“Eles Não Usam Black-Tie” Retorna aos Palcos para Celebrar os 90 Anos de Gianfrancesco Guarnieri

Foto: Diogo Campos

Peça estreia em 8 de agosto no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro

A Única Cia de Teatro anunciou com grande entusiasmo o retorno da peça “Eles Não Usam Black-Tie” ao Teatro Glauce Rocha em 2024. O clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Gianfrancesco Guarnieri em 1956 e montado pela primeira vez em 1958, será apresentado após duas temporadas de sucesso, prometendo emocionar mais uma vez o público carioca. Esta temporada também homenageia o ator Paulo César Peréio (1940-2024), um ícone fabuloso do cinema e do teatro brasileiro, “idiossincrático”, como diz seu filho e diretor da peça, João Velho.

Uma Obra Relevante e Atual

A peça aborda a luta dos operários por melhores condições de trabalho na década de 50, logo após a ditadura Vargas, e é ambientada em um morro do Rio de Janeiro. Com sensibilidade e realismo, “Eles Não Usam Black-Tie” retrata os conflitos de uma família operária e suas relações pessoais, destacando temas de grande relevância social e política.

Comemoração Especial

A temporada de 2024 é particularmente significativa, pois marca a comemoração dos 90 anos de nascimento de Gianfrancesco Guarnieri. Este tributo ao legado do dramaturgo reforça a importância de sua obra na história do teatro brasileiro e a atualidade de suas reflexões sobre a luta de classes e as dinâmicas familiares.

Trama Envolvente

O enredo gira em torno do jovem operário Tião e sua namorada Maria, que decidem se casar ao descobrir que Maria está grávida. Paralelamente, um movimento grevista eclode, dividindo a categoria metalúrgica. Temendo perder o emprego e preocupado com o casamento, Tião fura a greve, entrando em conflito com seu pai, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Depoimento do Diretor

João Velho, diretor e ator da peça, compartilhou sua emoção ao trabalhar nesta montagem: “Talvez o processo mais importante da minha vida. A honra gigantesca de mergulhar nessa obra do mestre Guarnieri, dirigir um elenco absurdamente talentoso e, como cereja do bolo, dividir o palco com eles todas as noites. A força desses ingredientes juntos nos possibilita falar sobre esse tema que ainda reverbera com imensa importância nesse momento histórico do nosso país, mas sem deixar de ter graça, afeto e um tanto de emoção.”

Serviço

Local: Teatro Glauce Rocha, Av. Rio Branco 179, Rio de Janeiro, RJ, 20040-007

Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia). À venda no site da Sympla ou na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Ficha Técnica

Elenco: Pedro Rocha (Otávio), João Amorim (Juvêncio e Jesuíno), João Velho (João), Laura Campos Braz (D. Romana), Luã Batista (Chiquinho), Mara Uchoa (Terezinha), Nino Batista (Tião), Pamela Alves (Bráulio), Tai Xavier (Maria), Tatiane Melo (Dalva).

Direção: João Velho

Direção de Movimento: Marcia Rubin

Supervisão Musical: Gabriela Geluda

Iluminação: Zezinho da Luz

Operadora de Som: Camila Pacífico

Cenografia: Nino Batista e Drosa

Figurino: Eder Ferreira

Programação Visual: Isabel Escobar

Colaboração em Pesquisa e Design: Tania Grillo

Coordenação de Produção: Nino Batista

Produção: Patrícia Campolina Brito

Produção Executiva: Laura Campos Braz

Realização: Projeto Cria e Única Cia. de Teatro

Apoio: Funarte, LG Sign, Ximeninho Bar e Restaurante, Brownie do Luiz, Cachaça Soledade

Fotografia: Diogo Campos 

Não perca esta oportunidade única de vivenciar um dos maiores clássicos do teatro brasileiro e celebrar o legado de Gianfrancesco Guarnieri.

 

Related posts

“Vem Que Tem” cumprirá temporada no Rio de Janeiro no Teatro Vannucci

Peça Dia de Jogo volta ao Espaço Rogério Cardoso da Casa de Cultura Laura Alvim

“Djavan – O retorna ao Rio de Janeiro em novo palco, no Teatro Claro Mais