Eliane Lage

Eliane Lage será homenageada no Festival de Cinema de São Bernardo do Campo

por Redação

Já ouviu falar da grande atriz de cinema Eliane Lage? Sem dúvida, não se pode falar sobre a história do cinema brasileiro e dos legados da antiga Cia. Cinematográfica Vera Cruz (1949-1954) sem lembrar o nome da protagonista Eliane Lage, 95 anos. O artista e idealizador do inédito 1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, Rudy Serrati, convidou a protagonista dos filmes “Caiçara”,”Ângela” e “Sinhá Moça” além de sua participação em “Terra é sempre terra” para celebrar a sua trajetória no cinema pela Vera Cruz e homenageá-la em São Bernardo do Campo/SP, que tem por relevo este importante resgate da memória cultural da cidade e do cinema brasileiro.

Eliane Lage foi uma das maiores estrelas da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o lendário complexo de estúdios cinematográficos que tentou reproduzir no Brasil o modelo de produção hollywoodiano. Protagonista dos clássicos filmes do estúdio, Eliane tornou-se ícone do cinema brasileiro e é conhecida como a Greta Garbo brasileira.

Eliane Lage e Rudy Serrati

Eliane Lage e Rudy Serrati

O 1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo homenageará também Dona Léa Garcia, que havia confirmado presença antes de seu falecimento durante o Festival de Gramado (15/08/2023). Segundo a organização do festival e a pedido do filho Marcelo Garcia, será mantida a homenagem e ele a representará pela família juntamente à homenagem de Dona Eliane Lage – ambas receberão o Troféu “Ruth de Souza”. Em memória à Léa Garcia e Ruth de Souza, Eliane Lage aos 95 anos, parceira de filmagens de uma das mais importantes atrizes brasileiras que é celebrada com o nome do troféu, Ruth de Souza, mulheres à frente do tempo, terão suas histórias de vida celebradas neste festival de cinema de relevo:

“São Bernardo do Campo é uma importante terra do cinema. O festival nasce por uma necessidade de existir, celebrar as nossas riquezas culturais e não permitir o apagamento e os legados de quem nos antecederam. A história não pode ser apagada nem invisibilizada. Vamos celebrar a memória, a arte, os artistas e o cinema nacional!” – pontua Rudy Serrati, artista e idealizador do festival que é natural da cidade.

Rudy Serrati menciona estar extremamente honrado em ter feito o convite à Léa Garcia e à Eliane Lage, lamenta pela grande perda que o Brasil teve recentemente e, Eliane por sua vez, gentilmente enviou um vídeo de agradecimento a ele pela homenagem que será realizado nesta importante cidade brasileira em que viveu uma grande história de amor e atuou como uma grande atriz do cinema brasileiro de reconhecimento mundial:

“Sempre gostei muito de São Bernardo e de tudo aí na Vera Cruz” – disse ela ao agradecer por ser lembrada – “É uma grande honra vocês lembrarem de mim depois de todos esses anos”, completou a atriz, que atualmente mora em Pirenópolis, Goiás. (Vídeo de Eliane Lage: https://youtu.be/AW0EuJ5g3Yk)

Eliane Lage, filha de pai brasileiro e mãe britânica, Eliane Margaret Elizabeth Lage, nasceu em Paris em 16 de julho de 1928, mas veio para o Brasil com apenas seis meses de idade. Ainda muito jovem, começou a fazer trabalhos sociais na Favela Dona Marta. Posteriormente foi estudar na Inglaterra e de lá foi para à Grécia, onde foi voluntária em um campo de concentração de crianças gregas durante a guerra civil que assolou o país. Amiga de Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, acompanhou de perto a criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Por esta proximidade, Eliane Lage torna-se atriz ao conhecer Tom Payne, diretor e ator anglo-argentino com quem se apaixonou intensamente e se casou em 1951, com sua primeira gravidez durante as filmagens do último filme da cia. e tiveram três filhos (Vivien, Thomas e Vanessa). Na época áurea da produção cinematográfica na cidade de São Bernardo do Campo, que faz divisa com a capital do estado de São Paulo, o diretor a convidou para fazer o teste de protagonista do longa-metragem “Caiçara” (1950),  primeira grande produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e um dos mais importantes filmes da história do cinema brasileiro.

