Educadores e ambientalistas lançam coleção de livros sobre os oceanos

A luta pela conservação marinha e costeira ganhou mais um importante instrumento na sensibilização de pessoas sobre a necessária defesa desses ecossistemas. Trata-se da coleção Década do Oceano, composta pelos títulos: Manguezais, Espetáculo da Vida Marinha e Mar Visto do Espaço, lançada neste dia 19, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Itaboraí-RJ. O evento também foi marcado pela comemoração dos 26 anos da ONG Guardiões do Mar, que promoveu uma intervenção de educação ambiental no campus.

Frutos de uma parceria entre a Editora Andrea Jakobsson Estúdio e a Cátedra Unesco do Instituto Oceanográfico da USP, os volumes da coleção Década do Oceano são compostos por textos de diversos especialistas, educadores e ativistas da área ambiental, além de belas imagens do mar e seu entorno.

A obra pretende ampliar a visão das pessoas sobre a riqueza dos oceanos e promover a sustentabilidade desse ecossistema, conforme preconizado pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

“A missão de um editor é juntar conhecimento em um livro, mas esse livro precisar voar, achar os leitores, conversar com alguém. Procuramos fazer livros bem apetitosos, com fotos maravilhosas e conteúdo importante, sempre trabalhando para que o maior número de pessoas tenha acesso à informação que está neles. Espero que vocês gostem, aproveitem e levem esse conhecimento adiante”, disse a editora Andrea Jakobsson.

A editora tem como objetivo lançar 10 livros durante os 10 anos da Década do Oceano.

“Quando conheci a Andrea, começamos a pensar de que forma poderíamos construir um processo que pudesse nos dar a oportunidade de compartilhar com a sociedade o espetáculo que é o oceano. Com isso, buscamos atrair pesquisadores do Brasil inteiro para esse exercício de tradução dessas informações em imagens e textos acessíveis, para que possamos efetivamente encantar e sensibilizar, colocando o oceano na cabeça, no coração e na alma das pessoas, para, assim, construirmos juntos esse futuro que está em nossas mãos”, contou o coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano Alexander Turra.

O presidente da ONG Guardiões do Mar Pedro Belga expressou sua admiração aos autores presentes e aos povos do mar, a quem atribui muito do seu conhecimento prático sobre os manguezais, além de deixar uma mensagem para os jovens.

“Hoje é um dia muito emblemático: a Guardiões do Mar completa 26 anos e, não por acaso, estou aqui com pessoas que me inspiraram tanto. A Guardiões só está completando tantos anos, porque ela vive, apoia e atua com quem vive no mangue e do mangue e sem o manguezal a Baía de Guanabara não existiria. Que esse dia seja perpetuado. Os livros vão dar materialidade a essa mesa, a essa festa. Espero que cada jovem aqui presente possa folhear estes livros e absorver o que está escrito aqui. Somos todos grisalhos e só através do conhecimento é que vocês conseguirão ocupar este espaço e defender o nosso meio ambiente”.

No lançamento, estavam presentes ainda, à mesa, renomados autores como o oceanógrafo e engenheiro ambiental, David Zee; o oceanógrafo e coordenador do Núcleo de Estudos em Manguezais Mario Soares; e o eco-historiador, Arthur Soffiati.

O evento foi encerrado com a intervenção ‘O manguezal começa aqui!’, na qual jovens dos ecoclubes dos projetos Sou do Mangue, EDUC e Do Mangue ao Mar pintaram bueiros, do pátio da universidade, com mensagens visuais que destacam a importância dos manguezais.

Mais informações sobre as obras e como adquirir, podem ser obtidas por meio do link: https://www.jakobssonestudio.com.br/

Guardiões do Mar

A ONG Guardiões do Mar, há 26 anos produz e apoia a ciência, promovendo o protagonismo juvenil e mobilizando comunidades para a conservação e/ou restauração de ecossistemas costeiros, em especial no combate ao lixo no mangue e no mar. Junte-se a nós neste movimento. Siga as redes da @guardioesmar e do @mangueaomar e apoie o futuro dos manguezais brasileiros. Eles são importantes aliados no combate a emergências climáticas, além de oferecerem serviços ecossistêmicos que fomentam a socioeconomia e sociobiodiversidade local.

Related posts

Wanessa Camargo, 25 Anos de Carreira, no Qualistage

Raízes Daqui encerra segundo mês com oficinas de Coco de Roda em escolas do Rio

Projeto Raízes Daqui encerra primeiro mês com oficinas de Maracatu e grande receptividade nas escolas públicas