“Eles Não Usam Black-Tie” Retorna aos Palcos para Celebrar os 90 Anos de Gianfrancesco Guarnieri

Foto: Diogo Campos

Peça estreia em 8 de agosto no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro

A Única Cia de Teatro anunciou com grande entusiasmo o retorno da peça “Eles Não Usam Black-Tie” ao Teatro Glauce Rocha em 2024. O clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Gianfrancesco Guarnieri em 1956 e montado pela primeira vez em 1958, será apresentado após duas temporadas de sucesso, prometendo emocionar mais uma vez o público carioca. Esta temporada também homenageia o ator Paulo César Peréio (1940-2024), um ícone fabuloso do cinema e do teatro brasileiro, “idiossincrático”, como diz seu filho e diretor da peça, João Velho.

Uma Obra Relevante e Atual

A peça aborda a luta dos operários por melhores condições de trabalho na década de 50, logo após a ditadura Vargas, e é ambientada em um morro do Rio de Janeiro. Com sensibilidade e realismo, “Eles Não Usam Black-Tie” retrata os conflitos de uma família operária e suas relações pessoais, destacando temas de grande relevância social e política.

Comemoração Especial

A temporada de 2024 é particularmente significativa, pois marca a comemoração dos 90 anos de nascimento de Gianfrancesco Guarnieri. Este tributo ao legado do dramaturgo reforça a importância de sua obra na história do teatro brasileiro e a atualidade de suas reflexões sobre a luta de classes e as dinâmicas familiares.

Trama Envolvente

O enredo gira em torno do jovem operário Tião e sua namorada Maria, que decidem se casar ao descobrir que Maria está grávida. Paralelamente, um movimento grevista eclode, dividindo a categoria metalúrgica. Temendo perder o emprego e preocupado com o casamento, Tião fura a greve, entrando em conflito com seu pai, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Depoimento do Diretor

João Velho, diretor e ator da peça, compartilhou sua emoção ao trabalhar nesta montagem: “Talvez o processo mais importante da minha vida. A honra gigantesca de mergulhar nessa obra do mestre Guarnieri, dirigir um elenco absurdamente talentoso e, como cereja do bolo, dividir o palco com eles todas as noites. A força desses ingredientes juntos nos possibilita falar sobre esse tema que ainda reverbera com imensa importância nesse momento histórico do nosso país, mas sem deixar de ter graça, afeto e um tanto de emoção.”

Serviço

Local: Teatro Glauce Rocha, Av. Rio Branco 179, Rio de Janeiro, RJ, 20040-007

Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia). À venda no site da Sympla ou na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Ficha Técnica

Elenco: Pedro Rocha (Otávio), João Amorim (Juvêncio e Jesuíno), João Velho (João), Laura Campos Braz (D. Romana), Luã Batista (Chiquinho), Mara Uchoa (Terezinha), Nino Batista (Tião), Pamela Alves (Bráulio), Tai Xavier (Maria), Tatiane Melo (Dalva).

Direção: João Velho

Direção de Movimento: Marcia Rubin

Supervisão Musical: Gabriela Geluda

Iluminação: Zezinho da Luz

Operadora de Som: Camila Pacífico

Cenografia: Nino Batista e Drosa

Figurino: Eder Ferreira

Programação Visual: Isabel Escobar

Colaboração em Pesquisa e Design: Tania Grillo

Coordenação de Produção: Nino Batista

Produção: Patrícia Campolina Brito

Produção Executiva: Laura Campos Braz

Realização: Projeto Cria e Única Cia. de Teatro

Apoio: Funarte, LG Sign, Ximeninho Bar e Restaurante, Brownie do Luiz, Cachaça Soledade

Fotografia: Diogo Campos 

Não perca esta oportunidade única de vivenciar um dos maiores clássicos do teatro brasileiro e celebrar o legado de Gianfrancesco Guarnieri.

 

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso