a uma viagem pelas fases da vida em diálogo com as estações do ano. Em versos simples e encantadores, o autor, uma das vozes mais importantes da literatura indígena brasileira, revela como somos parte indissociável do ambiente que nos cerca. Nascido no Pará e pertencente ao povo Munduruku, o escritor soma mais de 60 livros publicados e dois prêmios Jabuti. Nesta obra, suas palavras ganham ainda mais potência com as ilustrações de Marilda Castanha, artista premiada no Brasil e no exterior, cuja arte completa e amplia a experiência poética da narrativa.

Com as duas obras semifinalistas, a Editora Moderna reforça sua posição de destaque no cenário da literatura infantil brasileira, e destaca suas obras na promoção tanto da valorização da tradição oral e cultural dos povos indígenas quanto da produção de narrativas contemporâneas que abordam, de forma sensível, as emoções e os desafios vivenciados na infância.

A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti será realizada em 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A Moderna

A Moderna atua há mais de 55 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento. Uma empresa que sempre se renova para atender às demandas reais da educação pública, trabalhando permanentemente para levar a professores, gestores e alunos uma proposta educacional efetiva e alinhada com as necessidades do país. A empresa é líder no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Os autores e especialistas conhecem profundamente a realidade da escola brasileira e suas particularidades regionais. O conteúdo que levamos todos os anos a milhões de estudantes, produzido por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação pública, é baseado em conhecimento, pesquisa e inovação.

A Moderna é parte do Grupo Santillana, empresa educativa líder em conhecimento, inovação e tecnologia educacional na América Latina. Com presença em 19 países, o grupo tem um forte compromisso com a agenda da sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa.

www.moderna.com.br

Related posts

FGV Arte e Responsabilidade Social lançam o projeto Verão na Esplanada, que promove uma série de atividades gratuitas no Rio de Janeiro

Projeto “Rio ao Mar” realiza evento cultural gratuito na Praia do Leme no alto verão carioca

Navio-médico chinês e dois transatlânticos da MSC atracam no Pier Mauá nesta quinta (08/01)