Entre os filmes que Eliane Lage protagonizou, destaca-se também o filme  “Sinhá Moça” (1953) que fez um enorme sucesso internacional, aclamado no Festival de Berlim e que rendeu à Ruth de Souza uma indicação como Melhor Atriz no Festival de Veneza (1954), marcando seu pioneirismo na história sendo a primeira artista brasileira a receber uma indicação em um festival internacional. Toda a filmografia ficou marcada pela influência europeia e por formar uma geração de cineastas e profissionais de cinema, deixando legados artísticos e técnicos para as futuras gerações e que contribuíram fortemente para a formação do cinema brasileiro.

Atriz, escritora e fazendeira Eliane Lage relançou recentemente (2023) sua autobiografia “Ilhas, veredas e buritis: A autobiografia de Eliane Lage e a história do cinema da Vera Cruz”. O livro descreve a história de Eliane desde a infância, vivida na ilha de Santa Cruz, na Baía da Guanabara, até os dias de hoje em Pirenópolis.

O mais aguardado e inédito festival de cinema brasileiro, o  1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, será realizado durante o período de 28/11 à 02/12 de 2023, serão cinco dias de festival com ingressos gratuitos para as exibições de filmes de suas duas mostras competitivas “Terra do Cinema” e “Terra Bernardo” durante as manhãs, tardes e noites. O local a ser realizado é o CENFORPE de São Bernardo do Campo com capacidade para acomodar até 1.710 pessoas com acessibilidade por sessão.

O FESTIVAL

O 1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo que acontece em memória aos legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, considerada a “Hollywood Brasileira” (1949-1954), recebeu um total de 1.089 filmes de curta e longa-metragem nos gêneros de Ficção, Animação e Documentário para a “Mostra Competitiva Terra do Cinema” e “Mostra Competitiva Terra Bernardo”. O conjunto de Estúdios e Pavilhões é patrimônio cultural tombado da cidade.

São Bernardo do Campo é uma terra inspiradora, terra intitulada pelo slogan da Cia. Vera Cruz na época como “planalto abençoado”. Terra que produziu e distribuiu dezenas de filmes que circularam o mundo todo e galgaram prêmios nos principais festivais de Cinema do mundo; além de revelar talentos como o ator MAZZAROPI e a atriz RUTH DE SOUZA como a primeira artista brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1954), em que disputava com estrelas como Katherine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer. Filmes como “Sinhá Moça” e “O Cangaceiro” receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial.

O 1° FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO será um festival competitivo de abrangência nacional de filmes de curta e longa-metragem com capacidade para acolher mais de 25.000 pessoas ao longo dos 05 dias previstos de evento. O idealizador do festival é o artista Rudy Serrati, natural da cidade, que destaca:

“São Bernardo do Campo é de fato um “planalto abençoado” e o festival é uma grande oportunidade de celebrar a memória do cinema, premiar e revelar artistas, obras e profissionais do cinema brasileiro em terra de grandioso valor cultural que guarda parte de uma preciosa história do cinema nacional.”

SERVIÇO

1º FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

“A Terra do Cinema Brasileiro: onde o passado e o presente se conectam.”

Local: CENFORPE (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – Saída 20A da Rodovia Anchieta – S.B. do Campo/SP).

INSCRIÇÕES: 14/07/2023 â 04/09/2023 (encerradas)

Período do Festival: 28/Nov. à 02/Dez. de 2023

Capacidade: 1.710 poltronas numeradas incluindo poltronas acessíveis.

Ingresso: Gratuito mediante doação facultativa de 02 Kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade da Cidade.

Realização: Cia. Cinematográfica Terra Bernardo

Apoio Cultural: Prefeitura de S.B. do Campo

Instagram: @festivaldecinemadesaobernardo

Website: www.terrabernardo.com.br/festival

Youtube: www.youtube.com/@festivaldecinemadesaobernardo

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via